health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Coluna Pisando Fundo: despedida de gala

Contrariando a todos, Lewis Hamilton venceu no Texas, superando Sebastian Vettel, que só precisa de um quarto lugar para ser tricampeão (por Rodrigo Vilela)

No calor do Texas, Lewis Hamilton "domou" seu carro e faturou a prova
inaugural de Austin (foto: Mark Thompson / Getty Images)
Assim que foi anunciada a contratação de Lewis Hamilton pela Mercedes para a temporada 2013 de Fórmula 1, o piloto deixou claro sua satisfação em servir à McLaren por longas (e boas) seis temporadas.

Coincidentemente, a mesma quantidade de anos que Alain Prost (1984-1989) e Ayrton Senna (1988-1993) estiveram na equipe de Woking.

Lewis prometeu sair da equipe por cima. E está cumprindo a risca. O inglês venceu com autoridade a primeira corrida disputada em Austin, nos Estados Unidos.

Parecia uma prova fadada a um passeio de Sebastian Vettel, que dominou de cabo a rabo todos os treinos, inclusive a qualificação. Prova essa que foi ameaçada mais uma vez por causa da pilantragem da Ferrari (quem mais?), que rompeu o lacre da caixa de câmbio do carro de Felipe Massa, fazendo o brasileiro perder cinco posições (e assim, Fernando Alonso largou do lado limpo).

Não adiantou de nada. O espanhol chegou 35 segundos atrás de Sebastian Vettel. Foi ao pódio, é verdade, mas sua tarefa para levar o tricampeonato é dificílima.

Vettel e Hamilton desapareceram e passaram a disputar a liderança da corrida. Ambos alternavam as voltas mais rápidas. Os dois davam o máximo de si e de seus equipamentos. Favorecidos, também, pela escolha errada de pneus. A Pirelli foi conservadora demais, e os pilotos só pararam no pit stop porque o regulamento obriga.

Depois da parada, Lewis partiu com tudo em busca da liderança. E ela veio em uma ultrapassagem no grande retão, que antecede a curva 12. Aliás, o circuito se mostrou uma grata novidade, pois disputas aconteceram até mesmo no trecho misto do traçado. Jenson Button se beneficiou de uma estratégia impecável e da sua velha - e eficiente - pilotagem tranquila, que o fez economizar pneus e terminar em uma honrosa quinta posição, sete à frente da sua colocação no grid.

Com a vitória, Lewis chegou aos 190 pontos, atrás de Kimi Raikkonen (206), Fernando Alonso (260) e Sebastian Vettel (273). Para ser campeão, o alemão só precisa de um quarto lugar em Interlagos, na semana que vem, independente da posição do espanhol.

Será uma corrida bem interessante, com vários ingredientes necessários para que a disputa seja ferrenha do começo ao fim. É aguardar o desfecho - enfim - dessa novela: quem será tricampeão primeiro? Sebastian Vettel ou Fernando Alonso?

(No Twitter: @rodvs8)

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.