health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Coluna Pisando Fundo: Quarto lugar de ouro

Com a quarta posição em Fontana, Ryan Hunter-Reay conquista seu primeiro título na Fórmula Indy.

(por Rodrigo Vilela)

Quem imaginaria ver essa cena no início da temporada? Ryan Hunter-Reayera o azarão e
saiu de Fontana como campeão! (foto: Robert Laberge / Getty Images / AFP)
A última etapa da Fórmula Indy, na volta de Fontana à categoria, faria um dos tabus ser quebrado, ambos durando seis anos: o triunfo da Penske ou de um americano. A segunda opção saiu consagrada. Ryan Hunter-Reay levou o título ao completar a prova em quarto e ver seu rival ser apenas o 24º, depois de bater sozinho mais uma vez.


A prova tinha tudo para reservar uma grande disputa entre ambos. Ela chegou a acontecer entre as voltas 49 e 52. Foi quando o australiano se afobou e rodou sozinho, dando adeus às chances de conquistar o campeonato que escapou pelos seus dedos também em 2010 e 2011.

A Penske, em um esforço sobrenatural, recolocou Power de volta à prova apenas para que o piloto ultrapassasse Ernesto Viso, conquistasse a 24ª posição e dificultasse o trabalho do piloto da Andretti: Hunter-Reay teria que chegar em quinto para ser campeão.

Várias bandeiras amarelas foram acionadas durante a corrida. Uma delas, para Tony Kanaan, que bateu na volta 241, quando disputava a quarta posição. Nesse caso específico, a bandeira vermelha foi acionada, para evitar que a prova terminasse com o safety-car na pista. Não adiantou muito: na última volta, Takuma Sato espatifou seu carro no muro e deu a vitória na prova à Ed Carpenter, com Dario Franchitti e Scoot Dixon completando o pódio.

Hunter-Reay completou na quarta posição e comemorou o título para a Andretti, que não vencia desde 2007. Esta temporada que, por sinal, teve a Ganassi, dominadora das quatro últimas temporadas e equipe de melhor retrospecto desde 2003 (quando se uniu a categoria) e que, pela primeira vez na história da categoria chegou à última prova sem disputar o título.

Quanto à Penske... que draga, hein?

Pit Stop

Enfim, a Toyota venceu! (foto: Rodrigo Berton / Agência Warm Up)
*O Mundial de Endurance desembarcou no Brasil para as 6 Horas de São Paulo. Nela, a Toyota desbancou os favoritíssimos carros da Audi e conquistou sua primeira (e loucamente almejada) vitória na categoria, com Alexander Wurz/Nicolas Lapierre. O Audi e-tron, de Marcel Fassler/Benoit Treluyer/Andre Lotterer foi o segundo, seguido pelo R-18 da montadora alemã, com Alan McNish/Tom Kirstensen/Lucas di Grassi. O brasileiro marcou a melhor volta da prova e já é aclamado pelos seus companheiros de equipe.

*A nota triste vai, mais uma vez, para a divulgação do evento, que acarretou em um público pequeno para a importância que estes carros merecem. De qualquer forma, a prova está garantida até 2021. Esperamos que a CBA trabalhe bem mais para lotar Interlagos das próximas vezes. Outro fato a se lamentar foi a confusão na vistoria do Corvette de Fernando Ress, que havia vencido na categoria GTE Am e acabou desclassificado. Bom, quem organiza a prova é a FIA, então tá explicado.

*Na MotoGP, Daniel Pedrosa, que era o pole, foi obrigado a largar em último. E por largar em último, estava mais propício à confusão. Não deu outra: acabou batendo em Hector Barbera, abandonou e viu seu rival na disputa do título, Jorge Lorenzo, levar o primeiro lugar, seguido por Valentino Rossi e Alvaro Bautista, que superou Andrea Dovizioso por exatos três milésimos, a menor diferença já registrada em corridas internacionais. Lorenzo tem, agora, 270 pontos contra 232 de Pedroza. O piloto da Yamaha já conseguiu o direito de poder ser segundo em todas as provas para faturar o bicampeonato.

*Nas outras categorias do Mundial de Motovelocidade, nenhuma novidade. Marc Marquez e Sandro Cortese venceram mais uma e deram passos largos para conquistarem o caneco. Apesar de uma batalha intensa entre Marquez e Pol Espargaró e de um erro de Romano Fenatti que permitiu a vitória a Cortese.

*Bruno Spengler é o nome da BMW nesta temporada 2012 da DTM. O canadense faturou a etapa de Oschersleben e reduziu para 11 a desvantagem sobre o líder, Gary Paffett (127 x 116). Spengler só depende de si para ganhar o título, justamente no ano da volta da BMW à categoria. Augusto Farfus foi o quinto.

*Brad Keselowski começou bem o "Chase" da Nascar. O piloto da Penske venceu a etapa de Chicago e, pela primeira vez na carreira, assumiu a liderança do campeonato. Para vencer, Keselowski travou um duelo ferrenho pela liderança com o pentacampeão Jimmie Johnson, que teve que se conformar com a segunda colocação. Kasey Kahne completou o top-3. Brad tem, agora, 2056 pontos, contra 2053 de Johnson e 2048 de Tony Stewart.

(No Twitter: @rodvs8)

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.