health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Coluna Pisando Fundo: Quem fala o que quer...

Uma vitória formidável. Assim pode ser definido o triunfo de Daniel Pedrosa em Brno

Por Rodrigo Vilela


O momento que Daniel Pedrosa ultrapassou Jorge Lorenzo
para vencer mais uma! (foto: motogp.com)
No início das atividades no circuito de Brno, na República Tcheca, Jorge Lorenzo afirmou que "o desfalque de Casey Stoner era péssimo para o campeonato", ignorando por completo seu companheiro, Ben Spies e o segundo piloto da Repsol Honda, Daniel Pedrosa.

Não poderia ter havido melhor motivação.

A corrida realizada pelo espanhol número 26 foi uma das melhores já vistas na história da MotoGP. Sim, não acho que eu esteja exagerando, pois a pressão sobre ele era enorme, para quem tinha que vencer a qualquer custo, com o objetivo de manter viva a disputa pelo caneco da temporada.

Largando na pole, Pedrosa não teve maiores dificuldades para se manter na frente, sem ser incomodado por Lorenzo e por Carl Crutchlow, que largou muito mal, mas se recuperou para terminar em terceiro, garantindo seu primeiro pódio na temporada. Assim como o inglês da Tech 3, outros dois pilotos também merecem destaque: Valentino Rossi, que brigou na frente até onde sua moto deixou, e Randy de Puniet, que terminou em oitavo, a melhor posição de uma CRT nesta temporada. Aliás, ele e Aleix Espargaró estão fazendo miséria com as motos da Aspar.

Enquanto Lorenzo mantinha Pedrosa em sua alça de mira, Be Spies assinava seu atestado de óbito na categoria, com uma apresentação horrível: de quarto, ele caiu para 15º na largada e, ao buscar a recuperação, caiu sozinho. Mais um abandono infantil do piloto americano, que a cada prova dá sinais de que não pode ser um piloto de ponta.

Na parte final da prova, enquanto Andrea Dovizioso, Stefan Bradl e Alvaro Bautista se degladiavam pelo quarto lugar, Lorenzo foi para cima de Pedrosa. A partir daí, ambos alternaram a dianteira da prova, até a última volta, quando parecia que o campeão de 2010 havia definido o rumo da prova e do campeonato. Mas o companheiro de Casey Stoner manteve a frieza e atacou nas duas últimas curvas, obrigou Jorge Lorenzo a abrir demais a penúltima curva e, na derradeira curva, Dani realizou uma ultrapassagem magnífica por fora, sem tomar conhecimento.

Uma ultrapassagem digna de um piloto que diminui a diferença no campeonato para 13 pontos. Ou seja, nada.

Sim, a situação ainda é muito confortável para Jorge Lorenzo. Mas seu compatriota só depende de si para conquistar o primeiro título na categoria principal. E isso é um motivador a mais.

Quem mandou o Lorenzo abrir a boca pra dizer asneira?

Pit stop

*Marc Marquez venceu na Moto2 depois de uma batalha contra Tomas Luthi, Pol Espargaró e Andrea Ianonne. O espanhol da CatalunyaCaixa dispara na ponta e já começa a sonhar com a vaga na Repsol Honda - que é quase certa. Eric Granado terminou na 26ª posição.

*Depois de uma recuperação esplendorosa em Indianápolis, Jonas Folger mostrou que está empolgado e venceu com maestria pela Moto3. Luis Salom e Sandro Cortese completaram o pódio. Cortese aumenta a vantagem na tabela em relação a Maverick Viñales.

*Ryan Briscoe renasceu em Sonoma. O piloto da Penske parecia fadado a assistir mais um domínio do seu compatriota e companheiro de equipe, Will Power. Mas um problema em uma das paradas fez o líder do campeonato perder a liderança. Briscoe conquistou a primeira vitória dele na atual temporada da Indy. O destaque da prova foi Rubens Barrichello, que chegou em quarto, sua melhor posição na categoria.

*Com uma largada excepcional, Allam Khodair deixou o pole-position Duda Pamplona para trás e venceu com autoridade nas ruas de Salvador. Assim como Cacá Bueno, Khodair é o único que venceu duas corridas nesta temporada da Stock Car. Duda Pamplona e Luciano Burti completaram o pódio. Cacá segue líder da temporada, com Ricardo Maurício em segundo.

*Em mais um dia de disputas no Rali dos Sertões, Felipe Zanol passeou na oitava etapa (entre Bom Jesus/PI e Petrolina/PE), abriu mais de 21 minutos para o segundo colocado e está apenas a dois dias de vencer nas motos. Nos carros, o decacampeão do Rali Dakar, Stéphane Peterhansel (que corre com Jean-Paul Cottret), não encontra dificuldades e reina absoluto com seu Mini. Entre os caminhões, Carlos Policarpo / Rômulo Seccomandi / Davi Fonseca colocam seu Ford F4000 perto do título.

*Nem o dilúvio que caiu em Silverstone foi suficiente para impedir que Jules Bianchi vencesse mais uma etapa da World Series e assumisse a vice-liderança da tabela. O líder, Robin Frinjs, foi o segundo colocado. Lucas Foresti foi o sétimo, seu melhor resultado na categoria, em uma prova que teve apenas dez pilotos cruzando a linha de chegada.

*Denny Hamlin foi o vencedor da etapa de Bristol da Nascar. O piloto número 11 passou boa parte do tempo duelando com Carl Edwards pela liderança, conquistada somente na volta 462, após um leve toque entre ambos. Jimmie Johnson e Jeff Gordon completaram o top-3. Greg Biffle, Jimmie Johnson e Dale Earnhardt Jr já garantiram suas presenças nos playoffs que definirão o campeão. Matt Kenseth fez uma prova horrível e perdeu a chance de se garantir com antecedência. Ele e Tony Stewart bateram em uma disputa pela ponta. Pior para o atual campeão, Stewart, que pode perder seus pontos extras pelas vitórias, caso saia do top-10.

*Pela DTM, Edoardo Mortara liderou a trinca da Audi no tumultuado GP de Zandvoort. Mike Rockenfeller e Mattias Ekstrom completaram o pódio que marcou a primeira prova de 2012 em que uma única montadora apareceu no pódio. Augusto Farfus Jr terminou em nono, após excelente recuperação, já que largou em 20º. O líder ainda é Gary Paffett, com 109 pontos, seguido de Jamie Green (16 pontos atrás) e Bruno Spengler (18 de deesvantagem).

*A Audi também venceu nas 6 horas de Silverstone, em mais uma etapa do WEC (World Endurance Championship). O trio, formado por Andre Lotterer, Marcel Fassler e Benoit Treluyer deu mais uma vitória para o e-tron quattro. O destaque ficou com a Toyota, que pressionou bastante o trio das argolas e terminou em segundo, com o trio Alexander Wurz / Nicolas Lapierre / Kazuki Nakajima.

(No Twitter: @rodvs8)

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.