Na terceira
edição deste especial, falaremos da cidade mais verde do país, que em breve se
transformará num verdadeiro canteiro de obras urbanas, com várias modificações
que acontecerão no trânsito de forma simultânea.
Por Wilson Hebert
Rio de Janeiro/RJ
O projeto da Arena Pantanal preza pela ventilação no estádio. Foto: Portal 2014. |
A “cidade verde” do Brasil,
que tem como principal marca a sua vasta arborização, justificando o apelido,
será a responsável por carregar a bandeira de ser a representante do Pantanal
brasileiro na Copa do Mundo de 2014. De acordo com o censo do IBGE realizado em
2010, a
cidade conta com uma população de 556.298 habitantes. A capital do Mato Grosso
também é embelezada por importantes cartões postais como a Chapada dos Guimarães
e o próprio Pantanal Mato-grossense.
No campeonato estadual do
Mato Grosso, a capital do estado possui dois representantes na primeira
divisão: o Mixto e o Cuiabá, que esse ano disputará a Série C do Campeonato
Brasileiro, já que em 2011 a
equipe se classificou em terceiro lugar na quarta divisão. Já o alvinegro
pleiteia uma vaga na Série D de 2012.
O maior presente que a
cidade está ganhando por receber a Copa é mesmo o estádio que se chamará Arena
Pantanal, que possui projeção para abrigar 43.600 torcedores durante o torneio
e que poderá ter redução de 30% da sua capacidade após a Copa e cujas
arquibancadas e coberturas serão desmontáveis. O projeto tem uma série de
recursos para atender á certificação leed, de sustentabilidade.
O orçamento programado é de R$
454,2 milhões, com a assinatura das construtoras Santa Bárbara e Mendes Júnior.
Nesta última semana uma
comitiva da FIFA, acompanhada de políticos locais, visitou a cidade, inclusive
as obras do estádio e não viu nenhum problema. Os executivos observaram os
itens de segurança, esquema especial de tráfego, área de exclusão no entorno da
arena, área de exposição dos parceiros comerciais, tendas de hospitalidade,
estrutura para mídia e TV etc.
Após as visitas, o secretário
da Copa, Eder Morais, fez questão de ressaltar que as obras na arena já estão 43%
concluídas o que, segundo o secretário, garantem que o estádio será entregue
rigorosamente dentro do prazo estabelecido, sem atrasos.
Desafio: trânsito
e mobilidade urbana
Uma das principais queixas
dos representantes da FIFA, nas primeiras visitas a cidade, foi quanto aos
deslocamentos. O aeroporto internacional do estado fica no município de Várzea Grande,
vizinho de Cuiabá. Para que esse trajeto seja encurtado, o governo trouxe uma
novidade que tem sido bastante projetada em várias cidades no Brasil, que teve
seu primeiro experimento em Curitiba: o VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), uma
espécie de metrô na superfície, também conhecidos como ônibus BRT’s.
Serão dois ramais, um
ligando o Centro Político Administrativo (CPA) ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande , e o
outro ligando o bairro do Coxipó ao centro da capital Cuiabá.
Mas para a instalação dos
trilhos dos BRT’s por todo seu itinerário pelas duas cidades nas quais eles
passarão, serão necessárias várias alterações no trânsito. E o governo estadual
do Mato Grosso já anunciou que mudanças e obras acontecerão de forma simultânea.
Para tais modificações na
rotina do cidadão cuiabano, a secretaria de transportes do MT já anunciou que vários
esquemas serão adotados, como horários alternados de funcionamento dos
principais órgãos públicos, assim como os permitidos para cargas e descargas em
áreas de grande circulação de carros, proibição de estacionamento em algumas
vias de trânsito rápido, além de uma maior fiscalização no sistema viário da
capital.
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