health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Coluna Pisando Fundo: O verdadeiro espírito das quatro rodas

A tentativa desesperada de Satoshi Motoyama em consertar seu carro mostra que não só de vitórias o automobilismo faz história (por Rodrigo Vilela).


Tréluyer, Lotterer e Fässler: assim como em 2011, eles
voltaram a triunfar em Le Mans! (foto: lemans.org)
Não quero tecer comentários sobre qual prova é a mais importante, mais charmosa ou mais endinheirada. Muitos falam que são as 500 Milhas de Indianapolis, outros dizem que são as 24 horas de Le Mans. São duas coisas distintas.

Bom, sobre a prova de turismo, talvez a vitória mais avassaladora da história da Audi: o pódio todo composto pelos pilotos que correram pela equipe das argolas (e seriam os quatro primeiros, caso Marc Gené não fizesse burrada e não batesse sozinho na chicane Mulsanne. Simplesmente patético). Aumente a importância da vitória da Audi o fato deste ser o primeiro carro híbrido a triunfar no solo francês. A honra coube ao trio Andre Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler. Bicampeões, aliás.

Quem impediu a quadra alemã foi a Toyota, que colocou seu Rebellion Lola pilotado por Nicolas Prost, Neel Jani e Nick Heidfeld na quarta posição, entitulando-se a "melhor do resto".

Mas o destaque mais que positivo vai para a tentativa desesperada de Satoshi Motoyama. O japonês guiava o Delta Wing/Nissan (sim, o carro do Batman, como dizem) junto com Marino Franchitti e Michael Krumm. Porém, o japonês foi jogado pra fora por outro nipônico, Kazuki Nakajima (quem mais poderia ser?) e, desesperado para tentar arrumar o carro (como mostra o vídeo abaixo), caiu no chôro quando a situação tornou-se impossível de ser resolvida.




O público presente no local aplaudiu a tentativa de Motoyama de fazer o carro voltar a funcionar.

Fico me perguntando se não valeria algum troféu, medalha ou homenagem, tipo "honra ao mérito". Afinal, Satoshi Motoyama representou, nessas longas 24 horas no circuito de Le Sarthe que a vontade de correr pode ser mais importante do que vencer.

Porque o triunfo da Audi era mais que esperado. Já a atitude de Motoyama merece ser eternizada.


Pit stop


*Demorou, mas enfim, Dale Earnhardt Jr voltou a vencer na Nascar. O triunfo aconteceu no superoval de Michigan. A vitória foi confirmada depois de uma boa disputa com Jeff Gordon e uma tática perfeita de pit stops. Onde quer que esteja, papai Dale está feliz da vida.


*Ryan Hunther-Reay deu o pulo do gato na prova de Milwaukee, da Fórmula Indy. Acertou a estratégia quando a vaca parecia estar indo para o brejo, e conquistou sua primeira vitória na categoria. Tony Kanaan foi outro que se deu bem com as paradas e completou em uma ótima segunda colocação. O líder, Will Power, foi apenas o 12º colocado, mas se beneficiou do abandono de Dario Franchitti e da 11ª posição de Scoot Dixon para seguir na ponta do campeonato. Helio Castroneves e Rubens Barrichello deram azar nas paradas e terminaram em sexto e décimo, respectivamente.


*Pela MotoGP, Jorge Lorenzo saiu vitorioso do GP de Silverstone. Foi a terceira vitória consecutiva do espanhol da Yamaha. Casey Stoner e Dani Pedrosa, ambos da Honda, completaram o pódio. Pol Espargaró e Maverick Viñales (vencedores da Moto2 e Moto3, respectivamente) completaram a trinca espanhola na Inglaterra. O registro principal fica pela estreia de Eric Granado na Moto2, a bordo da JIR. Mesmo terminando em 32º, a evolução foi visível. Com cinco provas de "atraso" em relação aos rivais, o crescimento do brasileiro tende a ser visível. Tenhamos paciência. Apenas isso.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.