health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

EURO 2012: Na busca pelo espaço perdido, Inglaterra chega enfraquecida e sem oba-oba


Com campanha ruim na última copa e sem participar da Euro 2008, English Team quer voltar a brilhar no cenário internacional.

Samuel Santos
Santa Luzia/MG
@samuelslm

Grupo D

Fora da última Euro em 2008 e ficando apenas entre as dezesseis melhores seleções da Copa de 2010, sendo eliminada de forma vexatória pela Alemanha, por 4 a 1.  A seleção inglesa quer voltar a brilhar no cenário internacional, a cúpula sonha com o título que consagraria jogadores como Ashley Cole, John Terry, Steven Gerrard, Wayney Rooney, Steve Parker e Jermain Defoe, todos com mais de trinta ou próximo disso. Porém, torcedores e imprensa sabem que chegar às quartas de final seria ótimo por tudo que aconteceu durante a preparação para a competição.

A Inglaterra chega para a disputa da Euro-2012, sob desconfiança após o pedido de demissão do técnico italiano Fábio Capello. O treinador conduziu os ingleses durante as eliminatórias para a competição de forma invcita, com cinco vitórias e três empates, mas saiu do English Team em fevereiro por problemas com a FA, entidade que gerência o futebol inglês. O motivo da briga entre federação e Capello foi o zagueiro Terry. A federação queria tirar do jogador do Chelsea a braçadeira de capitão pelo envolvimento no caso de racismo com o também zagueiro Anton Ferdinand. Capello não aceitou a ingerência no seu trabalho e entregou o boné.

Passada a tempestade e após mais de dois meses sem comandante a FA anunciou Roy Hogdson como treinador. O novo treinador têm vasta experiência internacional, mas ainda assim é questionado por torcedores e especialistas locais. E já na primeira convocação, a pré-lista da Euro, Hogdson surpreendeu e deixou o zagueiro do Manchester United, Rio Ferdinand de fora, ao mesmo tempo que chamou o jovem atacante do Arsenal, Oxlade-Chamberlain. Outras ausências importantes no selecionado inglês são os meio campistas: Jack Wilshere, Jack Rodwell e Tom Huddlestone.

Entre os selecionados, o novo capitão, Steven Gerrard e o agora “cabeludo”, Wayney Rooney são os atletas que podem fazer a diferença para a seleção da terra da rainha. É exatamente ai que está o problema da seleção montada por Hogdson. Gerrard já está com 32 anos e fez uma temporada irregular pelos Reds. Assim como o companheiro, Rooney esteve na sua melhor temporada pelo United, além disso o atacante está de fora das duas primeiras partidas da competição (França e Suécia) por suspensão, logo os dois astros da seleção terão que retornar ao bom futebol para que a Inglaterra avance além das quartas de final, algo que não acontece desde 1996, em competições internacionais.

Para conquistar seu primeiro título europeu, a Inglaterra terá um caminho tortuoso, na primeira rodada jogará contra a forte seleção francesa, Na segunda rodada será a vez de encarar a Suécia, equipe que os ingleses só venceram uma vez em toda a história. O objetivo de conquistar o título e voltar ao cenário das melhores seleções do mundo parece distante para a Inglaterra, caso chegue às quartas de final, o time já terá feito muito mais do que dele se espera.

Destaque: Joe Hart, apontar o goleiro do Manchester City como destaque em uma seleção que tem Gerrard, Terry e Rooney pode parecer loucura, mas Hart de 25 anos foi um dos protagonistas do heroico título inglês do Manchester City, após 44 anos de jejum. Hart está no ápice de sua carreira até o momento, o jovem arqueiro desbancou nos Cityzens o experiente Given, na seleção Hart é titular desde pós Copa. É possível afirmar que desde a saída do lendário David Seaman, o English Team finalmente tem um goleiro que inspira confiança.    




A lista dos 23 convocados: 

Goleiros: Joe Hart (Man City), Rob Green (West Ham), Jack Butland (Birmingham)

Defensores: Glen Johnson (Liverpool), Phil Jones (Man United), John Terry (Chelsea), Joleon Lescott (Man City), Gary Cahill (Chelsea), Ashley Cole (Chelsea), Leighton Baines (Everton), Phil Jagielka (Everton)

Meio-campistas: Theo Walcott (Arsenal), Stewart Downing (Liverpool), Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal), Steven Gerrard (Liverpool), Frank Lampard (Chelsea), Scott Parker (Tottenham), Ashley Young (Man United), James Milner (Man City)

Atacantes: Wayne Rooney (Man United), Danny Welbeck (Man United), Andy Carroll (Liverpool), Jermain Defoe (Tottenham)

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.