health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

TOP 7: English Team e os pênaltis


Além da seca de títulos, o trauma que mais atormenta os ingleses é a disputa de pênaltis. Em toda sua enorme história, o selecionado inglês venceu apenas uma vez a série de desempate.

Por: Eduardo Madeira Junior
Lauro Müller/SC

A Inglaterra parou de novo nos pênaltis
Se times como Chelsea, Liverpool e Manchester United já conquistaram a Europa através da disputa de pênaltis, a seleção do país deste trio de equipes ainda não conseguiu ter a mesma sorte na “loteria”. Todas as vezes que a Inglaterra se vê obrigada a passar por uma disputa de penais, a derrota é quase certa.

Em toda a história, o English Team teve sete disputas de pênaltis. Confira o histórico abaixo.

7 – Itália 4x2 Inglaterra (2012)



Começamos pela disputa mais recente. A Inglaterra, líder de seu grupo na UEFA Euro e invicta com Roy Hodgson, foi completamente dominada pela Itália, mas saiu ilesa após 120 minutos de futebol e o placar permaneceu zerado. Na disputa por pênaltis, Montolivo chegou a errar uma cobrança italiana, mas o English Team sucumbiu a “Panenka” de Andrea Pirlo e não chegou a semifinal do torneio.


6 – Portugal 3x1 Inglaterra (2006)


A Inglaterra queria vingar a derrota de 2004 (veja à seguir) diante de Portugal, mas novamente parou nos penais. Jogando sem Wayne Rooney, expulso no tempo normal, os ingleses ainda viram Jamie Carragher, que entrou só para a disputa de pênaltis, desperdiçar sua cobrança. Frank Lampard e Steven Gerrard também erraram e os ingleses pararam nas quartas-de-final da Copa de 2006.

5 – Argentina 4x3 Inglaterra (1998)


Após sair atrás no marcador contra a Argentina, a Inglaterra buscou a virada ainda no primeiro tempo, mas fraquejou no final da etapa inicial ao ceder o empate. No início do segundo tempo, o castelo inglês começou a ruir com a expulsão de David Beckham. Na disputa por pênaltis, Hernán Crespo desperdiçou para a Argentina, mas Ince e Batty erraram para a Inglaterra, que não passou das oitavas-de-final da Copa de 1998.

4 – Portugal 6x5 Inglaterra (2004)


O Estádio da Luz presenciou um grande jogo em 2004. A Seleção Portuguesa saiu atrás, mas buscou a virada com o inspirado Rui Costa e Hélder Postiga. O empate inglês veio na estrela de Frank Lampard e a jogada manjada com Beckham na bola aérea. Não deu outra: prorrogação e pênaltis. O ídolo Beckham novamente decepcionou e mandou sua cobrança na lua. Quem não frustrou os torcedores foi o questionado Ricardo. Sem luvas, ele defendeu o tiro de Vassell e em seguida, converteu o pênalti que colocou Portugal nas semifinais da Euro de 2004.

3 – Alemanha 4x3 Inglaterra (1990)


Em 1990, a Inglaterra visava voltar a uma final de Copa do Mundo, após 24 anos. Para isso, precisava passar por uma nova experiência: a disputa por pênaltis. Após 1x1 em 120 minutos de bola rolando, o English Team precisaria vencer em sua estreia na disputa da marca fatal. Os alemães foram perfeitos em suas cobranças, mas Pearce e Waddle erraram para a Inglaterra, que novamente ficara chupando dedo.

2 – Alemanha 6x5 Inglaterra (1996)


A Euro de 1996 era especial para o povo inglês. O torneio era realizado em seu país e a confiança depositada no selecionado local era imensa. A Inglaterra, obviamente, queria chegar à final, mas assim como em 1990, parou diante da Alemanha, nas semifinais e também nos pênaltis. O erro de Gareth Southgate deu o gostinho a “Andi” Möller converter sua cobrança e imitar o ídolo inglês, Gascoigne, em sua comemoração. Southgate é lembrado até hoje por seu erro em 1996.

1 – Inglaterra 4x2 Espanha (1996)


Mesmo decepcionando seu país na semifinal, a Euro de 1996 foi histórica por outro feito do selecionado inglês: a única vitória do English Team em uma disputa por pênaltis. Esse triunfo veio nas quartas-de-final diante da Espanha, quando a partida terminou zerada com bola rolando. Nadal e Hierro desperdiçaram para a Fúria, enquanto os ingleses tiveram 100% de aproveitamento. O acerto de Stuart Pearce foi o mais marcante, já que seis anos antes, ele havia errado contra a Alemanha, na Copa do Mundo. Pearce encarou o momento como um renascimento e desabafo com a torcida inglesa.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.