health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

EURO 2012: Ressurgimento da França


Depois de uma copa do mundo vexatória, e o começo duvidoso do novo técnico Laurent Blanc, os Bleus aparecem como possíveis candidatos ao título.


Por: Yan Correa

Rio de Janeiro - RJGrupo D: Ucrânia, França, Inglaterra e Suécia


 Há um bom tempo, o clima nos Bleus estava sendo meio conturbado. Nas eliminatórias para a Copa de 2010, se classificaram na repescagem graças a um gol irregular, com a ajuda da mão de Henry para ajeitar a bola. Já era um sinal de que as coisas não iam bem.

Na Copa, um vexame dentro e fora de campo. Além de não ter passado da primeira fase, com 2 derrotas, 1 empate e apenas um gol marcado, a equipe se rebelou contra o técnico Raymond Domenech. Inclusive, no meio da competição, Nicolas Anelka foi mandado embora da delegação.

Passada a Copa, a federação tomou providências, suspendeu alguns atletas das próximas convocações - Toulalan, Evra, e Anelka. E numa ação para “arrumar a casa”, contratou o ex capitão francês Laurent Blanc.

O inicio de trabalho para Blanc não foi fácil. Estreou perdendo em um amistoso para a Noruega e, perdeu para a Bielorrússia na estréia das eliminatórias para a Eurocopa. Indício de que seria uma reformulação difícil. Mas essa foi a última derrota da equipe, que emplaca uma série de 21 jogos sem perder. Além de conquistar vitórias em grandes amistosos contra: Brasil, Inglaterra e Alemanha.

A classificação para a Euro veio no último jogo. Depois de arrancar um empate contra a Bósnia, já no segundo tempo, garantiu a classificação sem depender de repescagem.

A França tem um time equilibrado em todas as partes. Sua defesa conta com o goleiro Hugo Lloris (o capitão), e com a dupla de zaga experiente formada por Rami e Mexes. Nas laterais tem boas opções. Na direita com Reveillere e Debuchy, ambos quando tem oportunidade vão bem. Debuchy deve ser o titular. Na esquerda os franceses contam com nomes conhecidos, ambos jogam em Manchester. O campeão inglês pelo City Gael Clichy e, Patrice Evra, do Manchester United, que deve ser o titular na posição. Foi um dos “senadores” que foi suspenso depois da Copa do Mundo.

Os Bleus sofreram uma perda importante no amistoso frente à Servia. O volante Yaan M’Vila, um dos homens de confiança de Blanc, teve uma torção no tornozelo, e é duvida para a estréia da competição. Para a sua vaga entrou Alou Diarra.

Quando ataca, a equipe joga numa espécie de 4-3-3, com Ribery e Malouda virando pontas. Ribery foi uma das peças mais importantes no Bayern, atual vice campeão europeu, é a válvula de escape da França. No entanto, Malouda não teve uma temporada excelente no Chelsea, mas sempre que é exigido na seleção vai bem. Ambos fizeram os gols da vitória no amistoso contra a Servia.

A equipe deve jogar no 4-2-3-1. Com Lloris; Reveillere, Rami, Mexes, Evra; M’Vila (Diarra), Cabaye, Malouda, Nasry e Ribery; Benzema.

Destaque -Karim Benzema vive a melhor fase da sua carreira, deixando a desconfiança de quando foi contratado de lado. Teve uma temporada de respeito pelo Real Madrid - 32 gols em 52 jogos - mostrando seu valor.

Revelado pelo Lyon em 2005, teve sua estréia na seleção marcando gol da vitória contra a Áustria. Em 2009, se transferiu para a equipe merengue. Com problemas físicos, não conseguiu mostrar um futebol que valesse o investimento. Ficou de fora da Copa do Mundo de 2010, teve uma melhora significativa e parece ter aprendido a lição.

Os convocados:

Goleiros: Cédric Carrasso (Bordeaux), Hugo Lloris (Lyon), Steve Mandanda (Olympique de Marseille);

Defensores: Gaël Clichy (Manchester City/ING), Mathieu Debuchy (Lille), Patrice Evra (Manchester United/ING), Laurent Koscielny (Arsenal/ING), Philippe Mexès (Milan/ITA), Adil Rami (Valencia/ESP), Anthony Réveillère (Lyon);

Meio-campistas: Yohan Cabaye (Newcastle/ING), Alou Diarra (Olympique de Marseille), Florent Malouda (Chelsea/ING), Marvin Martin (Sochaux), Blaise Matuidi (Paris Saint-Germain), Yann M'Vila (Rennes), Samir Nasri (Manchester City/ING);

Atacantes: Hatem Ben Arfa (Newcastle/ING), Karim Benzema (Real Madrid/ESP), Olivier Giroud (Montpellier), Jérémy Menez (Paris Saint-Germain), Franck Ribéry (Bayern/ALE), Mathieu Valbuena (Olympique de Marseille).

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.