health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

EURO 2012: Croatas despontam como possíveis zebras


Eliminados da última edição da Eurocopa em um atípico jogo contra a Turquia e fora da Copa do Mundo de 2010, a Croácia surge na Euro 2012, em meio os problemas italianos, como postulante a zebra.

Eduardo Madeira Junior
Lauro Müller/SC

GRUPO C

Desde que se tornou uma nação independente, a Croácia virou figurinha carimbada dos grandes torneios entre seleções. As únicas ausências foram na última Copa do Mundo e na Eurocopa de 2000. No torneio europeu deste ano, sua presença novamente será marcada.

Os croatas, que de certa forma, foram uma das seleções a herdar a técnica iugoslava, sempre apresentam jogadores dotados de habilidade, como Davor Suker, Zvonimir Boban e Robert Prosinecki, todos atletas que brilharam na Copa do Mundo de 1998, onde o time de camisa xadrez chegou a semifinal do torneio.

Trabalhando com as seleções croatas desde 2004 – primeiro com a Sub-21 e de 2006 adiante com a principal -, Slaven Bilic levou a Croácia a duas Eurocopas. Na primeira, em 2008, não pôde contar com um dos seus três jovens pilares. Eduardo da Silva, na época atuando pelo Arsenal, sofreu grave lesão durante a temporada inglesa e não disputou a Euro ao lado de Vedran Corluka e Luka Modric.

Bilic esteve próximo da demissão após a não-classificação para a Copa do Mundo de 2010, mas permaneceu no comando técnico e conseguiu qualificar a Croácia para uma nova disputa européia. O selecionado xadrez terminou a fase classificatória na segunda colocação do Grupo F, estando atrás da Grécia. O grande pecado croata nesta fase da Euro foi ter tropeçado nos confrontos diretos diante dos gregos. Em um grupo fraco – além dos dois citados, Israel, Letônia, Geórgia e Malta compunham o grupo -, os jogos diante dos campeões de 2004 fariam toda a diferença. A Grécia somou quatro pontos nesses duelos e levou vantagem na classificação.

Na repescagem, um rival antigo: os turcos. Na Eurocopa de 2008, a Croácia encontrou justamente esta seleção nas quartas-de-final. O jogo, no geral, foi muito chato, mas na prorrogação tudo mudou. No penúltimo minuto, o predestinado Ivan Klasnic marcou para os croatas e deu a impressão de encerrar o jogo. No minuto seguinte, Semih Senturk marcou para os turcos e forçou a disputa de pênaltis. Modric, Rakitic e Petric desperdiçaram as cobranças da Croácia, que saiu derrotada por 3x1.

Na repescagem para a Euro 2012, os croatas foram impiedosos e eliminaram os turcos com facilidade. Com a Turk Telekom Arena lotada, a Croácia colocou Istambul de luto ao vencer por 3x0 na ida. Assim, o jogo de volta se tornou mera formalidade. Placar zerado no final.

Para esta Eurocopa, o técnico Slaven Bilic poderá contar com Eduardo, que conseguiu se recuperar em tempo de uma lesão e garante estar em forma para o torneio. Porém, quem não conseguiu voltar em tempo para a competição foi o zagueiro Dejan Lovren. O jogador do Lyon conviveu boa parte da temporada com as lesões e a mais recente, no tornozelo direito, o tirou da Euro. Sem o defensor do time francês, a tendência é que Bilic aposte em Gordon Schildenfield, do Eintracht Frankfurt. Ele faria dupla de zaga com o experiente Josip Simunic, que após muitos anos na Alemanha, conseguiu agradar mais no seu país, atuando no Dínamo Zagreb.

Bilic deve colocar em campo uma Croácia ofensiva, jogando num 4-4-2, mas com meias e laterais bem agressivos. O problema está em equilibrar esse esquema, vide as várias boas opções ofensivas que o comandante têm, como Darijo Srna, Ivan Rakitic, Luka Modric, Ivan Perisic, Niko Kranjcar, Ivo Ilicevic, Ivica Olic, Mario Mandzukic e Eduardo. São muitos nomes para poucas posições em campo.

As opções são tantas que Slaven Bilic se deu ao luxo de deixar de fora jogadores experientes, como Mladen Petric do Hamburgo e Ivan Klasnic do Bolton Wanderers. A “desculpa” do técnico foi que a seleção possui vários jogadores de ataque, mas ele tem consciência de que ambos os atletas tiveram temporadas medianas e não fizeram por merecer uma convocação.

Podemos esperar da Croácia, não só agressividade, mas também um time que consiga mesclar com precisão toque de bola e velocidade. Rakitic e Modric são dois meio-campistas com ótimo passe e podem cadenciar o jogo croata, enquanto Srna deve apostar muito mais na velocidade e nas chegadas a linha de fundo.

É nesse embalo que os croatas devem ir pra cima da segunda vaga do grupo. Levando em conta que os campeões europeus e mundiais da Espanha devem ocupar a primeira colocação, a segunda vaga ficaria em aberto. Teoricamente, ela seria da Itália, mas com novo escândalo no futebol do país, nota-se uma “abertura psicológica” para a Croácia.

Essa Eurocopa também ficará marcada como o “gás final” de Slaven Bilic na seleção da Croácia, já que o treinador anunciou que deixará o time após o torneio. Seu novo desafio será na Rússia, onde treinará o Lokomotiv Moscow, com um contrato de três anos.

Lembrando que a Croácia irá estrear no dia 10 de junho, contra a Irlanda no Estádio Municipal de Poznan. Quatro dias depois, no mesmo estádio, os croatas baterão de frente com a Squadra Azzurra. Para fechar a primeira fase, confronto diante da furiosa Espanha em Gdansk.

Esta é a Croácia, que segundo o meia/lateral Darijo Srna, “jogará como o povo croata: batalhando até o final, brigando muito e com gana de vencer”.

Destaque – Cobiçado por grandes clubes ingleses, Luka Modric é o grande destaque da Croácia. O meio-campista esbanja classe e técnica nos gramados, tanto jogando na linha de armadores, quanto de segundo volante. Com 26 anos, Modric obteve mais experiência de 2008 para cá, sempre lembrando que naquela ocasião ele esteve no time ideal da Eurocopa. Desde jovem, o croata já coleciona algumas conquistas individuais, como jogador de 2003 na Liga Bósnia – onde atuou por empréstimo no Zrinjski – e atleta croata de 2007, 2008 e 2011. O que falta mesmo ao jogador são títulos coletivos, coisa que anda meio impossível no Tottenham. Até agora, são seis conquistas na carreira, todas elas nos tempos de Dínamo Zagreb. Mesmo sem ter inúmeras conquistas como Xavi, Schweinsteiger ou Sneijder, Luka Modric também é esperança de bom futebol, técnica e habilidade na Eurocopa.

Os convocados:

Goleiros: Stipe Pletikosa (Rostov – RUS), Ivan Kelava (Dínamo Zagreb) e Danijel Subasic (Monaco – FRA)

Defensores: Ivan Strinic (Dnipro – UCR), Josip Simunic (Dínamo Zagreb), Jurica Buljat (Maccabi Haifa - ISR), Vedran Corluka (Bayer Leverkusen - ALE), Gordon Schildenfield (Eintracht Frankfurt – ALE) e Domagoj Vida (Dínamo Zagreb)

Meias: Danijel Pranjic (Bayern – ALE), Ivan Rakitic (Sevilla – ESP), Ognjen Vukojevic (Dynamo de Kiev - UCR), Luka Modric (Tottenham – ING), Darijo Srna (Shakhtar Donetsk – UCR), Milan Badelj (Dínamo Zagreb), Ivo Ilicevic (Hamburgo – ALE), Tomislav Dujmovic (Spartak Moscow – RUS), Niko Kranjcar (Tottenham – ING) e Ivan Perisic (Borussia Dortmund – ALE)

Atacantes: Nikica Jelavic (Everton – ING), Mario Mandzukic (Wolfsburg – ALE), Ivica Olic (Bayern – ALE) e Eduardo (Shakhtar Donetsk – UCR)

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.