health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Por que torcer para a França na Euro 2012?


Acostumados a odiar os Bleus desde 98, brasileiros deveriam dar uma chance à Laurent Blanc e cia

Vinicius Carvalhosa
Rio de Janeiro/RJ

Franceses fizeram o suficiente para vencer. Foto: AP
Laurent Blanc. Sim, estou dando a resposta para a pergunta do título já na primeira sentença. Assistindo ao jogo da França contra a Ucrânia – atuação apenas suficiente para bater os donos da casa – me convenci de que a os Bleus merecem respeito. E torcida.

Os brasileiros estão acostumados a odiar a França desde a fatídica Copa de 1998. Alguns acreditam que foi armada para a vitória francesa, mas vá lá. Nunca saberemos, e o time deles realmente jogou muito bem pelo o que meu eu de então 10 anos de idade lembra.

Ódio sem sentido à parte, Blanc merece. Além de ter sido um grande zagueiro (não é qualquer um que joga por times como Barcelona, Inter de Milão e Manchester United), sempre muito técnico e elegante em campo, recebendo o merecido apelido de Le Président por sua liderança. Já conquistou bons resultados em seus poucos anos como treinador. Desde 2007 na profissão, ele logo guiou o Bordeaux ao título francês de 2008-09 – encerrando a sequência de sete troféus seguidos do Lyon de Juninho Pernambucano.

Assumiu a Seleção Francesa logo após a tumultada Copa de 2010, quando não passaram da primeira fase e tiveram diversos problemas entre jogadores e o técnico Raymond Domenech. Após suspender todos os 23 que fizeram parte do elenco que foi à África do Sul, Blanc perdeu seu primeiro compromisso pela Seleção para a Noruega. Depois, se recuperou e conquistou vitórias imponentes contra Inglaterra, Brasil e Alemanha. Venceu com tranquilidade seu grupo nas Eliminatórias para a Euro 2012.

Vitória sobre o Brasil é um dos pontos altos da Era Blanc. Foto: AFP

Tudo isso com um material humano que já não é o mesmo. Se jogou ao lado de craques como Zidane, Desailly, Djorkaeff e Petit, o ex-zagueiro agora já não tem tanta gente de qualidade para montar o selecionado. Lloris é um goleiro mais do que seguro, é verdade. Mas o resto da defesa nem tanto. Méxes sempre foi irregular – embora um dia tenha sido grande promessa nos tempos de Auxerre. Debuchy é inexperiente em jogos internacionais. Evra está velho. Rami vem sendo presença constante desde que Le Président assumiu os Bleus.

No meio, a lesão do promissor M'Villa obrigou Blanc a recorrer ao veterano Alou Diarra (não é nenhum dos dois do Real Madrid). Cabaye tem qualidade, sem dúvida, mas ainda também é pouco experimentado internacionalmente. Malouda e Ménez não são mais os mesmos, e toda a armação da equipe cabe a Ribéry e Nasri – e, na minha opinião, ambos são um tanto quanto irregulares, embora sejam capazes de desequilibrar, principalmente o primeiro.

O ataque depende do desacreditado Benzema, que mostrou ser capaz de servir muito bem os companheiros na vitória sobre a Ucrânia e tem facilidade em marcar gols pela Seleção Francesa. As opções no banco para todas as posições, porém, são pouco confiáveis.

Cabaye se mostrou um volante confiável. Foto: Reuters

Ainda assim, Blanc consegue fazer com que a equipe seja respeitada. O time sabe como jogar e pode dar muito trabalho para os favoritos Espanha e Alemanha. Em campo, o ex-zagueiro sempre soube como se fazer respeitar, e vem passando isso para seus comandados.

Com contrato apenas até a Euro, a Federação local se recusou a renová-lo antes da competição. Vem sendo assediado por clubes europeus pela capacidade que mostrou ao comandar uma França que saiu da última Copa totalmente em frangalhos para retomar o caminho ao topo. Uma eliminação na primeira fase - embora improvável, é possível – seria desastrosa. Provavelmente o contrato não seria renovado e deixaríamos de saber até onde ele pode levar a Seleção.

E eu confesso que gostaria de ver o que Blanc consegue fazer com o que tem.


Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.