health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Baú do Leitura: Fluminense X Botafogo 1971

Por: Leo Fernandes
A polêmica final do clássico Vovô onde tricolores celebram o título e alvinegros até hoje acusam a arbitragem de favorecimento ao adversário.
Fluminense e Botafogo fazem o chamado clássico Vovô, nome dado por razões óbvias, pois é a rivalidade mais antiga entre os clubes grandes do Rio de Janeiro. O primeiro clássico foi realizado em 1906, com vitória tricolor por 8X0.
Os dois clubes formados pela classe média alta carioca da Zona Sul decidiram o Estadual por cinco vezes, sendo três vitórias para o Fluminense (1946, 1971 e 1975) e duas do Botafogo (1910 e 1957).

Dentre essas finais, a mais polêmica de todas foi a de 1971. Os dois times fizeram boas campanhas em seus grupos na primeira fase do Carioca. O Botafogo terminou em primeiro lugar do Grupo B enquanto o Fluminense ficou em terceiro. Os quatro primeiros de cada grupo se classificariam para o octogonal final do Estadual. Juntaram se a eles: Flamengo, Vasco, América, Bonseucesso, Olaria e Bangu.

Na última partida da fase final Botafogo, Flamengo e Fluminense estavam empatados em primeiro lugar com 18 pontos. O regulamento da fase final era de pontos corridos e o time rubro-negro já havia jogado sua partida derradeira: venceu o Bangu por 1X0 e chegou aos 18 pontos. A decisão ficaria entre Fluminense e Botafogo pelo título estadual.

Dia 27 de junho de 1971, estádio do Maracanã, domingo. Fluminense e Botafogo fazem a decisão do Campeonato Carioca. O Fluminense, campeão brasileiro de 1970, contava com o técnico Zagallo, tri campeão mundial em 70 e com Félix e Marco Antônio, tri campeões no México. Do lado do Botafogo tinha o artilheiro Paulo Cezar Caju, o capitão do tri Carlos Alberto Torres e Brito, também remanescente da seleção de 1970.

O jogo permaneceu empatado até os 43 do segundo tempo, quando em jogada aparentemente normal, o goleiro alvinegro Ubirajara sofreu falta do jogador tricolor Marco Antonio. O lance não foi marcado pelo árbitro José Marçal Filho. No rebote, Lula ponta esquerda do Fluminense faz o gol do título para o time das Laranjeiras.


Após o final do jogo, atletas e torcedores do Fluminense comemorando o título, jogadores do Botafogo ficaram acusando o áribitro de ter favorecido o time tricolor. O Botafogo já havia perdido a decisão de 1970 para o Vasco e perdeu o Carioca de 71 para o Fluminense e ainda perderia o Brasileiro de 1972 para o Palmeiras. O jejum alvinegro estava começando a tomar forma.
Fluminense Campeão Carioca de 1971
Em pé: Oliveira, Félix, Denilson, Galhardo, Assis e Marco Antônio
Agachados: Cafuringa, Didi, Flávio, Ivair e Lula
Técnico: Zagallo

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.