health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Síndrome do segundo tempo



Mostrando superioridade no início das partidas, os clubes cariocas demonstram algum tipo de fraqueza em relação a manter o nível no decorrer do segundo tempo.

Luís Felipe Barreiros

Rio de Janeiro/RJ



Aparentemente, uma nova doença atormenta o futebol carioca: a síndrome do segundo tempo. Absolutos no primeiro tempo na maiorias das partidas, os clubes caem de produção na segunda etapa e, muitas vezes, acabam sendo surpreendidos pelos seus adversários.

Vasco, Fluminense e Flamengo aparentam ter pego tal vírus. Mas, pensando bem sobre o assunto, podemos concluir diversas causas em relação a essa queda de produtividade dos times.

Em relação a Vasco e Fluminense não creio que seja falta de elenco. Há muito tempo, os jogadores começam atuando muito bem, dominando a partida, mas, só pelo fato do árbitro ter apitado o início da parte final, resolvem parar de jogar e fazem de tudo - e de maneiras que até Deus duvida - para que percam a vantagem e, em algumas vezes, o jogo. Partidas próximas como contra o Boca, que eliminou o Flu da Libertadores, e contra o Grêmio, estreia cruz-maltina no Brasileirão, são claras amostras desse fato. As mais prováveis explicações são que ou a preparação física não está dando conta do recado ou é que ocorra um certo sentimento de 'já ganhou' ou um 'salto alto', mas, com certeza, não é devido a qualidade dos atletas.

Por outro lado, o Flamengo, caso mais evidenciado, peca por não ter suplentes - e, em alguns casos, titulares - à altura para que possam manter o nível desejado. Com os 11 titulares, no geral, de um nível razoável, o bom andamento do time depende demais de jogadores como Vágner Love - R.I.P Ronaldinho -, e, quando precisam de sangue novo, de novas energias,  não possui artifícios para manter um resultado favorável ou buscar uma virada. O jogo desse final de semana contra o Inter e contra o Olímpia são grandes - e graves - exemplos da deficiência rubro-negra.

Acredito que, com o fim forçado da maratona de jogos pela Taça Libertadores, e a uma possível pressão da torcida por melhores resultados sejam fatos que possam mudar esse declínio nas atuações para que, enfim, façam apresentações.


Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.