health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Euro 2012: Portugal deposita suas esperanças em Cristiano Ronaldo

Portugal chega à Eurocopa na sombra de Alemanha e Portugal, rivais da fase de grupos, e precisa contar com um Cristiano Ronaldo mágico para sonhar em avançar de fase

Victor Mendes 
Duque de Caxias/RJ
Créditos das imagens: RFP e Getty Images



Em 2004, Portugal ficou no quase. Sede da Eurocopa daquele ano, os lusos deixaram para trás nomes como Espanha, Inglaterra e Holanda. A pedra no sapato foi a Grécia, que bateu a equipe treinada por Luis Felipe Scolari duas vezes na competição, incluindo uma na final, no Estádio da Luz, em Lisboa. Aquela geração, que contava com Deco, Figo, Maniche e um jovem Cristiano Ronaldo, chegou a fazer boa campanha também na Copa do Mundo de 2006, quando caiu para a França nas semifinais e terminou em quarto lugar. Sem muita tradição em torneios de alto nível, o "fracasso" ficou em segundo plano. 

Hoje, após cair nas oitavas-de-finais da Copa do Mundo de 2010 e chegar à fase final da Euro após passar dos play-offs, os gajos chegam, novamente, à principal competição de seleções da Europa como carta fora do baralho. A esperança do povo português está depositada toda em Cristiano Ronaldo, segundo melhor jogador do mundo e dono do protagonismo do Real Madrid no título espanhol merengue. Entretanto, em cenário semelhante ao de seu rival Messi, o capitão da seleção não consegue atuar em alto nível pela equipe. Acima de tudo, a presença goleadora do craque será fundamental. CR7 anotou surreais 60 gols na temporada 2011/2012, só sendo batido pelos 73 de Messi. 

O saldo de Ronaldo após a Copa do Mundo tem sido positivo, até o momento. No jogo decisivo contra a Bósnia, ele anotou dois gols. A troca de comando durante as eliminatórias - Carlos Queiroz deu lugar a Paulo Bento - foi crucial para o crescimento de seu desempenho. Acostumado a jogar isolado no ataque à época de Queiroz, o dono da camisa sete se sente mais à vontade com Paulo Bento. O novo treinador coloca Ronaldo para atuar na posição onde ele mais gosta: à esquerda do ataque, como no Real Madrid.

A chegada de Paulo Bento serviu não só para facilitar uma nova postura de Ronaldo como dos outros jogadores. Adepto do 4-3-3, conta com nomes de respeito na equipe titular. Na zaga, Pepe irá precisar repetir as boas atuações que teve com o Real Madrid no último ano. O brasileiro naturalizado português certamente terá a companhia de João Pereira na zaga. Bruno Alves, pela direita, e Fábio Coentrão, pela esquerda, deverão ser os laterais.

Uma característica principal que Bento adaptou a Portugal é um meio-campo mais combatente. Com João Moutinho, Miguel Veloso e Raúl Meireles, a seleção perde em passe, mas ganha em intensidade e força. E isso é fundamental para parar seleções como Holanda e Alemanha, que serão suas rivais na fase de grupo. A aposta no contra-ataque é nítida. Na frente, a preocupação fica por conta da ausência de um centroavante de ofício. A dificuldade do país em produzir goleadores natos sempre foi notória. Atualmente, Hugo Almeida e Hélder Postiga não são exatamente nomes que assustam os adversários. Por isso, Portugal será obrigado a contar com a velocidade de Nani e Cristiano Ronaldo pelos flancos e, sobretudo, os gols de seu capitão para poder sonhar, quem sabe, com o avanço às quartas-de-finais.

Destaque - Campeão espanhol, Cristiano Ronaldo chega com moral. Marrento. Polêmico. Craque. Estes são alguns dos adjetivos que são atribuídos diariamente ao gajo. Filho ilustre da Ilha da Madeira, teve o nome dado por sua mãe Dolores em homenagem ao então presidente dos EUA, Ronald Reagan. Com pouca idade, perdeu seu pai, Dinis Aveiro, e cresceu muito ligado aos seus irmãos Hugo, Cátia e Elma. Uma infância de muitas dificuldades, mas repleta de sonhos. Seu brilho ninguém tira. Cristiano Ronaldo é a fantasia objetiva.

Coadjuvante em 2004, CR7 chega em seu melhor momento na carreira para a competição de 2012. Em 2008, contudo, também vinha de uma temporada espetacular, conquistando Premier League e Champions League com o Manchester United, mas foi decepção. Nas últimas duas temporadas na capital espanhola, anotou 113 gols. A média em três anos na Espanha é superior a um gol por partida. 

Teve gols de tudo que é forma. Para trás, nada mais nada menos que Púskas, Zarra e Ronaldo Fenômeno. A história foi escrita. Podem chamá-lo de tudo: prepotente, marrento, arrogante, chato. Porém, o garoto da Madeira driblou, literalmente, todas as batalhas da vida e já escreveu seu nome na galeria dos grandes craques da história do futebol. Queiram ou não. Mas, como todo craque de seu nível, precisa mostrar serviço atuando por sua seleção. E a Euro 2012 é a grande chance. Se, pelo menos, tiver atuações do nível que estamos acostumados a assistir no Real Madrid na fase de grupos e fazer Portugal chegar às quartas, avança no conceito. A fé do povo em Ronaldo é grande.

Os convocados:

Goleiros: Rui Patrício (Sporting), Eduardo (Benfica), Beto (Cluj/ROM); 
Defensores: Bruno Alves (Zenit/RUS), Fábio Coentrão (Real Madrid/ESP), João Pereira (Sporting), Pepe (Real Madrid/ESP), Ricardo Costa (Valencia/ESP), Rolando (Porto), Miguel Lopes (Braga); 
Meio-campistas: Hugo Viana (Braga), João Moutinho (Porto), Custódio (Braga), Miguel Veloso (Genoa/ITA), Raul Meireles (Chelsea/ING); Ruben Micael (Zaragoza/ESP); 
Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid/ESP), Hugo Almeida (Besiktas/TUR), Hélder Postiga (Zaragoza/ESP), Nani (Manchester United/ING), Nelson Oliveira (Benfica), Ricardo Quaresma (Besiktas/TUR), Silvestre Varela (Porto).

Um comentário:

  1. Portugal tem um calendario euro 2012 muito exigente... os favoritos são claramente a Alemanha e a Holanda, mas quem sabe se Portugal não é a surpresa da prova! Cristiano Ronaldo é um dos melhores do mundo, mas falta-lhe vencer uma prova importante pela selecção.. veremos como se sai nesta eurocopa!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.