health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

EURO 2012: Apesar de envelhecida, Rússia tenta recuperar prestígio. Renovação tem sido lenta.


Russos chegam apostando na experiência como seu grande trunfo. Grupo nivelado pode ajudar ainda mais.

Luiz Guilherme de Almeida
Belo Horizonte -MG


GRUPO A




Seja qual for a sorte da Rússia na Euro 2012, o torneio certamente servirá para algo muito importante ao futebol dos russos nos próximos anos: renovação.

A antiga potência que foi a União Soviética tinha como características, além dos excelentes times em diversas épocas – os soviéticos foram campeões europeus em 1960 e chegaram a outras três finais, em 1964, 1972 e 1988 – a boa alternância de suas peças e valores mesclados. Com diversas nações aglutinadas em uma só, as mesmas cediam os seus jogadores das diferentes nacionalidades à república mór. Assim, o aspecto renovável e a quantidade em qualidade da URSS a fez se tornar muito respeitada no futebol, sempre com um futebol forte, de chegada.

Após pequeno destaque no Mundial de 1994, a Rússia foi apenas alcançou maior brilho justamente em uma Euro, a edição de 2008 onde chegou às semifinais e terminou a competição em quarto lugar. Ausente das edições de 2006 e 2010 da Copa do Mundo, os russos tentam em seu continente e próximos de casa, recuperar algum prestígio. Porém não terão missão fácil.

O elenco russo é um dos mais experientes da competição, com media de idade batendo a casa dos 28 anos de idade. Conta com jogadores bastante rodados pelo futebol europeu, alguns que até disputaram a Copa de 2002, uma década atrás, como Marat Izmailov do Sporting-POR. Outros estiveram nas campanhas da Eurocopa de 2004 e 2008. Justamente da última edição voltam ao todo 14 jogadores que estavam naquele elenco. Entre eles, Arshavin, Pavlyuchenko e Zhirkov, que recentemente voltaram ao campeonato doméstico buscando recuperar o melhor futebol. Entretanto tais jogadores marcam o declínio de uma geração russa e evidenciam a lenta renovação que vem sendo feita no futebol nacional.

O técnico Dick Advocaat não goza de muita simpatia na Rússia já que longo do seu trabalho na seleção mostrou-se bastante resistente em promover maior renovação à equipe e não agrada pelo seu estilo de jogo cauteloso que tem sido marca da seleção. Por esses e outros fatores é que sua saída – confirmada para depois da Euro – poderá marcar o fim do ciclo dessa geração russa e o início de uma nova, haja vista que o país sediará a Copa de 2018. Ter uma seleção renovada e bem trabalhada até lá é uma questão de obrigatoriedade.

Apesar do cenário um tanto quanto negativo, a campanha de qualificação para a Euro foi positiva. A Rússia classificou-se como líder do seu grupo com 7 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota. Apesar da resistência enfrentada, Advocaat montou uma equipe sólida na defesa; reflexo disso foram apenas 4 gols sofridos ao longo dessa fase. Porém seu sistema sofreu duro golpe ao perder a referência pela direita de Vasily Berezutsky e também Roman Shishkin que foram cortados por lesões. O defensor Kirill Nababkin, do CSKA foi confirmado na lista final e poderá fazer sua primeira partida internacional pela seleção.

O bom goleiro Igor Akinfeev volta também de lesão mas perdeu espaço para Malafeev e agora é reserva. No meio, a esperança é que Arshavin volte a render o bom futebol de 2008 e início de Arsenal, para que possa ajudar ao ótimo Alan Dzagoev na articulação ofensiva. No ataque, o grandalhão Pavel Pogrebnyak, ausente por lesão na última Euro, é a referência para os gols. Chegou ao Fulham nesse final de temporada e marcou os tentos necessários que o credenciaram à titularidade. É, juntamente com Izmailov, os únicos jogadores do atual elenco russo a atuar no exterior hoje.

A atual Rússia não é mais aquela equipe leve que encantou em 2008. Tem atuado de forma bem mais cautelosa sob a batuta de Advocaat em um 4-5-1. A defesa é forte e pela esquerda Zhirkov apoia muito mais que seu companheiro pela direita, é uma válvula de escape. No meio a equipe tem bons nomes mas só isso não ganha jogo. Coração do time, se o setor não atuar bem, minará em grande parte as chances de classificação à segunda fase. Os torcedores e imprensa russa não acreditam em um sucesso como o de 2008, mas sabem que devido aos adversários que enfrentará na fase de grupos, uma classificação não está totalmente descartada. O grande problema seria a segunda fase.

Dzago é expoente da renovação necessária
Foto: CKSA Ofical
Destaque – Prestes a completar 22 anos de idade, Alan Dzagoev já é a um bom tempo considerado a grande pérola russa no futebol. Versátil meia, rápido e incisivo, Dzago inspira todo o futebol ofensivo de suas equipes. Armador por natureza, tem ótima visão de jogo e passe preciso, além de chegar com competência à frente, onde pode atuar como um segundo atacante ou extremo.

Dono de um potente pé direito, Dzago chuta bem de longa distância e faz das bolas paradas do CSKA e da seleção uma arma em distinção. Penaltis, escanteios e faltas passam pelos seus pés. Caracteriza-se pela boa mobilidade e capacidade para surpreender em velocidade.

Em meio às estrelas em declínio e principal nome russo no quesito renovação, Dzagoev já assume papel fundamental na equipe nacional. É peça chave no esquema russo, além de ser um jogador bastante reservado fora de campo. Em toda janela de transferências seu nome pipoca em diversas listas de clubes grandes do cenário europeu, entretanto o CSKA tem conseguido manter sua estrela até agora. Brilhando o que sabe na Euro, a situação deverá mudar.

Convocados da Rússia

Goleiros:
Igor Akinfeev (PFC CSKA Moskva), Vyacheslav Malafeev (FC Zenit St Petersburg), Anton Shunin (FC Dinamo Moskva).

Defensores: Aleksandr Anyukov (FC Zenit St Petersburg), Aleksei Berezutski (PFC CSKA Moskva), Sergei Ignashevich (PFC CSKA Moskva), Vladimir Granat (FC Dinamo Moskva), Yuri Zhirkov (FC Anzhi Makhachkala), Dmitri Kombarov (FC Spartak Moskva), Roman Sharonov (FC Rubin Kazan), Kirill Nababkin (PFC CSKA Moskva).

Meio-campistas: Igor Denisov (FC Zenit St Petersburg), Konstantin Zyryanov (FC Zenit St Petersburg), Roman Shirokov (FC Zenit St Petersburg), Denis Glushakov (FC Lokomotiv Moskva), Igor Semshov (FC Dinamo Moskva), Marat Izmailov (Sporting), Alan Dzagoev (PFC CSKA Moskva).

Atacantes: Andrey Arshavin (FC Zenit St Petersburg), Aleksandr Kerzhakov (FC Zenit St Petersburg), Aleksandr Kokorin (FC Dinamo Moskva), Roman Pavlyuchenko (FC Lokomotiv Moskva), Pavel Pogrebnyak (Fulham FC).

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.