health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

A pátria sem chuteiras


O maior desafio da seleção não é o ouro olímpico, Copa das Confederações ou do Mundo. É recuperar o laço rompido com o torcedor brasileiro

Por Caio Cidrini
Rio de Janeiro/RJ

Bandeirinhas nos postes. Calçadas e ruas pintadas de verde e amarelo. Na casa, a família reunida com cerveja e refrigerante gelados. Crianças com tinta no rosto e fitinhas na cabeça. A bola passa pelo goleiro e todos vibram: gol do Brasil! Cena cada vez mais rara, talvez em extinção no país do futebol
.
A identificação do torcedor – e cidadão – com a seleção brasileira enfraqueceu em meados dos anos 2000. Antes a esquadra canarinho era o orgulho da nação com seus craques venerados e comemorados em caminhões de bombeiros, estádios lotados e até ferramenta dos governantes para incentivar o nacionalismo.

A seleção precisa recuperar o orgulho do cidadão brasileiro
O futebol é, hoje, mais significativo para os torcedores na atuação dos clubes do que da seleção. O problema está no próprio patriotismo. Se a marca do clube é lucrativa e valiosa no mercado, o torcedor se orgulha e comemora, pois ele quer ser melhor que seu rival.

Mas a comercialização da seleção do Brasil fere os brios do torcedor. Partidas contra adversários inexpressivos e para empresário faturar não nos agradam. Contratos milionários que deram indisciplina e conflitos de interesse muito menos. Os profissionais, diretores, treinadores e jogadores, esqueceram que defendem mais que uma equipe, defendem um povo.  Sabendo disto, o brasileiro não perdoa. E quando a pátria descalça as chuteiras, todos perdem.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.