health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Futebol Masculino - Grupo A

GRUPO A - Grã-Bretanha, Senegal, EAU e Uruguai

Por: Luiz Guilherme de Almeida 

Grã-Bretanha

Nome: The Football Association
Site oficial: www.thefa.com
Técnico: Stuart Pearce
Histórico Olímpico: Medalha de Ouro - 1900, 1908, 1912
Time base: Butland; Richards, Tomkins, Taylor, Bertrand; Rose, Allen, Cleverly, Giggs; Bellamy e Sturridge
Vale Ouro: Aaron Ramsey (meia) e Daniel Sturridge (atacante)
Objetivo nas Olimpíadas: Briga por medalhas

Giggs poderá disputar um grande torneio
por uma seleção
Como país-sede das Olimpíadas, a situação é excepcional. Após mais de 50 anos da última formação unificada, a seleção da Grã-Bretanha volta a ser formada pelas quatro nações independentes do Reino Unido. Atração a parte, os britânicos chegam para a disputa bastante ambiciosos, mas poderiam ser ainda melhores.

O elenco de 18 jogadores que conta com apenas cinco galeses é talentoso, mas apresenta importantes desfalques. Gareth Bale perderá os Jogos devido importante lesão, enquanto Alex Chamberlain, Theo Walcott, Danny Welbeck e Andy Caroll não foram chamados pois estavam com a seleção inglesa na Eurocopa. Mesmo assim, é um time ofensivo por natureza, mas teve como principal deficiência na fase de preparação os espaços deixados entre meio-campo e defesa, demonstrando certa fragilidade principalmente do setor defensivo.

Destacam-se outros bons nomes, como Aaron Ramsey, Tom Cleverley e Daniel Sturridge. Todos sob a batuta do veterano e capitão Ryan Giggs, que tem a missão de comandar dentro de campo uma equipe sem tanto entrosamento, mas talentosa individualmente. Micah Richards e Craig Bellamy completam a lista dos acima de 23 anos convocados. Com o apelo da torcida e em um grupo relativamente tranqüilo pelo material humano que leva, tem tudo para conseguir a classificação e brigar na segunda fase por medalha, mas precisa de “azeite” na engrenagem.

Convocados:

Goleiros: Butland e Steele
Defensores: Bertrand, Caulker, Dawson, Richards*, Taylor, Tomkins
Meias: Joe Allen, Tom Cleverley, Cork, Ryan Giggs*, Ramsey, Rose
Atacantes: Bellamy*, Sinclair, Sordell, Sturridge

Senegal

Nome: Senegalese Football Federation
Site oficial: www.senegalfoot.sn
Técnico: Joseph Koto
Histórico Olímpico: Nenhuma Medalha
Time base: Demba, A. Ba, Papa Gueye, Souare e Kouyate; Idrissa Gueye, Diame, Konate e Mane; Magaye Gueye e Ibrahima Balde
Vale Ouro: Idrissa Gana Gueye (Meia) e Ibrahima Balde (Atacante)
Objetivo nas Olimpíadas: Chegar a segunda fase

Baldé é o principal atacante senegalês
Tentando fazer jus à boa tradição de seleções africanas em Olimpíadas, Senegal chega a solo inglês como a última classificada para o certame. Com um time ainda inexperiente internacionalmente, a aposta é tentar alcançar durante os Jogos a coesão não conseguida nos amistosos preparatórios. Apesar de surpreendente vitória sobre a Espanha por 2x0, a derrota por 3x0 para a Coréia do Sul mostrou uma equipe facilmente envolvida pelo estilo de toque de bola.

Sofreu com as imposições de clubes como o Newcastle, que não liberou o que seria seu ataque titular, formado por Demba Ba e Papiss Cissé para a disputa dos Jogos. Sem eles, é uma equipe frágil apesar de outros bons nomes. O treinador Joseph Koto optou pela experiência ao chamar os três nomes acima dos 23 anos; o volante Mohamed Diamé do West Ham, o atacante Dame N'Doye, do Copenhague, e o zagueiro Papa Gueye, do Metalist Kharkiv serão os pilares de uma equipe que chega sem grandes pretensões, mas carrega consigo a história de sucesso africano recente.

Convocados:

Goleiros: Mane, Papa. Camara
Defensores: Abdoulaye Ba, Mbodji, Ciss, Papa Gueye, Souare, Zargo Toure, Bindia, Kouyate
Meias: Badji, Idrissa Gueye, Diame, Konate, Mane
Atacantes: Magaye Gueye, Ibrahima Balde, N'Doye

Emirados Árabes

Nome: UAE Football Association
Site oficial: www.uaefa.ae
Técnico: Mahdi Ali
Histórico Olímpico: Estrenate
Time base: Khasif; Surour, Al Kamali, Ahmed e Hussain; Amer Abdulrahman, Omar Abdulrahman, Al Hamadi e Fawzi; Matar e Khalil
Vale Ouro: Ismail Matar (atacante)
Objetivo nas Olimpíadas: Chegar a segunda fase

Ismail Matar é a esperança
dos EAU
Com uma equipe toda atuando no próprio país, a seleção dos Emirados Árabes chega até Londres sabendo da grande dificuldade que irá encontrar em termos de classificação. Apesar da qualificação de maneira invicta no pré-olímpico asiático, é uma equipe frágil, que sente falta de bons nomes e maior cancha internacional. O grupo com Grã-Bretanha e principalmente Uruguai praticamente elimina as chances de avanço à próxima fase, mas a intenção dos árabes é fazer um bom papel.

Entretanto, nem tudo é negativo. O futebol vem evoluindo no país, muito devido às polpudas fortunas de seus clubes, que acabam por atrair jogadores de todos os cantos do mundo, ajudando no desenvolvimento dos atletas locais.

Convocados:

Goleiros: Ali Khuseif, Khalid Essa.
Defensores: Saad Surour, Hakail, Mohammed Ahmed, Amri, Al Kamali, Sanqoor.
Meias: Amer Abdulrahman, Al Hammadi, Fardan, Ismail, Omar Abdulrahman, Rashed Essa, Fawzi.
Atacantes: Ahmed Ali, Ismail Matar, Ahmed Khali.

Uruguai

Nome: Associación Uruguaya de Fútbol
Site oficial: www.auf.org.uy
Técnico: Óscar Tabárez
Histórico Olímpico: Ouro em 1924 e 1928
Time Base: Campaña; Arias, Coates, Rolín e Albín; Calzada, Arévalo Ríos, Urretaviscaya e Ramírez; Cavani e Suárez
Vale Ouro: Alexis Rolín (defensor), Gastón Ramirez (meia) e Tabaré Viudez (atacante)
Objetivo nas Olimpíadas: Medalha de Ouro

Cortejado por muitos clubes, Cavani se concentra
primeiro nos Jogos de Londres
Foram exatos 84 anos sem disputar os Jogos Olímpicos até que a eterna Celeste Olímpica conseguisse nova classificação. E a mesma veio em um bom momento da atual geração uruguaia, que chega credenciada ao Ouro graças a alguns fatores.

A boa safra do jovem futebol uruguaio reflete a ascensão que o país alcançou nos últimos anos, jogando o melhor futebol da América do Sul, além da bela campanha no Mundial de 2010. O treinador Óscar Tabárez - também comanda a seleção principal – vem aos poucos fazendo a transição de muitos dos jovens que vão à Londres da seleção olímpica para a principal. Nomes como o ótimo meia-armador Gastón Ramírez, do zagueiro Coates, do atacante Abel Hernández e do futuro botafoguense Nicolás Lodeiro ajudam a formar uma equipe técnica e de grande essência ofensiva, mas que ainda peleja nos acertos defensivos.

E por falar em ofensividade, a grande credencial uruguaia ao ouro é sem dúvida a dupla de ataque que leva aos Jogos, ambos acima dos 23 anos. Luis Suárez e Edinson Cavani comandam um ataque letal, com estilos que se completam onde ambos têm tudo para começar com pé-direito suas temporadas em solo europeu. O volante Egídio Arévalo Ríos é o outro nome acima dos 23 e será o protetor do setor defensivo.

Convocados:

Goleiros: Campaña, Gelpi
Defensores: Coates, Polenta, Arias, Rolín, Albín
Meias: Arévalo Ríos, Lodeiro, Aguirregaray, Ramírez, Calzada, Rodríguez
Atacantes: Luis Suárez, Cavani, Abel Hernández, Urretaviscaya, Viudez

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.