health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Coluna Pisando Fundo: o passo para trás

O fim do autódromo de Jacarepaguá é um baque - e mostra que o automobilismo nacional está abandonado.

(por Rodrigo Vilela)

Senna e Piquet, na dobradinha histórica de 1986: tempos que ficarão
apenas na memória (foto: globoesporte.com)
Jacarepaguá não existe mais. Não, caros leitores. Não é o bairro, e sim, o autódromo, sede de corridas da Fórmula 1, da Indycar, da MotoGP e o segundo mais importante do país para as competições nacionais, atrás apenas de Interlagos.

O autódromo dará lugar às futuras instalações que visam os Jogos Olimpicos de 2016. Em que pese toda a importância dos jogos, precisava acabar com o circuito? Pior que isso, deixar o Rio de Janeiro sem lugar para correr?

(Sim, esqueçam Deodoro. Aquele campo minado - literalmente - não vai sair do papel).

É por causa de acontecimentos como esse que muitos agradecem ao Paulo Maluf, que não mediu esforços para colocar a Fórmula 1 novamente em São Paulo, em 1990. Não foi o caso de Jacarepaguá. O circuito carioca foi abandonado. E a prefeitura (e o estado também) não se empenhou em nenhum momento em privatizar o circuito, ou mesmo vende-lo a quem pudesse tratar melhor deste que é um dos traçados mais desafiadores de todo o mundo.

Bem, era. Nos dias atuais, só restarão as lembranças.

Circuitos privados existem por todo o mundo. No Brasil, mesmo. Basta ver os exemplos de Piracicaba e Nova Santa Rita: ambas as cidades possuem circuitos privados, que não deixam nada a desejar no que diz respeito à manutenção do circuito.

Claro que, por trás da destruição do autódromo existem especulações imobiliárias; o terreno, após os Jogos, se transformará em condomínio de classe alta. Óbvio que ter Jacarepaguá como um "cartão-postal olímpico" é bem melhor do que alguma outra área mais ao interior da capital fluminense.

E isso é o que mais machuca o amante do esporte a motor. Porque não adianta se lamentar agora. O automobilismo nacional tem essa atenção dos dirigentes, ou seja, nenhuma.

Pit stop

*Na Fórmula Indy, belíssima vitória de Helio Castroneves, que deu o tiro certeiro na estratégia. Depois, segurou o ímpeto de Takuma Sato para voltar a vencer na categoria. Will Power completou o pódio. O brasileiro é o vice-líder da temporada, com 339 pontos, 23 pontos atrás do líder, Ryan Hunther-Reay.

*Os brasileiros da KV foram mal: tanto Tony Kanaan quanto Rubens Barrichello pecaram na estratégia e ficaram lá atrás. Outro que decepciona na atual temporada é Dario Franchitti.

*Para falar de Fórmula 1 existem outros colunistas aqui no site. Mas não poderia deixar de dar a minha opinião sobre a vergonhosa punição a Sebastian Vettel, por ter ultrapassado Jenson Button com o auxilio da área de escape. Vão argumentar que "se fosse grama, o alemão não passaria". Concordo. Mas o asfalto foi colocado ali justamente para evitar que um piloto rodasse e abandonasse, ou seja, dá uma segunda chance. Se existe a segunda chance, existe também a esperteza. E foi isso que o atual bicampeão fez, ultrapassando o campeão de 2009 POR FORA!!! Faz tempo que a Fórmula 1 virou esporte de chorão e afrescalhado, principalmente no que tange às decisões estapafúrdias dos comissários - tudo concordado pelo Bernie Ecclestone. Basta lembrar das punições que são dadas aos pilotos que acabam batendo quando arriscam ultrapassagens, nesta categoria que praticamente impede um piloto de lutar por uma posição justamente por essa rigidez exagerada dos julgamentos (Pastor Maldonado em Valencia é só um dos muitos exemplos). Depois muitos acham ruim quando dizemos sentir saudades dos anos 80 e 90.

(Twitter: @rodvs8)

Um comentário:

  1. estou de acordo com a opinião do sr. Rodrigo.
    Schumacher passou o Trulli do mesmo jeito em 2003 e não foi punido...
    o Raikkonen já usou mais de uma vez a área de escape em SPA de forma mto mais discarada e não foi punido...

    Não foi vantagem nenhuma pro Vettel ter ido na área de escape, enquanto o Button ficava com a pista... aquilo não foi cortar caminho... se ele conseguiu tracionar melhor e ultrapassar, mesmo sendo colocado para fora, méritos dele...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.