health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Londres-2012: Judô



Judô: Uma das grandes esperanças do Brasil em Londres

Por Bruno Muniz e Vitor Gabriel

Líderes do ranking internacional, Mayra Aguiar e Leandro Guilheiro ( de branco) são as principais esperanças de medalha - Foto: Rudy Trindade

A Seleção Brasileira de judô chegará forte mais uma vez para a disputa das Olimpíadas. O Brasil busca atingir marcas importantes e fazer história em Londres. Já que o esporte é o que mais rendeu medalhas para o país até hoje em Olimpíadas, 15 no total, perdendo apenas para a vela com 16.

Sempre favorito a medalha no esporte, os brasileiros já conseguiram uma marca importante, antes mesmo dos jogos.  No judô, pela primeira vez na história das Olimpíadas, o Brasil classificou atletas em todas as 14 categorias que serão disputadas em Londres. Dos 14 atletas brasileiros classificados para Londres, dois terminaram em primeiro lugar em suas categorias no ranking da FIJ (Federação Internacional de Judô), Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar, que estão entre os candidatos a medalha de ouro.

A meta inicial da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) é conquistar quatro medalhas, sendo pelo menos uma de ouro. Para isso, entretanto, a Seleção Brasileira terá que realizar alguns feitos nos jogos olímpicos. Até hoje, o Brasil só subiu no pódio no judô, três vezes no máximo. E obteve esse resultado duas vezes, na edição de Los Angeles (1984) e de Pequim (2008). Outra meta é buscar uma final feminina inédita, nunca uma judoca brasileira chegou a decisão da medalha de ouro.

Além disso, para conseguir cumprir a meta de conquistar quatro medalhas olímpicas em Londres, o Brasil terá que quebrar outro tabu. Há 20 anos, um atleta brasileiro não conquista uma medalha de ouro em Olimpíadas. O último que conseguiu subir no lugar mais alto do pódio foi Rogério Sampaio, nos jogos olímpicos de Barcelona (1992), na categoria 65 kg masculino.

O Brasil conta com uma mescla de atletas experientes e jovens para buscar cumprir suas metas no judô. Entre eles, alguns atletas já com experiência olímpica. Dois deles, inclusive, já conquistaram medalhas. Tiago Camilo, prata em Sidney (2000) e bronze em Pequim (2008); Leandro Guilheiro, bronze em Atenas (2004) e bronze em Pequim (2008).  

Além do Brasil, outros quatro países terão atletas em todas as categorias no judô. Japão, Coreia do Sul, França e Grã-Bretanha, o último por ser o organizador dos jogos olímpicos. O maior adversário brasileiro deverão ser os japoneses, conhecidos como os “pais do judô”, já que o esporte tem sua origem do país nipônico. A competição do judô começará no dia 28/07, sábado, e irá até o dia 03/08, sexta-feira.

Os 14 atletas, sendo sete homens e sete mulheres, que representarão o judô brasileiro em Londres são: Felipe Kitadai ( até 60 kg), Leandro Cunha ( até 66 kg), Bruno Mendonça ( até 73kg), Leandro Guilheiro ( até 81 kg), Tiago Camilo ( até 90 kg), Luciano Correa ( até 100 kg), Rafael Silva ( mais de 100 kg), Sarah Menezes ( até 48 kg),  Érika Miranda ( até 52 kg), Rafaela Silva ( até 57 kg), Mariana Silva ( até 63 kg), Maria Portela ( até 70 kg),  Mayra Aguiar ( até 78 kg) e Maria Suelen ( mais de 78 kg).

Judocas brasileiros com chances de medalha

Delegação Brasileira de Judô em Londres. Foto: CBJ ( Confederação Brasileira de Judô)
Entre os 14 judocas que disputarão as Olimpíadas em Londres, 10 tem chance de subir no lugar mais alto do pódio. Vejam quem são eles:

Sarah Menezes: Aos 22 anos, essa será a sua segunda participação em Olimpíadas, a primeira foi em Pequim (2008), porém, não teve boa participação e acabou eliminada logo na primeira rodada. Entretanto, a partir daí, começou a conquistar resultados importantes em Campeonatos Mundiais. Conquistou duas medalhas de bronze: em Tóquio (2010) e Paris (2011). Além, de uma prata esse ano, novamente, em Paris. Terminou na terceira colocação no ranking da FIJ (Federação Internacional de Judô).

Mayra Aguiar: Com apenas 20 anos, terminou em primeiro lugar no ranking da FIJ. Mayra estreou em Olimpíadas em Pequim (2008), com apenas 17 anos, quando foi eliminada ainda na primeira fase. Na época ela ainda estava na categoria 70 kg, hoje disputa na 78 kg. Ela também vem de medalhas em Mundiais, conquistando uma prata e um bronze, em Tóquio (2010) e Paris (2011) respectivamente.

Érika Miranda: Esteve perto de disputar sua primeira olimpíada em Pequim (2008), mas, acabou ficando de fora por conta de uma lesão. Ela conseguiu uma importante vitória recentemente contra a cubana Yanet Bermoy, que foi a medalhista de prata em Pequim e chega favorita ao ouro em Londres. Além disso, Érika conquistou duas medalhas de prata nos dois últimos pan-americanos, Guadalajara (2011) e Rio (2007), perdendo justamente para a cubana.

Rafaela Silva: Surgiu como uma das boas revelações do judô brasileiro. No ano passado, 2011, com 19 anos surpreendeu e conseguiu um resultado expressivo no Mundial de Paris. Ela conquistou a medalha de prata. Além, de também ganhar a prata no pan-americano em Guadalajara (2011).

Leandro Cunha: Com a aposentadoria de João Derly, passou a ser a esperança brasileira na categoria até 66 kg. Ele chega forte para a sua primeira olimpíada. Conquistou duas medalhas de prata nos Mundiais de Tóquio (2010) e Paris (2011). Além, de subir no lugar mais alto do pódio no pan-americano de Guadalajara (2011).

Rafael Silva: Aos 25 anos, ele conseguiu um belo resultado no início deste ano, 2012, conquistando a medalha de ouro no Masters de Judô, competição que reuniu os maiores judocas do mundo e foi realizada no Cazaquistão. No pan-americano de Guadalajara ficou com a medalha de prata.

Leandro Guilheiro: Líder do ranking mundial, ele coleciona resultados importantes. Conquistou duas medalhas de bronze nas olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008). Além, de duas medalhas em Mundiais. Prata em Tóquio (2010) e Bronze em Paris (2011). Ele foi ouro no pan-americano de Guadalajara (2011).

Tiago Camilo: Apesar de está apenas na oitava posição do ranking mundial, ele chega como candidato ao ouro em sua categoria, o que mostra isso são os bons resultados que já conseguiu em sua carreira. Ele já possui duas medalhas olímpicas, conquistando prata em Sidney (2000) e bronze em Pequim (2008). Tiago já passou por três categorias diferentes, 73kg, 81 kg e hoje 90 kg. Além disso, ele subiu no lugar mais alto do pódio no Mundial do Rio (2007). Tem muita experiência.

Felipe Kitadai: Disputará sua primeira Olimpíada aos 22 anos. Tem dois resultados importantes, conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de Roma (2011) e no Pan-Americano de Guadalajara (2011). Conquistou uma vitória importante no ano passado sobre o japonês Tadahiro Nomura, único tricampeão olímpico da história do judô.

Luciano Corrêa: Essa não será sua primeira olimpíada, em Pequim (2008), acabou eliminado logo na primeira rodada. Apesar disso, leva no currículo duas medalhas em Mundiais, sendo uma de ouro. Subiu mais alto no pódio no mundial do Rio (2007) e foi bronze no de Cairo (2005). Além disso, levou ouro também no Pan-Americano de Guadalajara (2011).

Os outros atletas
Os outros cinco judocas brasileiros que estarão em Londres, apesar de não serem apontados como candidatos a brigar pela medalha de ouro, querem surpreender e quem saber subir ao pódio. São eles: Bruno Mendonça, Mariana Silva, Maria Suelen Altheman e Maria Portela.

ATLETAS QUE PODEM ATRAPALHAR O BRASIL EM CADA CATEGORIA, FEMININO E MASCULINO

FEMININO:

PESO ATÉ 48 KG: A atleta romena, Alina Dumitru, que é a atual tetra campeã europeia, campeã mundial em 2005, medalha de ouro no torneio de judô dos jogos olímpicos em Pequim (2008), conquistou ouro em Sidney (2000) e Atenas (2004), no peso ligeiro (até 48kg) pode ser a maior ameaça brasileira nessa categoria, tendo seu ippon como sua melhor arma para derrubar suas adversárias.

PESO ATÉ 52 KG: A chinesa, Xian Dongmei, medalhista de ouro nos jogos olímpicos de Atenas em 2004 e nas olímpiadas de Pequim em 2008, com 36 anos a veterana vem com muito gás para tentar mais uma medalha para o seu país. A bicampeã vem com um favoritismo muito forte para subir no lugar mais alto do pódio, apesar da idade.

PESO ATÉ 57 KG: A japonesa Aiko Sato é a número 1 do ranking mundial, campeã mundial em 2011, vice do Grand Slam de Paris e foi ouro no Grand Slam de Moscou, a japonesa que derrotou a brasileira Rafaela Silva no Palais Omnisports de Paris-Bercy, em paris, por um ippon. Com 29 anos e com garra de uma jovem, Aiko é forte candidata ao ouro e é a forte ameaça brasileira na categoria.

PESO ATÉ 63 KG: Medalha de ouro nos jogos olímpicos de Atenas e Pequim, Ayumi Tanimoto, atleta do Japão, com 31 anos de idade e com grande experiência em jogos olímpicos, quer defender o bicampeonato e conta com a experiência do seu lado para bater suas adversárias.

PESO ATÉ 70 KG: Masae Ueno, atleta japonesa, é bicampeã dos jogos olímpicos de Atenas e Pequim, campeã mundial de Judô em 2001 e 2003 e conta com o tricampeonato nos jogos asiáticos de Judô em 2000, 2004 e 2008. Dona de uma pegada forte, a competidora de 33 anos de idade e com um currículo invejado, é outro perigo brasileiro na categoria.

PESO ATÉ 78 KG: Kayla Harrison, atleta americana, de 22 anos, medalha de ouro no mundial de Judô em Tóquio e bronze em Paris, é forte candidata na disputa pelo ouro na categoria, com uma pegada muito forte, que se tornou uma característica, tem ótimas defesas de quedas e boas finalizações, é a principal adversária que o Brasil deve ficar de olho, nessa categoria.

PESO ACIMA DE 78 KG: Categoria da pesada. Onde a luta não demora pra acabar, com um show de ótimas quedas. Pode dizer que a chinesa, Weng Tong é a dona da categoria, com 29 anos a peso pesado, já conquistou tudo. A atleta foi campeã nos jogos olímpicos de 2008, em Pequim, é heptacampeã mundial, bicampeã dos jogos asiáticos e tem muita lenhar para queimar. O foco na categoria é todo destinado a atleta na china que é mais um perigo para atrapalhar o Brasil.

MASCULINO:

PESO ATÉ 60 KG: Na categoria dos pesos leve, o atleta que vem se destacando nas competições é o mexicano Nabor Castillo, de 22 anos, foi medalha de ouro no Pan Americano de Judô em Salvador e foi vice-campeão no Pan Americano em Guadalajara. E nesse ano quer a medalha nos jogos olímpicos em Londres. O foco na categoria dos levinhos e o mexicano, que é bem veloz, pode atrapalhar o Brasil na categoria.

PESO ATÉ 66 KG: O atleta japonês, Masato Uchishiba, é a grande ameaça brasileira na categoria. Masato é bicampeão mundial dos jogos olímpicos (ouro em Atenas e Pequim), e em Londres, quer entrar com um algo a mais no tatame para defender seu título.

PESO ATÉ 73 KG: Elnur Mammadli, a jovem promessa do Azeri, é o grande favorito para levar o ouro, o atleta foi campeão em Pequim, medalha de prata no Rio de Janeiro e campeão europeu em Tampere. Por ser muito forte, suas entradas de quedas podem ser o diferencial nessa categoria.

PESO ATÉ 81 KG: Ole Bischof, atleta alemão medalhista de ouro nos jogos olímpicos de Pequim, campeão europeu em Roterdã 2005 e medalha de prata no Bucareste. Suas lutas costumam ser muito rápidas, pelo seu ponto forte que é o poderoso ippon.

PESO ATÉ 90 KG: Iraki Tsirekidze, atleta da Geórgia, campeão mundial e olímpico em Pequim. Vem mostrando a força do Judô na Geórgia e o principal nome que encabeça a lista dos atletas na disputa do ouro.

PESO ATÉ 100 KG: Oscar Brayson, atleta cubano, campeão dos jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro e Guadalajara, medalha de bronze nos jogos olímpicos de Pequim. Judoca de 27 anos tem vasta experiência em competições e vem com o ritmo para ser campeão.

PESO +100 KG: O alemão Andreas Tolzer, judoca medalha de bronze em Atenas e Pequim, campeão europeu em 2003, vem crescendo em cada competição. Já ganhou de inúmeros brasileiros, é o forte candidato para levar o ouro.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.