health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Baú do Leitura: 100 anos do Fla-Flu


A história do mais charmoso clássico do futebol carioca... Surgido quarenta minutos antes do nada
Por: Leo Fernandes




É o clássico mais simpático do futebol carioca, as duas torcidas fazem um show de cores em suas cadeiras e arquibancadas unindo o tricolor (verde, branco e grená) do Fluminense e o rubro-negro do Flamengo. Mas essa história começa em meio a uma turbulência interna no clube das Laranjeiras.

O ano era 1911 e o Fluminense era considerado o maior time do Rio de Janeiro à época, rivalizando com o Botafogo. No Campeonato Carioca daquele ano, o tricolor sagrou-se campeão (foto) com 100% de aproveitamento, uma campanha realmente incrível. Mas nas Laranjeiras as coisas não andavam boas: dez atletas que haviam conquistado o título se revoltaram com a diretoria do clube e deixaram o Fluminense.

Os nomes dos dissidentes eram: Othon de Figueiredo Baena, Píndaro de Carvalho, Emmanuel Augusto Neves, Ernesto Amarante, Armando de Almeida, Orlando Sampaio Mattos, Gustavo Adolpho de Carvalho, Lawrence Andrews e Arnaldo Machado Guimarães. Qual seria a alternativa? Fundar um novo clube de futebol na Zona Sul? Não, a resposta não estava muito longe dali. Foram tentar se associar ao Flamengo para criar um Departamento de Futebol.

Após inúmeras conversas com dirigentes do Flamengo, os rapazes foram aceitos como sócios no dia 8 de novembro. Eles estavam interessados em introduzir o futebol no Flamengo, mas a ideia não agradava os tradicionais remadores. Dia 24 de dezembro, foi aprovada a criação do Departamento de Futebol no Flamengo. Mas o Departamento de Remo exigiu que os jogadores de futebol usassem um uniforme diferente do remo. Daí surgiu a camisa "papagaio-vintém" (foto), que tem seus quadrantes em vermelho e preto. O nome é por causa do papagaio (a pipa) e também por que ela custava um vintém, a menor unidade monetária da época. 



O primeiro Fla-Flu foi realizado no dia 7 de julho de 1912, válido pelo Campeonato Carioca. A partida foi jogada no campo da Rua Ferrer, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O time do Flamengo estava formado praticamente em sua totalidade pelos ex-tricolores dissidentes. O Flu jogou com uma equipe mista, montada às pressas e mesmo assim derrotou o Fla por 3X2. O Flamengo já usava na ocasião a camisa chamada "cobra coral" (foto),parecida com a do Santa Cruz, de Pernambuco.



É um clássico que mesmo quem não torce para os dois times, o torcedor para para pelo menos saber como as duas equipes vão jogar e até mesmo para ver o jogo, até mesmo para ver as festas das duas torcidas.


Em 100 anos de Fla-Flu, vários clássicos tiveram histórias curiosas. Algumas merecem ser citadas aqui:

No dia 23 de setembro de 1941, Flamengo e Fluminense se enfrentaram pelo Campeonato Carioca no campo do Flamengo, que na época era à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. A partida estava empatada em 2X2 quando os jogadores do Fluminense começaram a chutar as bolas em direção à Lagoa para retardar o tempo do jogo e obrigar os remadores do Flamengo a devolvê-la.



O futebol do Rio de Janeiro durante os anos 70 passou por uma grande hegemonia de revezamento de títulos estaduais entre Flamengo e Fluminense no período de 1971 até 1976. Na época em que o clube das Laranjeiras tinha a Máquina Tricolor lidereada por Rivelino (foto), o rubro-negro contava com o ainda jovem Zico (foto). Os dois proporcionaram grandes duelos de craques no Maracanã.


O início dos anos 80 foi marcado novamente pelos grandes duelos entre os dois clubes, de um lado, o Flamengo campeão mundial, da Libertadores e Brasileiro, de Zico, Adílio, Júnior. Do outro, o Flu a dupla Washngton e Assis, (foto) o chamado Casal 20, referente a uma série de televisão que fazia sucesso na época. O Fluminense foi  tri-campeão carioca entre  1984 e 1985, dois desses títulos foram em cima do Flamengo. 

A última grande final envolvendo os dois clubes foi em 1995, pelo Campeonato Carioca. O Fluminense foi campeão carioca vencendo o Flamengo por 3X2 com um gol de barriga (foto) de Renato Gaúcho, ex-ídolo do Flamengo aos 41 do segundo tempo.


Clássico que mexe com multidões, com a imprensa, e até mesmo famílias se dividem. Os irmãos Mário Filho e Nélson Rodrigues, defendiam fervorosamente seus times de coração. Mário era torcedor rubro-negro, enquanto Nélson era tricolor de coração. Os dois escreviam crônicas e colunas para seus times. Nélson Rodrigues chegou até a criar um personagem em suas crônicas chamado Sobrenatural de Almeida, que era um torcedor do Fluminense. Os dois irmãos dão seus nomes ao troféu que será entregue às duas equipes na partida de domingo (8) válida pelo Campeonato Brasileiro.

ESTATÍSTICAS DO FLA-FLU
Fla-Flus  disputados:390 (nas estatísticas do Fluminense são 380)
Vitórias do Flamengo: 139
Gols marcados do Flamengo:568
Vitórias do Fluminense: 123
Gols marcados pelo Fluminense: 511
Empates: 127
Primeiro Fla-Flu: Fluminense 3X2 Flamengo (07/07/1912) (Campeonato Carioca)
Último Fla-Flu: Flamengo 2X0 Fluminense (11/03/2012) (Campeonato Carioca- Taça Rio)

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.