health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Com Seedorf, Botafogo pode dar lição a Flamengo


As atenções do futebol brasileiro e mundial se voltam a General Severiano com a chegada de Seedorf. O Botafogo tem tudo para tirar inúmeros proveitos disso a curto, médio e longo prazo. O rival Flamengo, quando teve Ronaldinho, por exemplo, cansou de dar lições do que não deve ser feito

Wilson Oliveira
Rio de Janeiro/RJ
Montagem feita por torcedores do Botafogo
Seedorf traz uma dúvida e uma certeza. Não dá pra afirmar que ele ainda seja um grande jogador que vá levar o Botafogo ao título do Campeonato Brasileiro e transformar o glorioso em uma ótima aposta no https://www.bwin.com/pt, mas certamente é uma enorme possibilidade de faturamento no marketing. A primeira barreira a ser quebrada é a de levar os torcedores ao Engenhão, aumentando a cota de bilheteria do clube quando joga em casa.

Mas no geral, a primeira lição do clube alvinegro é analisar bem como o Flamengo tratou a passagem de Ronaldinho Gaúcho no Ninho do Urubu e não repetir absolutamente nada. R10 apresentava momentos bons e momentos nem tão bons mas que, de acordo com vários analistas, seguia uma linha de evolução. O memorável 5x4 contra o Santos de Neymar foi o símbolo dessas análises. Mas isso até Ronaldo ter metade do seu salário raptado pela confusa e desorganizada parceria do Rubro-negro com a TRAFFIC. 

Portanto, aqui vão algumas lições dados pelo Flamengo que o Botafogo não pode, em hipótese alguma, deixar que se repita nessa passagem de Seedorf por General Severiano:

1 - Não oferecer o que não pode dar. O Fla ofereceu um valor muito acima do que poderia pagar. O resultado disso foi uma parceria desastrosa, que manchou mais a imagem da instituição e de quebra aumentou consideravelmente sua dívida que não para de crescer.

2 - Essa lição é consequência da primeira. Cumprir tudo o que tiver prometido. Se o holandês "cair na noite carioca" (lembrando que a esposa do craque foi criada no RJ) e tiver problemas para se dedicar no dia seguinte devido ao cansaço, o Bota deverá se dar ao respeito para cobrar depois.

3 - Agir de forma rápida no marketing. Oportunidades chegam e vão embora. Seedorf não deu e dificilmente dará alguma garantia de que vá atrelar sua imagem para sempre ao Glorioso. Portanto, a diretoria botafoguense precisa elaborar seus planos o quanto antes e colocá-los logo em prática. E não resta dúvida que o primeiro ponto a ser explorado é a falta de presença de torcida no estádio. Isso precisa ser mudado. 

4 - Essa já não tem muito a ver com a passagem do ex-camisa 10 do Flamengo, mas sim com a história botafoguense mesmo. É preciso mudar o espírito, principalmente dos homens que comandam o Bota. Se o time está muito tempo sem ganhar algo, é porque tem alguma coisa errada internamente. Não é possível que sempre seja culpa da arbitragem, da federação, da imprensa... Os vencedores vencem porque tem espírito de vitória, já dizia o filósofo. Vale lembrar também que o pensamento de "perdi porque o fulano me prejudicou" não é nada bem visto pelos europeus. 

No mais, a contratação foi um golaço. Vitórias poderão vir dentro e fora de campo. Ronaldo revolucionou o departamento de marketing do Corinthians. Esse já é um exemplo positivo. Que a sorte esteja lançada e que  o futebol brasileiro tenha muito a ganhar também, mesmo que existam coisas que só aconteçam ao... 

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.