health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Avanti Palestra: Uma pedra no caminho palmeirense


Depois de muito esforço, o Palmeiras chegou à final da Copa do Brasil, mas seu adversário, embora de menos nome, não tem nada de bobo, e promete bater de frente com os paulistas em busca dessa taça, que espaçou de suas mãos no último ano

@Vinicius Brino e Diego Henrique de Carvalho
Ribeirão Preto e Taboão da Serra – SP

Foto: Site Oficial do Coritiba
É verdade que, quando se configuraram as semifinais, todos esperavam (e muitos torciam) por um “Choque-Rei” na decisão da Copa do Brasil deste ano. Mas no lugar do São Paulo, surgiu um intruso chamado Coritiba. E se engana quem acredita que isso seja motivo de alívio para os jogadores do Palmeiras, que, em tese, têm um adversário mais fraco pelo caminho.

Isso porque existem vários motivos que servem de alerta ao Palmeiras e não se limitam às próprias deficiências do time paulista. O primeiro deles, o mais óbvio e de fácil (para os palmeirenses, triste) lembrança: os acapachantes 6x0 que eliminaram o Verdão logo no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil do ano passado, no Couto Pereira (porque no segundo, somente um acaso semelhante permitiria o revés do Palmeiras, que venceu, mas com insuficientes 2x 0).

Além disso, são seis os remanescentes do Coxa que participaram daquela goleada histórica e estarão em campo nesta noite, na Arena Barueri: Jonas, Emerson, Pereira e Lucas Mendes, que formam a mesma defesa de 2011, o meia-atacante Rafinha e o técnico Marcelo Oliveira.

Ocorre que naquela mesma edição de Copa do Brasil, o Coritiba não só derrubaria impiedosamente seu rival desta noite, como, também, chegaria à final e, por pouco, não levantaria a taça diante do gigante Vasco da Gama. No entanto, como dito no início do parágrafo anterior, a coisa não pára por aí. O Coritiba é um time organizado, que manteve a base do ano passado, sob o comando do mesmo treinador.

É claro que também existem defeitos no alviverde paranaense, que faz poucos gols como visitante (marcou apenas um nesta Copado Brasil). No Couto Pereira, porém, é praticamente imbatível: na competição, venceu todos com, pelo menos, dois gols de diferença.

Foto: globoesporte.com
E aí, provavelmente esteja o maior perigo para o Palmeiras: não vencer em Barueri ou vencer por poucos gols. Pois derrotar o Coxa em Curitiba não será fácil para os comandados de Felipão. Foi assim em 2011, nas quartas. Foi assim com o São Paulo na semifinal deste ano, na qual o Tricolor venceu pelo placar mínimo no Morumbi e, com 2 a 0, foi eliminado fora de casa.

Além disso tudo, também pesa em prol do Coxa a estabilidade da equipe, atual tricampeã paranaense e que no ano passado, além do vice nesse mesmo torneio, brigou por vaga na Libertadores, por meio do Campeonato Brasileiro, até a última rodada.

Junte isso ao fato de o Coritiba não ter a mesma pressão sob suas costas e já temos um forte adversário para bater de frente com o alviverde paulista. É claro que nenhum Coxa Branca quer ver seu time com um “bi vice” da competição, mas eles não estão em jejum de títulos como o Palmeiras, já que sua camisa não é tão grande quanto a do adversário, e, consequentemente, suas cobranças também não.

Por fim, o Palmeiras não terá Hernán Barcos, um de seus melhores jogadores (se não o maior), nas duas partidas, já que ele sofreu de uma crise de apendicite, e terá que ser operado. Além disso, Henrique, uma das peças-chave da equipe, foi expulso na segunda partida da semifinal, contra o Grêmio, e não joga o primeiro jogo. Já Marcos Assunção, outro importante nome do time, precisa tomar cuidado, já que está pendurado.

Foto: globoesporte.com
Complicou? Sim, mas quem disse que seria fácil? A grande chance do Palmeiras quebrar esse incômodo tabu apareceu. Com uma grande pedra, que pode muito bem virar esse jogo, no caminho. Mas apareceu.

Só o tempo dirá quem levará esse caneco, mas com certeza podemos esperar dois jogos muito disputados.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.