health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Coluna Pisando Fundo: os derradeiros?

Ao mesmo tempo que os brasileiros da GP2 carregam expectativas de título, também podem ser a última safra de brasucas na Fórmula 1

Rodrigo Vilela

Razia (ao centro) e Nasr (à direita): os últimos a pisar na
Fórmula 1? (foto: gp2series.com)
Esperamos que seja um engano. Mas Luiz Razia e Felipe Nasr podem ser os dois últimos brasileiros a ingressarem na categoria máxima do automobilismo a curto e médio prazo.

O baiano da Arden, agora líder do campeonato, já está em seu quarto ano na categoria e só agora emplaca. A seu favor, além de mais maduro e de pilotar com mais cabeça, o fato de que, por fazer parte do projeto de jovens talentos da Red Bull, ele pode ter, em teoria, uma vaga garantida em algumas das equipes da empresa de bebidas energéticas, daqui a um ou dois anos.

Para o brasileiro da Dams, o que conta a favor é o apoio de empresas como a OGX (de Eike Batista) e Banco do Brasil. O esforço não está sendo em vão. Nasr soma importantes pontos e deixa a boa impressão de que em 2013 poderá brigar por pódios e vitórias.

O sinal de alerta que eu me referi no subtítulo desta coluna é o fato de há tempos, o automobilismo brasileiro ser tratado como lixo pelas autoridades que regem nosso esporte a motor nacional. Os campeonatos inexistem: do kart, o piloto se vê obrigado a partir para a quase falida F3 sulamericana ou tentar a vida na Europa. Razia e Nasr são frutos da última geração que pôde desfrutar da Fórmula Renault. Ou seja, carregam uma boa experiência da base.

A salvação pode estar na Vicar, que "comprou" a categoria de monopostos da América do Sul e pretende criar mais duas categorias nacionais. É, talvez, a última cartada para que possamos reviver os áureos tempos de F-Ford, F-Chevrolet e F-Renault. É a mesma tentativa que fracassou na F-Futuro e na tenebrosa F-Brasil (que mal levava 12 pilotos para a pista).

Porque do jeito que a CBA vai indo, seremos obrigados a viver de lembranças.

Pit stop

*A etapa de Silverstone da GP2 garantiu a liderança do campeonato ao piloto da Arden, que foi o quinto na corrida longa e venceu a corrida curta. A vitória na primeira prova foi do mexicano Esteban Gutierrez. Felipe Nasr, da Dams, foi o terceiro na corrida curta, após um sétimo na corrida longa. Razia tem 165 pontos, seguido por Davide Valsecchi, que tem 159. Felipe Nasr é o 11º, com 46;

*Daniel Pedrosa espantou momentaneamente a sina de segundo na MotoGP. Neste final de semana, o espanhol da Repsol Honda venceu a prova de Sachsenring, na Alemanha, e assumiu a vice-liderança do campeonato. Jorge Lorenzo foi o segundo e aumentou sua vantagem no campeonato: 160 a 146. O então vice-lider, Casey Stoner, caiu na última volta quando disputava a posição com seu companheiro de equipe e agora é apenas o terceiro na tabela, com 140. Na Moto2 e Moto3, vitórias de Marc Marquez e Sandro Cortese, respectivamente. Eric Granado completou a prova da Moto2 na 27ª posição;

*A etapa de Daytona da Nascar coroou mais uma vez Tony Stewart. O piloto da Stewart-Hass / Chevrolet garantiu o triunfo no fim da prova, que terminou com um acidente que envolveu mais de 10 carros. Jeff Burton foi o segundo, seguido por Matt Kenseth, que lidera o campeonato com 676 pontos;

*Ryan Hunther-Reay segue mandando na Fórmula Indy. Neste final de semana, o piloto da Andretti venceu a terceira prova seguida, desta vez no circuito de Toronto, no Canadá, e assumiu a liderança do campeonato. Charlie Kimbal e Mike Conway completaram o pódio. O melhor brasileiro foi Tony Kanaan, em quarto. A próxima etapa acontece no dia 22, em Edmonton.

(Twitter:
@rodvs8)

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.