health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Fernando Alonso vence na Alemanha e se torna o favorito ao título



Piloto espanhol conquista sua terceira vitória no ano e começa a abrir vantagem para os demais adversários 

Por Lívio Galdeano
São Caetano do Sul/SP

Foto: Reuters
Os alemães lotaram o tradicional circuito de Hockenheim esperando por uma vitória do piloto da casa e atual bicampeão mundial, Sebastian Vettel, bem como um possível pódio do ídolo Michael Schumacher. Porém, esqueceram de contar para o melhor piloto da atualidade que a festa alemã estava programada.

Depois de um treino no sábado em que Alonso sobrou em condições de chuva e fez a pole com uma vantagem de quase um segundo para Vettel, se esperava que algo pudesse ser diferente com a perspectiva de tempo seco para o domingo.

Na largada, o espanhol manteve a ponta e viu seu rival travar um duelo com Schumacher pela segunda posição nas primeiras curvas. Logo Vettel conseguiu assegurar o segundo lugar e tentou alcançar Alonso, embora não o atacando, mas sempre mantendo uma distância que não deixasse o ferrarista abrir uma vantagem folgada.

O que se viu nas posições intermediárias dos pontos foi uma intensa briga envolvendo os carros da Force India e Sauber: Hulkenberg, Perez (com uma espetacular corrida de recuperação, tendo ganho 11 posições), Kobayashi e Di Resta travaram por muitas voltas uma disputa por pontos importantes, tanto para o campeonato de pilotos como para o de construtores.

No trecho final da corrida foi possível notar dois fatos na disputa pela vitória, um crescimento de Jenson Button, que parecia estar acomodado na terceira posição na corrida e Alonso tendo dificuldades para segurar a ponta. Ironicamente, em um dos momentos que o espanhol mais sofria com os ataques de Vettel, o seu outrora inimigo de McLaren, Lewis Hamilton o ajudou, pois embora estivesse uma volta atrás dos líderes em razão de um pneu furado, resolveu atacar Vettel por ter um rendimento superior ao alemão. Neste momento, Alonso conseguiu ter uma vantagem na corrida que lhe assegurou a vitória e viu o piloto da Red Bull passar a sofrer com um intenso ataque de Button, o qual resultou numa ultrapassagem do piloto inglês sobre o ídolo da torcida local.

Porém, na penúltima volta, quando Vettel apresentava um rendimento melhor que Button aconteceu uma manobra polêmica. Na tentativa de ultrapassar Button, Vettel colocou todo o carro para fora da pista em um trecho que a área de escape é coberta de asfalto e se utilizou disso para realizar a ultrapassagem. Imediatamente o piloto inglês reclamou da manobra e pouco depois do término da prova os comissários da FIA decidiram aplicar uma punição de 20 segundos ao piloto alemão, que lhe tirou do segundo lugar, o deixando em quinto. Assim, foi ultrapassado por Button, Raikkonnen e Kobayahsi.

Pelo lado dos pilotos brasileiros, novamente uma corrida ruim. Felipe Massa bateu na traseira da Toro Rosso de Daniel Ricciardo na largada, perdendo o bico e prejudicando sua corrida. Bruno Senna, por sua vez, errou em uma curva, saiu fora da pista e no retorno foi acertado pela Lotus de Romain Grosjean, que lhe rendeu um pneu furado e uma corrida sem destaque positivo.

Com a vitória de hoje, Alonso abriu 34 pontos para o segundo colocado no mundial, o australiano Mark Webber e fica a duas vitórias de se tornar o quarto maior vencedor da história da categoria ao lado de Nigel Mansell com 32 vitórias.

Um comentário:

  1. fantástica atuação do Alonso...
    pífia atuação dos brasileiros...
    ainda mais pífia a decisão dos comissários em punir o Vettel, simplesmente ridículo...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.