health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Londres-2012: Vôlei de Praia



Brasil tem potencial para sair de Londres como maior vencedor do Vôlei de Praia e quem sabe voltar para terras tupiniquins com quatro medalhas no peito


Por Samuel Santos
@samuelslm



Alisson e Emanuel favoritos ao ouro em Londres
Esporte olímpico desde Atlanta’1996. O Vôlei de Praia surgiu na década de 1920, nos EUA, mas foi nos anos de 1980 que o esporte se popularizou mundialmente. Em sua quinta olimpíada, o esporte já rendeu nove medalhas ao Brasil, sendo duas de ouro, cinco de prata e duas de bronze. No geral o país é o que detém maior número de conquistas, mas perde para os Estados Unidos nos critérios olímpicos, os ianques contam com cinco ouros, uma prata e um bronze.

Para os Jogos de Londres 48 duplas foram selecionadas, sendo 24 masculinas e 24 femininas. Os 16 melhores colocados no ranking da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) mais os vencedores das eliminatórias continentais estarão em Londres para a disputa da Olimpíada. Cada país pôde enviar no máximo duas duplas por categoria, mesmo que este país tivesse mais atletas com direito a disputar os Jogos. 

As duplas foram dividas em seis grupos com quatro times. Os times jogam entre si dentro do grupo, os dois melhores colocados mais os dois melhores terceiros colocados classificam para as oitavas de final, do Torneio Olímpico. 

No masculino, o Brasil estará representado no grupo A, por Alisson e Emanuel e no grupo F, por Ricardo e Pedro Cunha. Na competição feminina, Juliana e Larissa representam o país no grupo A, enquanto Talita e Maria Elisa jogarão pelo grupo E. 


Chance de Medalha


Os atletas brasileiros chegam a Londres com reais chances de medalha no vôlei de praia. No masculino, Alisson e Emanuel lideram o ranking da FIVB e são favoritos ao ouro ao lado dos norte-americanos, Rogers e Dalhausser. 


Pedro Cunha e Ricardo apostam na experiência de Ricardo pra brigaram por medalhas. Atuais sexto colocados no ranking, os brasileiros podem lutar pelo bronze, mas para isso precisarão manter as boas atuações do Circuito Mundial. 


A dupla brasileira Juliana e Larissa chega a Londres com 500 pontos de vantagem pra as segundas colocadas no ranking, as chinesas Zhang Xi e Xue, e são amplas favoritas na disputa pelo ouro. Além das chinesas, outra dupla que pode ameaçar é Walsh e May, eternas carrascas do vôlei brasileiro. As norte-americanas já não estão na mesma forma dos Jogos de Atenas e Pequim, mas devem ser levadas em conta na briga pelo Ouro. 


Talita e Maria Elisa chegam para a Olimpíada como a quinta melhor dupla do mundo e podem sonhar com uma medalha em solo britânico. Para isso, será necessário que a dupla supere, além das chinesas e Walsh e May, outra dupla norte-americana Kessy e Ross. 


Portanto, o Brasil tem potencial para sair de Londres como maior vencedor do Vôlei de Praia e quem sabe voltar para terras tupiniquins com quatro medalhas no peito e 13 na história do esporte. Que mesmo estando apenas em sua quinta Olimpíada já é um dos que mais trouxe alegrias aos brasileiros, junto com a Natação, Vela, Atletismo e Judô.


Imagem: CBV

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.