health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

O segredo do Barcelona


A marcação é a maior arma do time que joga mais bonito no mundo. 

Felipe Mussa  
Rio de Janeiro/RJ
Eles são rápidos, habilidosos e entrosados. Tem maior posse de bola e assim o controle de todos os seus jogos. Isso todo mundo sabe, mas por incrível que pareça a principal razão de todo esse domínio é antagonicamente a marcação.  

Organizada, sob pressão e incessante. Sempre dois ou três marcadores ao redor de cada jogador adversário com a bola, o Barcelona não dá tempo nem espaço para pensar. Eles tem a posse de bola por que trocam muitos passes durante o jogo, mas conseguem essa posse roubando a bola muito rapidamente.

Eles se esforçam tanto na marcação para justamente poder descasar com a bola no pé. Você já deve ter ouvido falar que o clube catalão toca a bola despretensiosamente, ou sem muita objetividade. Claro, nesse momento eles estão se recuperando do enorme esforço que fizeram para recuperar a posse de bola.  

A marcação é sempre adiantada, fechando todas as saídas de bola possíveis e com preferência para pressionar os jogadores menos habilidosos do time adversário. Claro, que essa característica do Barcelona já foi falada e discutida, mas não com a importância que realmente tem dentro do esquema tático desse time espetacular.

Incrível perceber que em um paradoxo espetacular, o time que é considerado o que joga mais bonito no mundo só consegue ser assim em função da sua imensa capacidade de marcação sobre pressão. Sumindo com os espaços, multiplicando os marcadores e sempre recuperando a bola rapidamente para descansar e atacar.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.