health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Dois pra lá e dois pra cá e a impaciência excessiva da torcida atleticana com o time


Atlético e Cruzeiro empatam em jogo movimentado na Arena do Jacaré, torcida do Galo precisa ser paciente mais uma vez para empurrar o clube a novas conquistas.

Por Samuel Santos - @samuelslm




Foto: Bruno Cantini/Divulgação Atlético

Atlético e Cruzeiro se enfrentaram neste domingo na Arena do Jacaré, pela décima e penúltima rodada do Campeonato Mineiro. A partida valia a liderança na primeira fase do estadual para quem vencesse. Mas, mais do que isso, para a torcida atleticana, única autorizada a entrar no estádio, a partida tinha um sabor de vingança após o 6 a 1 aplicado pelo Cruzeiro na ultima rodada do Brasileirão 2011.

No primeiro tempo o Galo dominou a partida não tendo sofrido nenhum chute no gol e foi para o intervalo vencendo por 2 a 0, gols de Danilinho e André. E a vitória que parecia garantida desmoronou na segunda etapa. O Cruzeiro voltou com outro pique e igualou a partida com 2 gols de Anselmo Ramon. Empate com sabor de vitória para a Raposa e sabor de derrota para o Galo. Após o empate cruzeirense se um jogador atleticano pegava na bola era logo vaiado pela própria torcida, a mágoa pela goleada sofrida em dezembro útilmo ainda prevalece.

Mas o que mais o clássico ofereceu para uma análise das perspectivas do Atlético para o restante da temporada? Ficou a certeza que o clube precisa de um goleiro experiente para o restante do ano. O jovem Renan Ribeiro foi pedido exaustivamente pela Massa atleticana no time profissional quando ainda estava na base, mas um ano e meio após assumir a condição de titular. O jovem não passa confiança aos zagueiros e muito menos aos torcedores que pedem a cabeça do goleiro. Outro aspecto a ser observado é o alto índice de impaciência da torcida com alguns atletas, no caso do clássico deste domingo, Richarlyson e Guilherme faziam boas atuações, mas após o empate a torcida não deixou os atletas em paz, com vaias atrás de vaias.

A torcida alvinegra precisa esquecer os últimos anos inglórios do clube e apoiar o atual elenco de jogadores que em 90% foi mantido do ano passado, após uma recuperação heroica para escapar mais uma vez do rebaixamento. Tomamos como exemplo o Fluminense de 2009 que era decretado como rebaixado, mas escapou e manteve a base da equipe para 2010, quando foi campeão brasileiro. A equipe carioca fez um trabalho de contratações pontuais para os setores carentes do clube, a mesma coisa está sendo feita pela cúpula atleticana, apesar de ainda faltarem um camisa dez, um goleiro(como já dito) e um lateral esquerdo.

O elenco atleticano precisa do apoio da torcida para desenvolver bom futebol e brigar no topo do campeonato nacional este ano. Ou não podemos considerar um time que tem Réver, zagueiro de seleção, Richarlyson, tricampeão nacional, Filipe Soutto e Bernard, duas revelações da base, mas que já contam com um brasileirão nas costas e André, ex-garoto da Vila que apareceu para o mundo, no não distante 2010 como um dos principais goleadores do Brasil, um time forte e que pode brigar pelo menos por uma vaga na Libertadores de 2013?

Claro que o time não está pronto, mas a partida de hoje foi uma amostra que a equipe tem potencial e pode jogar na velocidade dos meias Danilinho, Bernard e Escudero, hoje desfalcou o time por contusão. Porém, para alçar voos mais altos nesta temporada será preciso esforço conjunto da diretoria, comissão técnica, para reforçar o elenco. Dos jogadores para demonstrar raça e ajudar no processo de aproximação com a torcida e da própria torcida que precisa deixar a desconfiança de lado e dar apoio ao time, principalmente agora com a volta dos jogos em Belo Horizonte no novo estádio do Independência.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.