health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Vai amarelar?


Manchester City vai aos poucos perdendo a chance de ser campeão ingles para um adversário complicado: ele mesmo.

Luiz Guilherme de Almeida
Belo Horizonte - MG

A exatos um mês atrás, aquele que olhasse para a tabela do Campeonato Inglês veria um Manchester City na liderança jogando de forma consistente, soberana. Contava com sua invencibilidade de todo o campeonato atuando em casa e conseguia apresentar futebol eficiente fora também, arrematando importantes vitórias. Roberto Mancinni realizava um rodízio do elenco, sempre mantendo o futebol vencedor na Premier League. O Manchester United entretanto seguia na cola, esperando um único vacilo para poder se apossar da liderança. E o fez. Cascudo como sempre foi, o United roubou a liderança do City nesse mês de março com muita competência, mas muito se deve à incompetência do City em se manter no topo. Será que pesou a possibilidade de sagrar-se campeão após 44 anos?

E agora Mancini?
Fato é que o City vem perdendo esse campeonato para ele mesmo. Um reflexo disso são os pontos conquistados no último mês. Dos 12 pontos disputados, a equipe conseguiu apenas 5. Uma vitória frente ao Chelsea, empates – jogando mau – com Stoke City e Sunderland e a derrota para o Swansea. Ao mesmo tempo, viu seu rival de Manchester somar 12 pontos em 12 disputados e tirar toda a diferença, além de abrir 5 pontos de vantagem. 

A tabela do City também o credencia a complicar-se. Das 7 rodadas restantes,  os Citizens irão pegar pedreiras como o Arsenal (fora), Newcastle (fora) e o confronto direto com o United (casa). São três jogos duríssimos onde a vitória é a única coisa incerta. Já o United tem uma tabela muito mais tranquila, pegando adversários da parte média-baixa da classificação, excluíndo o bom Sunderland.

Mas qual seria o motivo dessa queda da equipe de Roberto Mancinni? São alguns fatores. A começar pela queda de David Silva. Talvez o grande nome do City na Premier League- são 5 gols e 14 assistências- o meia espanhol  vem caindo de rendimento nas últimas rodadas. Tem sido menos brilhante durante os jogos e vem sendo facilmente anulado pelas defesas adversárias. Isso afeta diretamente o desempenho da equipe. Sem Silva articulando como antes, a equipe sofre em lucidez entre o meio e o ataque, apesar de tantos bons nomes nesses setores.

A defesa do City também passa por um momento instável na temporada. São 6 gols sofridos nas últimas 4 partidas. O miolo de zaga com Kompany e Lescott tem falhado em jogadas pelo alto enquanto pelas laterais e cabeça de área, a equipe tem sido afetada pela cobertura ineficiente em alguns momentos. Os gols do empate em 3x3 com o Sunderland demonstram bem o momento, lances de contra-ataques rápidos e bolas levantadas na área.

O City começou a acentuar também suas dificuldades em jogar fora do Etihad Stadium. Se dentro de casa a equipe vinha de incríveis 20 vitórias consecutivas pela Premier League, fora dela o futebol vem caindo.  Nas últimas oito partidas como visitante, foram apenas duas vitórias. Muito pouco para uma equipe que luta pelo título e o disputa contra um indiferente Manchester United.

Nem tudo está perdido ainda. Os Citizens tem um técnico talentoso comandando um elenco que o proporciona inúmeras perspectivas de alterações e correções. Os atacantes tem cumprido seus papéis, se lhe serve como alento. Contam ainda com o retorno de Carlitos Tevez, que vem demonstrando vontade. Mas pessoalmente eu acho tarefa difícil a retomada da liderança. Pela tabela de ambos os concorrentes, pelo futebol jogado e principalmente pela diferença que vai se abrindo a favor do Red Devils. A queda nessa fase derradeira da Liga veio no exato momento em que o rival de Manchester incorpora seu já conhecido espírito anual de sprint final rumo ao título. E sabemos que é difícil parar um United embalado, sem estar disputando nenhum título Europeu, somados ao  “sangue nos olhos” em vencer e impedir seu grande rival de sair da fila.

Corremos até o risco de não termos o esperado confronto do dia 30 de abril entre os rivais de Manchester como a final de campeonato que pintava ser.

7 comentários:

  1. City e Chelsea sempre amarelam, falta tradição!

    ResponderExcluir
  2. Po...Falar que o Chelsea amarela é sacanagem (3 títulos da EPL de 2004 pra cá).

    Além de Silva, Barry, Toure e Nasri são outros que decairam sensivelmente nas últimas 10 rodadas (ou seja, todo o meio campo do time).
    Creio que o City ainda é uma equipe ques esta criando identidade. Precisa de um jogador chave...um Wayne Rooney...um Frank Lampard pra conseguir alcançar o topo (Carlos Tevez não foi esse cara).
    Another good one mate!

    ResponderExcluir
  3. Não acho o Lampard um jogador chave...
    Na Inglaterra, jogadores chaves são : Giggs, Rooney, Gerrard e Van Persie

    ResponderExcluir
  4. Talves atualmente o Lampard não seja mais um jogador chave para a equipe do Chelsea...no entanto...entre 2004 e 2010, este jogador teve média superior a 20 gols por temporada (além de mais de 10 assistências) que resultaram em 3 títulos da EPL. Números incríveis para um jogador do meio campo nesta liga. Eleito 2.o melhor jogador do mundo pela FIFA em 2005. Melhor jogador da EPL nas temporadas 04-05 e 05-06...bem...acho que é o suficiente...

    ResponderExcluir
  5. Digo atualmente.
    Se fosse assim, o Pelé voltava a jogar...

    ResponderExcluir
  6. Po Caio...então por qual razão o Giggs foi mencionado? E aqui digo que admiro muito este jogador. Uma lenda para o clube que defende e um modelo de profissional para todos no entanto, não é mais um jogador que ganha campeonato ha (pelo menos) 2 temporadas...O mesmo vale para o grande Steve G. Outra lenda para seu clube mas também sem grande impacto ha umas 2 temporadas. O que eu quis dizer no primeiro post refere-se justamente ao City não possuir um jogador da estirpe destes mencionados. O cara pra decidir e navegar o time nos momentos difíceis da liga. Vide a temporada 94/95.

    ResponderExcluir
  7. Giggs na temporada passada (10/11) foi um dos melhores jogadores do Man United ao lado de Nani e Rooney.

    Gerrard vem jogando em altíssimo nível, 3 gols contra o Everton, rival local. E o Liverpool tem um bom desempenho nas copas nessa temporada com participação de Steve G.

    Claro, ele se lesionou nesta temporada, poderia ter ajudado mais. Mas quando esteve em forma foi um grande jogador, o que não vejo mais no Lampard e vi em 2 temporadas somente.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.