health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Atlético-Pr e Coritiba


Atletiba, o grande clássico do Paraná
 
Por Jessica Hellyrha
Curitiba/PR
No próximo domingo (22) às 16h no Estádio Major Antônio Couto Pereira, Coritiba e 
Atlético vão se enfrentar pela 10° rodada do Campeonato Paranaense num jogo 
que promete muitas emoções. O Coritiba, líder do segundo turno busca a vitória e caso vença enfrentará o rival Atlético na final. Já o campeão do primeiro turno quer assumir a liderança, conquistar o segundo turno e o Paranaense sem precisar de final.

Voltando um pouquinho ao passado, o primeiro atletiba oficial aconteceu em 8 de junho de 1924, no Parque Graciosa pelo Campeonato Paranaense com vitória do Coritiba por 6 x 3. A primeira vez que o clássico decidiu um Campeonato Paranense foi em 1941 com vitória do Coritiba por 1 x 0.
 
Ao total já foram 349 clássicos, 191 partidas realizadas no Couto Pereira, com 133 vitórias do Coritiba e 109 do Atlético, e 107 empates. O número total de gols é de 1008, sendo que 530 foram marcados pelo Coritiba e 478 pelo Atlético. O maior público foi em 17 de dezembro de 1978 com mais de 55 mil torcedores do Atlético e do Coritiba no Couto Pereira.
 
Mas de todos os atletibas já realizados o que mais chamou a atenção foi o primeiro clássico deste ano. Devido às obras que estão sendo feitas na Arena da Baixada para a Copa de 2014 o Atlético-Pr tem usado o estádio Durival de Brito e Silva, mais conhecido como Vila Capanema para mandar seus jogos, sendo que neste estádio não era realizado um atletiba há 35 anos, o último foi em 23 de janeiro de 1977. 
 
No dia 22 de fevereiro deste ano foi realizado o primeiro clássico com a presença de uma única torcida, como era o Atlético o mandante do jogo, haviam apenas rubro negros na Vila Capanema.
 
No clássico de domingo também será permitido a entrada de uma torcida só. Como o jogo será na casa do Coritiba, apenas torcedores alviverdes poderão entrar.
 
Na coletiva de imprensa após o jogo contra o Operário em Ponta Grossa, o técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira declarou:

“Temos uma semana cheia para trabalhar, treinar finalizações e descansar. Tudo isso vai nos dar uma semana produtiva para chegar bem no clássico”.
 
Para o técnico do Atlético, o Coritiba tem uma equipe muito forte fisicamente, o que vai tornar o jogo um confronto entre o físico e o técnico.
 
“Clássicos são de muito cuidado e o Coritiba é uma equipe que fisicamente é muito forte. Será  um clássico entre o físico, o técnico e o tático. Tomara que tenhamos contundência e alcancemos o objetivo que todos esperamos”. Declarou Carrasco.
 
Como em todo clássico há muita rivalidade, deixem a rivalidade dentro de campo com os jogadores, torcedores alviverdes que forem ao jogo domingo, vão somente para assistir ao jogo, torcedores rubro negros que não tem a entrada liberada para assistir ao jogo no Couto Pereira, não vão pra lá.
 
Cantem, gritem, apoiem, vibrem, mas sem violência! Agredir um torcedor do time adversário não mudará o resultado do jogo, pensem nisso!

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.