health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Oitenta anos do primeiro Ba-Vi

A história do maior clássico da região Nordeste do Brasil, duas torcidas apaixonadas que se degladiam por oito décadas pela soberania do futebol baiano. Muito futebol, folclore e..mandinga.
As equipes de Vitória (vermelho e preto) e Bahia (branco) posadas juntas no primeiro Ba-Vi
10-04-1932

O dia 10 de abril de 1932 marcou o início de um dos maiores duelos do futebol brasileiro. Pela primeira vez Bahia e Vitória se enfrentavam em uma partida válida pelo Torneio Início do Campeonato Baiano de 1932, realizada no Campo da Graça, em Salvador.O jogo teve apenas 20 minutos de duração, que era a regra do campeonato e foi vencida pelo tricolor baiano por 3X0 com dois gols de Raul e um de Gambarota.

Na ocasião desse primeiro enfrentamento entre os dois clubes, o Bahia tinha um ano de fundação, criado com a fusão de dois clubes da capital baiana e já havia conquistado o Campeonato Baiano de 1931. Já o Vitória já era um clube de certo nome, considerado o preferido da aristocracia baiana e á aquela altura tinha dois títulos baianos em 1908 e 1909.

Após essa partida, no mês de setembro do mesmo ano foi realizado o primeiro Ba-Vi oficial pelo Campeonato Baiano de 1932. E de novo, deu Bahia também po 3X0. O primeiro triunfo do Vitória sobre o rival foi em 2 de julho de 1934, vencendo por 4X3. O resultado acabou causando o suicídio de Bitonha, que havia sido preso por agredir o árbitro e ficou envergonhado de ver sua foto nos jornais.

A primeira decisão de Campeonato Baiano a ter um Ba-Vi foi em 1947, vencido pelo Bahia. A primeira final vencida pelo Vitória foi em 1956, ainda válido pelo Estadual de 1955. O rubro-negro baiano acabou levando a melhor por 4X3, levantando o título diante de seu maior rival. Estava consolidada grade rivalidade.

Até os anos 50 o Vitória era um clube amador, enquanto eles ficavam no amadorismo, o Bahia ia conquistando a hegemonia do futebol baiano ganhando um título após o outro. Em pouco tempo a torcida do Bahia era maior do estado. Em 1953 o Leão da Barra resolveu profissionalizar todo o seu Departamento de Futebol e disputar o Campeonato Baiano novamente, já que havia ficado de fora em algumas ocasiões por ser amador.

Os anos setenta chegaram e ainda o Tricolor de Aço dominava a cena do futebol da Bahia. Foi aí que em 1972, na Fonte Nova, com direito a Caetano Veloso e Gilberto Gil, torcedores do Bahia volando do exílio em Londres, que o Leão venceu o Bahia, de Beijoca por 2X1. Foi essa geração que foi considerada a melhor da história do rubro-negro, formada principalmente por Osni (e seus 1,55m) e Mário Sérgio.

Na década de oitenta o fato marcante foi a geração formada entre 1986 e 1989 que tinha como líder Bobô, responsável pelo bi-campeonato brasileiro do Tricolor. Enquanto o Bahia era uma realidade no futebol brasileiro, o Vitória começava a se estruturar para ser uma das grandes forças do Brasil nos anos noventa.

E foi em 1992 que uma geração de jovens jogadores levou o Vitória de volta à Série A do Campeonato Brasieiro e de lambuja, ficou com o vice-campeonato brasileiro de 1993 perdendo pro Palmeiras. Ao mesmo tempo, o Bahia enfrentava um momento de crise muito grande, culminando no rebaixamento para a Série B em 1997. Em 1999, o Vitória ganhou o seu maior título: a Copa do Nordeste.

Bahia e Vitória já presenciaram juntos os seus piores momentos de suas histórias: foram rebaixados para a Série C em 2005. Sendo que o Vitória retornou para a Série B em 2006 e o Bahia em 2007. Hoje, o Bahia disputa a Série A, enquanto o Vitória voltou em 2010 para a Série B do Campeonato Brasileiro, no Campeonato Baiano, nos últimos dez anos, a hegemonia é do Vitória que em quatro Ba-Vis decisivos nos últimos dez anos, o Leão ganhou todos. O Bahia não conquista um título desde 2002, que foi a Copa do Nordeste. O Vitória, por sua vez foi campeão baiano em 2010, em cima do Bahia na final.

Clássico é clássico, como dizem, mas Ba-Vi não é clássico, é algo sobrenatural, tem festa, tem cor, tem torcida, tem mandinga, é o único clássico onde as duas torcidas entram juntas no estádio...enfim...Ba-Vi é Ba-Vi.

NÚMEROS DO BA-VI
Total de partidas: 443
Vitórias do Bahia: 177
Vitórias do Vitória: 136
Empates: 130
Gols do Bahia: 595
Gols do Vitória: 496
Primeiro Ba-Vi: Bahia 3X0 Vitória (10/04/1932)
Ba-Vi mais recente: Vitória 3X2 Bahia (18/03/2012)

2 comentários:

  1. Leo fernandes,
    Tem algumas corrreções a serem feitas no seu texto "O Vitória é o atual campeão baiano." O atual campeão baiano é o Bahia de Feira que derrotou o Vitoria no ano passado, conquistando um título do estado. Atualmente o Vitoria é serie B e o ultimo título do Bahia foi em 2002 pela Copa do Nordeste sobre o Vitória no empate por 2x2 no Barradão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigido, cara
      A pressa foi a inimida da perfeição
      Mas tá corrigido

      Excluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.