health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

LE na SP Indy 300: Como virão os brasileiros pra prova de domingo?

Bia Figueiredo, Hélio Castroneves, Rubens Barrichello e Tony Kanaan vêm como esperanças de vitória. Veja porque acreditar em uma vitória brasileira.


Rubens, Hélio, Tony e Bia na coletiva de imprensa de ontem a tarde no Anhembi: Metas são distintas, mas o objetivo é o mesmo: Fazer um bom papel no Brasil. (FOTO: Fabio Setimio / Fotoarena)

Por Cleyton Santos*

De São Paulo-SP

Após o primeiro dia do evento SP Indy 300 - para destacar teremos amanhã como dia de coletivas e preparos dos carros e depois no fim de semana, eles vão pra pista - deu pra notar que os quatro pilotos brasileiros estão bem confiantes para um bom resultado, até mesmo uma vitória, quem sabe.


Mas o
Leitura Esportiva analisou os quatro pilotos e seus desempenhos para colocar os pingos nos is e ver quais serão as possibilidades de cada um deles:

Hélio Castroneves #3 (FOTO: Fabio Setimio / Fotoarena)
Idade: 36 anos
Equipe: Team Penske

Posição na temporada: 2º, com 103 pontos
Desempenho:
Vitória em St.Petersburg
3ºcolocado em Barber
13º em Long Beach

Na última SP Indy 300: 21ºlugar
Três títulos de Indianápolis: 2001, 2002 e 2009


Pontos fortes:
Helinho é um piloto que sempre busca o limite de seu carro, mesmo. Guiando o seu Penske #3, o "Spider-Man" se recuperou após um 2011 muito difícil, como ele próprio afirmou na coletiva de ontem, no Anhembi.
Além disso, a Penske outra vez chega forte na disputa pelo título da IndyCar.

Pontos Fracos:
Queira ou não, Will Power é uma força em circuitos mistos. Power consegue tirar muito tempo em trechos que nem o próprio Hélio pensava que era possível tirar tempo. Em uma corrida aonde a equação velocidade e cuidado é praticamente "50/50", o australiano consegue ser superior não apenas a Hélio, mas a todos os outros pilotos da categoria.


Rubens Barrichello #8 (FOTO: Fabio Setimio / Fotoarena)
Equipe: KV Racing
Posição na temporada: 9º, com 62 pontos
Desempenho:
17º em St.Petersburg
7º em Barber
9º em Long Beach

Na última SP Indy 300: Não correu, pois era piloto da Williams na F1
Duas vezes vice-campeão da F1: 2002 e 2004

Pontos fortes:
O tempo de bagagem de Rubens Barrichello após 19 anos na F1 fazem com que ele tenha uma experiência bem acima da média, e já está se adaptando ao novo estilo de pilotagem da IndyCar, e o tempo a mais de treino que ele têm (meia hora + um conjunto de pneus) por ser um "rookie"(novato) pode ser preponderante para que Rubens consiga um bom resultado no Anhembi.

Pontos Fracos:
 A KV Racing ainda é uma equipe de nível médio, mas está se reestruturando. Ainda assim, é um time que pode incomodar levemente, mas nada que impacte tanto Penske e Chip Ganassi. Mas o maior ponto fraco de Rubens é justamente a falta de conhecimento da pista. Por isso falo que esta meia hora a mais é importantíssima, ainda mais aqui no Brasil, em que a pista só será aberta pros carros no sábado.


Tony Kanaan #11 (FOTO: Fabio Setimio / Fotoarena)
Idade: 37 anos
Equipe: KV Racing

Posição na temporada: 12°, com 54 pontos
Desempenho:
OUT em St.Petersburg
21º em Barber
4º em Long Beach
Na última SP Indy 300: 22ºlugar
Campeão da IndyCar em 2004


Pontos fortes:
Falar de Tony Kanaan é falar de estabilidade. Sim, estabilidade. Dentro das pistas, Tony consegue segurar um carro dentro de ovais, pistas mistas e pistas de rua (caso do Anhembi), com uma maestria impressionante. Campeão da temporada 2004, Kanaan chega a sua 2ªtemporada na KV Racing querendo fincar o nome da equipe entre as grandes potências da categoria. Tudo isso passa por atazanar a vida de Penske e Chip Ganassi, e disso ele sabe muito bem, pois cansou de fazer isso pela Andretti Autosport.

Pontos fracos:
Tony sofreu bastante com problemas no carro, com direito a dois abandonos em St.Petersburg e em Barber, mas depois ele parece que achou a mão em Long Beach. Mesmo assim, o desempenho da KV comparando-o com o desempenho de 2011 é inferior. E provavelmente a solução virá na Indy 500.

Bia Figueiredo #25 (FOTO: Fabio Setimio / Fotoarena)
Idade: 27 anos
Equipe: Andretti Autosport
Posição na temporada: Ainda não estreou na temporada - está previsto que ela corra São Paulo e a Indy 500
Na última SP Indy 300: 24ºlugar

Primeira mulher a vencer uma corrida da Formula Renault (2003) e da Indy Lights (2008), sendo escolhida como destaque do ano

Pontos fortes:
Bia Figueiredo é jovem, já apareceu em maior destaque, mas agora terá pelo menos, um carro de nome. A Andretti pode não ser mais aquela grande que esbugalha os olhos de quem vê, mas batalha como um leão. Dá pra se dizer que talvez seja a grande chance da carreira dela na IndyCar. Ela afirmou na coletiva entre os pilotos que vai tentar andar o mais rápido possível.

Pontos fracos:
O fator de não fazer uma temporada completa pesa contra Bia. Por mais que esteja habituada ao carro, a ausência de ritmo de corrida pode pesar na prova do Brasil.

*O jornalista está na cobertura da SP Indy 300

Um comentário:

  1. Legal. Além da análise jornalistica vc fez uma análise SWOT dos pilotos. Por que a Bia Figueiredo não corre com mais regularidade?

    Sucesso!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.