health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Sinal de alerta ligado

Com um elenco regular e com condições para fazer um campeonato sem muitos sustos, Genoa engatou uma série de 11 jogos sem vitórias e corre o risco de descenso, à dois pontos da zona de rebaixamento

Por Arthur Barcelos
De Marabá-PA

A fase e tão ruim que até mesmo o artilheiro do time, Palacio, com 17 gols, vem mal (Foto: Getty Images)
Acostumado a ficar no meio da tabela desde que voltou para a elite do futebol italiano, na temporada 2007/08 - em sua maioria na 10ª colocação e até mesmo figurando uma vez entre os cinco primeiros, em 2008/09 - o Genoa, mesmo com um elenco razoável e um bom trio de ataque, o time genovês parece estar disposto a fazer companhia ao seu maior rival na Serie B, a Sampdoria.

A falta de planejamento talvez venha sendo o principal defeito da equipe que tem como presidente Enrico Preziosi, onde os Grifoni movimentaram bastante as últimas janelas de transferências, o que evidencia esse desespero por formar um grupo com força para brigar pelas limitadas vagas europeias, contratando jogador atrás de jogador, mas sem pensar no melhor para o elenco.

Outro defeito do time de Preziosi é a inconsistência no comando técnico, contratando nomes fracos para a função e sem o devido apoio. Na temporada passada, 2010/11, o Genoa conseguiu enganar com uma décima colocação, mas em 2011/12 os problemas afetaram demais no campeonato. 

A coisa está feia, Malesani (Foto: Getty Images)
Neste ano de 2012, em 16 partidas, a equipe venceu apenas três vezes, sofrendo sete derrotas e outros seis empates. Sendo que, nas últimas 11 pelejas disputas, o time da Ligúria não venceu nenhuma, resultando na demissão de Pasquale Marino e na volta de Alberto Malesani ao comando técnico, após ter dado lugar ao próprio Marino, em janeiro.

Nem Malesani, muito menos Marino, conseguiram ajustar a defesa, que em boa parte dos jogos se torna refém de um meio-campo pouco combativo e também improdutivo, nem garantindo segurança aos defensores, nem fazendo a bola chegar com qualidade aos atacantes. E não à toa, o time genovês possui a pior defesa da Serie A, onde sofreu incríveis 58 gols em 32 partidas, o que dá uma média de quase dois gols/jogos sofrido. Mesmo com as boas atuações de Frey, que destoa entre os "backs".

Kaladze é só mais um dos vários problemas da pior defesa da Serie A (Foto: Getty Images)
Desde que Malesani voltou, no começo de abril, o time jogou duas e empatou duas, contra os fraquíssimos, e praticamente rebaixados, Novara e Cesena. Restam seis jogos para o final da Serie A, seis jogos para afastar o fantasma do descenso. Para isso a equipe terá de se superar e, principalmente, voltar a vencer, para que não seja ultrapassado para o Lecce, que vem mostrando um sinal de recuperação - venceu as duas últimas partidas e não perde há cinco. A sequência é bem complicada, o que aumenta ainda mais as chances de rebaixamento: Milan (Fora), Siena (Casa), Bologna (F), Cagliari (C), Udinese (F) e Palermo (C).

2 comentários:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.