health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Definida a final do primeiro turno do Parazão



Apósrevés na capital, Cametá e Águia se recuperaram jogando diante de suas torcidase realizarão a final da Taça Cidade Belém, válida como primeiro turnodo Campeonato Estadual do Pará.

Por Arthur Barcelos
Futebol Nacional - Pará

Surpreendente é a palavra que melhor define a final do primeiroturno do Parazão. No jogo de ida, ambos realizados em Belém, os times da casa,Tuna Luso e Remo construíram uma ótima vantagem parao segundo jogo, entretanto não souberam administrar a vantagem e,Cametá e Águia de Marabá, dois times do interior paraense - o primeiro aonordeste do Estado, o segundo ao sudeste - são os dois finalistas.

No Parque do Bacurau, em Cametá, o time da casa precisando vencerpor uma diferença de três gols para reverter o placar do jogo de ida - 4x1 paraa Tuna Luso - começou pressionando e com menos de 10 minutos de bola rolando jáhavia perdido boas chances de abrir o placar. A justiça foi feita aos 14,quando Marcelo Maciel foi derrubado na área cruzmaltina. Na cobrança, oartilheiro do Parazão, Rafael Paty inaugurou o placar. Ameaçada, a Tuna selançou ao ataque, porém, o Mapará em veloz contra-ataque ampliou a vantagem.Américo invadiu a área, foi até a linha de fundo e tocou para trás, Jailsonaproveitou e marcou. O jogo continuou quente, com chances para ambos os times,no entanto o gol não saiu.

O artilheiro Rafael Paty mais uma vez foi decisivo para o Mapará ao marcar dois gols. (Foto: Antônio Lopes/Diário Online)
Nosegundo tempo, precisando ainda de um triunfo, o Cametá foi ao ataque. Em novajogada do lateral Américo, o Mapará chegou ao terceiro tento, com oito minutosda etapa final. E novamente Rafael Paty decidiu, chegando a marca de sete golsno campeonato.

Já em Marabá, no Estádio Zinho Oliveira, Águia e Remo fizeram um jogo quente,marcado por uma briga generalizada entre os jogadores na etapa final. Coma bola rolando, no entanto, o time da casa foi quem tomou conta do jogo. Noprimeiro tempo, o time da capital paraense conseguiu se segurar graças às boasdefesas do veterano goleiro Adriano, e também pela falta de pontaria dosatacantes marabaenses, que ainda tiveram um gol mal anulado pela arbitragem,além de outras seis, sete boas oportunidades de gols. Tudo isso porque o timedo Águia conseguia dominar o meio-campo e chegava facilmente na áreaadversária.

Na volta do intervalo João Galvão, técnico do Águia, colocou oexperiente atacante Wando - ex-Vila Nova, Cruzeiro, Botafogo e outros - na vagado volante Diogo, deixando apenas Analdo como único homem de marcação no meio.A alteração audaciosa surtiu efeito logo aos sete minutos, quando Flamel lançouo atacante que tocou na saída do goleiro azulino. O time marabaense continuoupressionando e, 18 minutos depois, em confusão na grande área a bola sobroupara Branco garantir a classificação para a final.

Branco mais uma vez foi decisivo e marcou o gol da classificação. (Foto: Mário Quadros/Diário Online)
Poucodepois, um fato lamentável ocorreu no Zinho Oliveira. Tudo graças a uma entradaviolenta do goleiro Alan, do Águia, em cima de Betinho, fora da área. Alicomeçou a confusão, que logo se tornou uma briga generalizada entre osintegrantes da comissão técnica e jogadores de ambos os times. O meiaMagnum (Remo) acertou um soco no rosto de Branca, enquanto o goleiro reserva dotime marabaense, Miro revidou com a bandeirinha do escanteio. Porém, a açãomais chocante ocorreu quando Alexandre Carioca (Águia) acertou com um tripé, deuma máquina fotográfica da imprensa, nas costas do lateral-esquerdo remista,Aldivan, que nem participou da confusão - estava amarrando o cadarço de suachuteira.

Foram algumas expulsões, Aldivan foi levado ao hospital, enquantocerca de cinco pessoas - jogadores e um integrante da comissão técnica do Águia- foram levados para a delegacia imediatamente. Foram quase 30 minutos deparalisação, até o árbitro ter dado a continuidade ao jogo. O Remo foi aoataque, porém, sem sucesso não conseguiu o gol, classificando o time marabaensepara a final da Taça Cidade Belém.

Confusão no Zinho Oliveira. Na imagem podemos ver Aldivan com as mãos nas costas (à esquerda) e Branco, caído no chão (à direita). (Foto: TV Liberal/Globo)
Horasdepois do jogo, o lateral Aldivan, depois de ter recebido a assistência média,decidiu fazer o B.O. (Boletim de Ocorrência) contra Alexandre Carioca,entretanto, acabou retirando a queixa depois de conversa com o mesmo. O diretorda Federação Paraense de Futebol declarou que o Águia não corre risco de perdero mando de campo, enquanto espera a súmula do árbitro para encaminhar tudo aoTJD (Tribunal de Justiça Desportiva), que deverá julgar o caso após o Carnaval.(Informações do Portal ORM)

Águia e Cametá farão o primeiro jogo da final no Parque doBacurau, nesta quinta-feira (16/02 - 20h30). Enquanto o jogo de volta será disputado no Zinho Oliveira - o TJD acabou de informar que o estádio está interditado, até que todas as imagens sejam analisadas* -, no dia 25 (sábado - 20h30).


*Atualizado à 1h da manhã - 14/02

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.