health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Suárez errou, mas ainda não é um racista


Uruguaio proferiu ofensas, mas ainda não se sabe exatamente o real significado das palavras e a sua motivação. Evra pode ter ofendido antes.

Wilson Hebert
Rio de Janeiro/RJ

Suárez e Evra viraram pivôs da sede da Federação Inglesa
em mostrar ao mundo que não tolera o racismo.
Foto: globoesporte.com
O ato preconceituoso, por si só, já deve ser abominável, em qualquer esfera. Seja por crença, por classe, por sexo, por gosto, por ideologia política, por raça, por nível intelectual, por aparência... Todos possuem o mesmo peso, simplesmente porque todos possuem o poder de ofender o discriminado. E é isso que precisa ser evitado. Ponto.

Com relação ao caso entre Evra e Suarez, por enquanto é mais uma entre tantas discussões comuns a campos de futebol. O Suarez ofendeu. E jogadores do Liverpool garantem que o lateral do Manchester United ofendeu antes. Então, há algo a ser bem analisado no fato, que não cabe a mim, nem a você, leitor (a menos que você tenha comparecido dentro do campo que ocorreu a confusão no momento da partida).

É verdade que o juiz da partida relatou o ato por parte do uruguaio e não relatou por parte do senegalês. Mas espera aí, o fato do lateral do não ter sido pego pelo juiz falando besteira significa que ele é vítima?

Ou será que ele é vítima porque possui pele escura? Essa é a questão!

O Evra é IGUAL ao Suarez. Os dois são seres humanos. Os dois são jogadores de futebol. Os dois podem ser vítimas e podem ser infratores. Os dois precisam ter pesos iguais na hora do julgamento, é isso que o bom senso da justiça pede.

O Evra não é coitadinho e o Suarez não é o maior carrasco do futebol, pelo menos até que tudo seja devidamente comprovado e esclarecido. E isso ainda não aconteceu.

Não devemos sentir ‘pena’ do Evra por ele ser negro ou por sabermos que existe preconceito no futebol, porque esse sentimento de pena pode não ser ato racista, mas é ato preconceituoso, pois indiretamente estaria concluindo que o africano é algo inferiorizado ao sul-americano, que, segundo esse pensamento, teria usado sua superioridade de forma covarde. E não é nada disso o correto a se pensar.

Portanto, o aconselhável é que se iguale essa situação a uma cuja qual duas pessoas brancas discutem no meio de uma partida. Sabe por que devemos igualar dessa forma? Porque o Evra não é inferior a ninguém!

Por fim, Suarez errou sim ao xingar. Se ele foi ofendido, não tinha nada que usar da mesma moeda, pois todo mundo sabe que isso apaga qualquer razão dele em se defender. Hoje, o atacante errou novamente. Caso tenha sido mesmo como ele diz que foi (com ofensas de ambos os lados), os dois estavam quites e bastava o aperto de mão para dar um fim nisso tudo. E o uruguaio não quis.

Se as oito partidas de suspensão foram aplicadas de forma injusta, cabe ao atleta protestar contra a federação inglesa e não contra o Evra. 

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.