health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

No contexto, a vitória do Vasco foi super justa



O jogo foi bom, corrido. Qualquer um dos dois poderia vencer. O Vasco está no caminho certo. O Flamengo tem pontos que merecem séria atenção.

Wilson Hebert
Rio de Janeiro/RJ


Na partida o Vasco não foi tão superior, mas na temporada
está sendo. Foto: Agência O Globo. 
O interino-cada-vez-mais-técnico Cristovão Borges vem fazendo um bom início de temporada. Dá para ver que o seu trabalho segue uma linha coerente, com a formação de uma equipe sólida e forte, a exemplo do que aconteceu em 2011, quando muitos achavam se tratar apenas do efeito Ricardo Gomes.

A dupla de zaga Rodolfo e Dedé ainda pode dar excelentes frutos, já que são dois zagueiros de boa movimentação e colocação, coisa que não existe em nenhuma outra dupla defensiva do futebol carioca e há apenas em poucas do futebol brasileiro.

Mas há um ponto que precisa ser citado com veemência. O Juninho não precisa sair da partida pro Felipe entrar. Isso não tem que ser encarado como protocolo. Se colocaram isso em algum contrato, esse documento precisa ser rasgado imediatamente. Embora o Vasco tenha chegado à vitória, ficou absurdamente visível o quão caiu de produção o setor de meio campo após a saída do Reizinho, que se completa muito bem com o Diego Souza.

É claro que o Felipe também pode ser importante. Ele tem qualidade pra isso. Mas no momento, é salutar que o Juninho fique mais na partida, até pelo fato dele ter mais espírito de liderança que o camisa seis. Era o caso neste jogo contra o Flamengo, que se fizesse o segundo, complicaria demais a vida cruzmaltina sem a presença do camisa oito.

Mas a vitória veio. O time segue invicto e pode garantir vaga na final do Estadual nesse próximo final de semana. O melhor disso tudo, é que a equipe poderá se concentrar mais na Libertadores. E é importante o torcedor vascaíno não se esquecer em momento algum: ganhar Cariocão pode ser legal, mas ganhar Libertadores fortalece a instituição internacionalmente.

O outro lado do Clássico: o Flamengo

Se teve uma injustiça nesse jogo, foi o fato de ter gente acreditando piamente que Felipe e Deivid tenham sido culpados pela derrota. O goleiro errou muito mais no segundo gol, já que no primeiro ele espalmou uma bola cheia de veneno. O atacante foi despretensioso demais no incrível gol perdido. Mas esses são lances de jogo. Dá para o adversário zoar e para o torcedor se revoltar. Mas qualquer um pode passar pelo que os dois jogadores em questão passaram.

Mas o inadmissível mesmo é a falta de compromisso. Esse panorama o profissional pode muito bem reverter. Mas infelizmente, parece que não foi da vontade de Ronaldinho Gaúcho. O que ele fez no clássico? E, vale lembrar aos mais esquecidos, R10 foi contratado pra ser o principal jogador do elenco, pra fazer a diferença nos jogos mais importantes e complicados. E nesse ano o que vimos por enquanto foi ele demitir um técnico...

E por falar em técnico, a chegada de Joel Santana ainda não mostrou nenhuma evolução. O clima parece estar mais tranqüilo? Sim. Mas boa parte dos atrasados também foi resolvida, não? Exceto a do Deivid. E, cá pra nós, um clube do tamanho do Flamengo não pode contratar um profissional visando apenas tornar o clima mais leve... O Fla deveria contratar um técnico pra fazer o time jogar melhor, principalmente.

Na estréia da equipe na Libertadores, repito, vimos um anti-futebol. Quatro volantes. Desnecessário, ainda mais pelo fato do Lanus não ser isso tudo que se imaginava. E nesta semifinal de Taça Guanabara, vimos novamente um time com muitos volantes (três) e apenas o R10 na armação, que não jogou nada.

É bastante visível que essa estratégia precisa ser revista. É necessário que tenha alguém para dividir a responsabilidade com o Ronaldo em fazer a ligação com o ataque. O nome mais indicado é o de Botinelli. Ou mesmo que não seja, os jovens Adryan e/ou Thomas precisam ser mais testados. Eles não podem simplesmente sumir, como acontece desde a chegada do Joel.

Um comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.