health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Estou falando do Ipatinga...


Autor de feitos extravagantes no futebol brasileiro, o tigre vive dias de gatinho na segundona do Mineiro.

Luiz Felipe Nunes
Belo Horizonte/MG

Time campeão mineiro de 2005 posa no Mineirão
cheio de cruzeirenses. Foto: Terra Esportes
Era início de 1998. A cidade de Ipatinga, 10ª maior do estado de Minas Gerais, possuía uma boa estrutura para esportes, principalmente o estádio Ipatingão, um dos maiores de MG. Apesar dessas características, a cidade não tinha um clube de expressão no estado. Após um esforço do atual presidente Itair Machado, junto com patrocinadores, o clube amador da cidade, o Novo Cruzeiro, foi profissionalizado junto à federação Mineira de Futebol (FMF), e logo após teve seu nome alterado para Ipatinga FC.

Com um crescimento prodígio, semelhante ao de clubes como Brasiliense e Paraná Clube, o Ipatinga foi vice-campeão mineiro pela primeira vez em 2002. Naquele ano,os grandes clubes do estado disputaram a Copa Sul-Minas. Menos de dez anos após sua fundação, o Tigre firmava uma parceria com o Cruzeiro, que cedeu vários atletas ao clube do Vale do Aço. Na época, o Ipatinga foi chamado por torcedores como Cruzeiro B, ou Cruzeirinho.

A parceria deu muito certo. Em 2005, o campeonato mineiro foi decidido entre Matriz e Filial, como foi classificado o confronto pelos mineiros e pela imprensa, e a grande surpresa da década no futebol Mineiro ficou a cargo do primeiro título mineiro do Ipatinga. Naquele ano, o time também chegou no quadrangular final da Série C, terminou na 3ª posição e não alcançando a promoção. 

Em 2006, na revanche da final de 2005, o Ipatinga perdia o Mineiro para o Cruzeiro. Porém, a derrota não atrapalhou a temporada do Ipatinga, que terminava novamente na 3ª posição na Série C e, beneficiado pela mudança do regulamento da competição, conseguia o acesso à Série B de 2007, onde alcançou o feito máximo até hoje na história do Clube. O Ipatinga termina a Segundona na 2ª colocação, numa disputa inesquecível, onde segurou a taça de campeão até o último minuto, quando o Coritiba virou para 3x2 a partida contra o Santa Cruz, no Recife. De todo jeito, pela primeira vez na história, o Vale do Aço mineiro estava na elite do futebol nacional.

O ano de 2008, que marcava a participação do Ipatinga na Série A, terminou como um ano de rebaixamentos. Apesar de toda a moral adquirida com o acesso à Série A, o Ipatinga não se garantiu no Mineiro, e foi rebaixado ao Módulo II. No Brasileirão também não foi diferente, e o Tigre retornava à Série B de 2009 rebaixado.

Após um 2009 fraco, o tive retornava à elite mineira em 2010 em grande estilo. Vice campeão estadual, sendo derrotado pelo Atlético na final. A campanha na Série B, porém, foi decepcionante. O Ipatinga terminou o campeonato na 19ª colocação, e foi rebaixado à Série C. Em 2011 o time foi novamente rebaixado no Mineiro, mas garantiu presença na Série B com o 3º lugar da Série C.

Apenas 7 anos após o primeiro título mineiro, o Ipatinga experimentou 2 rebaixamentos no estadual, 3 promoções e 2 rebaixamentos de divisões nacionais. Em 2012, o Tigre disputa o Módulo II do campeonato mineiro e a Série B Nacional, e a estreia no estadual não foi das melhores: empate em 0x0 com a Tombense.


Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.