health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Cametá é campeão do primeiro turno do Parazão



Mesmo com a derrota em Marabá, o Mapará se consagrou campeão da Taça Cidade Belém (primeiro turno), graças à gol salvador de Ratinho, aos 30' do segundo tempo

Por Arthur Barcelos
Futebol Nacional - Pará

Foto: Mário Quadro / Diário Online
Como tem sido comum neste Parazão 2012, a emoção vem dominando os jogos. Neste sábado, pelo jogo de volta da final do primeiro turno, não foi diferente. Não custa lembrar o resultado do jogo de ida, no Parque do Bacurau: Cametá 4-1 Águia de Marabá. Time da casa já é o campeão! Certo? Errado.

Isso até os 30 minutos do segundo tempo no Zinho Oliveira: o Águia vencia por 3-0, resultado esse que lhe garantia o título, já que teve uma campanha superior até aqui. No entanto o mesmo jogador que havia sido o melhor no Parque do Bacurau apareceu e deu o título ao seu time: Ratinho. 

Foto: Mário Quadro / Diário Online
Assim, o Mapará conquistou pela primeira vez o direito de participar da final do Estadual. Outro dado interessante é que, desde 2008, as finais sempre tiveram um time do interior disputando: Águia de Marabá em 2008, São Raimundo em 2009, Águia de Marabá em 2010, Independente em 2011 (e campeão paraense), e agora o Cametá. Mostrando a evolução do esporte bretão no interior paraense, mesmo que sem o devido incentivo do governo, dos municípios e da capital.

Voltando ao jogo deste sábado, desde os primeiro minutos em Marabá, ficou claro que o Águia tinha motivação de sobra para buscar o placar. E de fato conseguiu. O primeiro gol saiu logo aos dois minutos de jogo, quando Léo Rosa cobrou o escanteio para a cabeçada certeira do zagueirão Charles (vice-artilheiro do Estadual, com cinco gols, ao lado de seu companheiro, Branco).

A pressão do time marabaense, inflamado pela torcida que, como sempre, compareceu ao Zinho Oliveira, seguiu. Jogando no 4-3-1-2, a equipe comandada por João Galvão explorou bastante as subidas de seus laterais, Léo Rosa e Rairo, além da movimentação do trio ofensivo, Flamel (mais atrás), Valdanes e Branco. 

Foram várias chances criadas, no entanto os zagueiros Halyson e Tonhão, além do goleiro Evandro iam segurando o placar. Já no final, o volante do Águia, Analdo, acertou um ótimo chute de fora da área, a bola bateu no travessão e entrou, no entanto a arbitragem não validou o gol, gerando revolta do sempre polêmico João Galvão, técnico do time.

Na volta do intervalo, o Cametá de Cacaio pecou ao ter tirado Ricardo Capanema para a entrada de outro defensor, Júlio César. Assim, o meio-campo do Mapará que já não funcionava e era pressionado pelo Águia, piorou a situação. Tanto que logo aos oito minutos da segunda etapa saiu o segundo gol marabaense, com o meia Flamel.

Com um atacante a mais, o experiente Wando, o time da casa foi com tudo para o ataque em busca do terceiro gol que garantiria o título. O artilheiro Branco perdeu ótima chance, quando acertou a trave. Aos 17 minutos, depois de uma chance perdida pelo Cametá, um princípio de confusão, após uma bola chutada por Roberto, zagueiro do Águia, ter acertado o adversário. No entanto, ao contrário do que aconteceu em Águia-Remo, a confusão não levou em nada, com os jogadores sendo acalmados e Roberto levando um amarelo.

Poucos minutos após o ocorrido, veio o tão sonhado e batalhado, terceiro gol, com o veterano Wando, sendo aclamado pelos torcedores. O time de Marabá no entanto não se retraiu e foi em busca do quarto, porém não conseguiu tal, como na chance incrível perdida por Flamel.

E como quem não faz, leva, o Cametá, deixando todos boquiabertos no Zinho Oliveira, marcou o gol. Com Ratinho, em linda jogada na defesa adversária. Ainda assim, o Águia foi em busca do quatro, que lhe garantia o título, mas pecou na finalização, dando o título ao time do noroeste paraense.

Foto: Mário Quadro / Diário Online
Não custa lembrar que a Taça Estado do Pará (segundo turno) começará a ser disputada já na próxima terça-feira, 28, com Águia-Remo, no mesmo Zinho Oliveira. Na quarta (29): Tuna Luso-Independente e Cametá-Paysandu; e fechando a rodada, São Francisco-São Raimundo na quinta (01/03).

Um comentário:

  1. é Leão + um ano sem Calendario no 2°Semestre kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.