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Especial Copa do Mundo 2014: Cuiabá



Na terceira edição deste especial, falaremos da cidade mais verde do país, que em breve se transformará num verdadeiro canteiro de obras urbanas, com várias modificações que acontecerão no trânsito de forma simultânea.

Por Wilson Hebert
Rio de Janeiro/RJ

O projeto da Arena Pantanal preza pela ventilação
no estádio. Foto: Portal 2014.
A “cidade verde” do Brasil, que tem como principal marca a sua vasta arborização, justificando o apelido, será a responsável por carregar a bandeira de ser a representante do Pantanal brasileiro na Copa do Mundo de 2014. De acordo com o censo do IBGE realizado em 2010, a cidade conta com uma população de 556.298 habitantes. A capital do Mato Grosso também é embelezada por importantes cartões postais como a Chapada dos Guimarães e o próprio Pantanal Mato-grossense.

No campeonato estadual do Mato Grosso, a capital do estado possui dois representantes na primeira divisão: o Mixto e o Cuiabá, que esse ano disputará a Série C do Campeonato Brasileiro, já que em 2011 a equipe se classificou em terceiro lugar na quarta divisão. Já o alvinegro pleiteia uma vaga na Série D de 2012.

O maior presente que a cidade está ganhando por receber a Copa é mesmo o estádio que se chamará Arena Pantanal, que possui projeção para abrigar 43.600 torcedores durante o torneio e que poderá ter redução de 30% da sua capacidade após a Copa e cujas arquibancadas e coberturas serão desmontáveis. O projeto tem uma série de recursos para atender á certificação leed, de sustentabilidade.

O orçamento programado é de R$ 454,2 milhões, com a assinatura das construtoras Santa Bárbara e Mendes Júnior.

Nesta última semana uma comitiva da FIFA, acompanhada de políticos locais, visitou a cidade, inclusive as obras do estádio e não viu nenhum problema. Os executivos observaram os itens de segurança, esquema especial de tráfego, área de exclusão no entorno da arena, área de exposição dos parceiros comerciais, tendas de hospitalidade, estrutura para mídia e TV etc.

Após as visitas, o secretário da Copa, Eder Morais, fez questão de ressaltar que as obras na arena já estão 43% concluídas o que, segundo o secretário, garantem que o estádio será entregue rigorosamente dentro do prazo estabelecido, sem atrasos.

Desafio: trânsito e mobilidade urbana

Uma das principais queixas dos representantes da FIFA, nas primeiras visitas a cidade, foi quanto aos deslocamentos. O aeroporto internacional do estado fica no município de Várzea Grande, vizinho de Cuiabá. Para que esse trajeto seja encurtado, o governo trouxe uma novidade que tem sido bastante projetada em várias cidades no Brasil, que teve seu primeiro experimento em Curitiba: o VLT (Veículos Leves sobre Trilhos), uma espécie de metrô na superfície, também conhecidos como ônibus BRT’s.

Serão dois ramais, um ligando o Centro Político Administrativo (CPA) ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e o outro ligando o bairro do Coxipó ao centro da capital Cuiabá.

Mas para a instalação dos trilhos dos BRT’s por todo seu itinerário pelas duas cidades nas quais eles passarão, serão necessárias várias alterações no trânsito. E o governo estadual do Mato Grosso já anunciou que mudanças e obras acontecerão de forma simultânea.

Para tais modificações na rotina do cidadão cuiabano, a secretaria de transportes do MT já anunciou que vários esquemas serão adotados, como horários alternados de funcionamento dos principais órgãos públicos, assim como os permitidos para cargas e descargas em áreas de grande circulação de carros, proibição de estacionamento em algumas vias de trânsito rápido, além de uma maior fiscalização no sistema viário da capital.

De acordo com o cronograma apresentado pelo governo matro-grossense, a Arena Pantanal será entregue em dezembro de 2012 e as obras de mobilidade urbana serão concluídas em julho de 2013. 


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