health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Torin Yater-Wallace, o garoto que voa na neve



Esquiador de 16 anos superou até a falta de moradia para se tornar o mais jovem a levar um ouro nos X-Games

Vinicius Carvalhosa
Esportes Radicais
Rio de Janeiro/RJ

Torin brilhou na França. Foto: Freeskier.com
O garoto Torin Yater-Wallace já havia chamado a atenção do mundo dos esportes de ação no ano passado. Com 15 anos e 2 meses, se tornou o mais jovem da história a conquistar medalhas em uma edição dos X-Games de inverno dos EUA, ao levar uma prata no Ski SuperPipe - a competição é sempre disputada em Aspen, no Colorado, sua cidade natal. No mesmo ano, conquistou também um bronze no Euro X-Games, realizado em Tignes, na França.

Em janeiro de 2012, marcou presença novamente na competição de Aspen para levar um bronze. Mas foi na edição européia deste ano, na mesma localidade francesa, que o garoto voltou a se superar, e dessa vez mais longe: chegou a seu primeiro ouro na curta carreira. Além de se tornar o mais novo a chegar ao lugar mais alto do pódio no evento, também bateu o recorde de pontos no Ski SuperPipe, ao marcar 95. Voando alto e empolgando nas manobras, Torin derrotou na decisão o local Thomas Krief e o favorito David Wise, que havia se classificado em primeiro para a final.

A impressionante história do jovem já havia chamado a atenção da ESPN, que o colocou na lista "18 Under 18", com os 18 principais esportistas abaixo dos 18 anos nos Estados Unidos. E a trajetória de Yater-Wallace realmente é marcada por superações.

Apenas dois anos atrás, em abril de 2010, então com 14 anos, ele foi para o campeonato norte-americano de esqui amador. Como já havia dominado a categoria entre 11 e 15 anos na temporada anterior, ele disputou a classe aberta. Apesar de ser o mais jovem competidor, venceu tanto no halfpipe quanto no slopestyle para levar a premiação de dois mil dólares. O que ele fez com o dinheiro? Pagou o aluguel. Seis meses antes disso, Torin estava sem ter onde morar. Seu pai havia declarado falência devido a um fracassado empreendimento e não podia mais sustentar a família. Sua mãe perdeu o emprego, e ele se viu junto da irmã tendo de dormir na casa de familiares e amigos. 

O garoto logo percebeu que o esqui era o caminho para garantir seu futuro. Com muita dedicação - somada ao talento nato - deu a volta por cima e hoje já está na história da maior competição de esportes de ação de inverno. Em dois anos saiu de uma vida difícil para uma carreira esportiva mais do que promissora. E com tamanha capacidade de superar adversidades, Torin tem tudo para voar cada vez mais alto nos halfpipes mundo afora. 

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.