health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

A semelhança entre o Barcelona e um sistema da saúde eficiente


Prevenir é melhor do que remediar. A filosofia do Barça de ficar com a bola, tem profundas semelhanças com o sistema de saúde focado na prevenção de doenças. Entenda.

Por Wilson Hebert
Rio de Janeiro/RJ

O futebol do Barcelona dificilmente fica doente.
Foto: montagem feita por Wilson Hebert
Quando o Barcelona entrou em campo para enfrentar o Bayer Leverkusen pela partida de volta das oitavas-de-final da Champions League, a escalação organizada por Pep Guardiola era: Valdes; Daniel Alves, Mascherano, Pique e Adriano; Busquets, Xavi e Iniesta; Fábregas, Messi e Pedro. Não houve - como filosoficamente não há - a preocupação com jogador de contenção, de marcação, especialista em roubar a bola. Ou seja, não há o famoso volante brucutu. Não há o camisa cinco para carregar o piano nas costas. No caso do time catalão, na área da defesa já se deve iniciar as jogadas.  

A filosofia do Barcelona nada tem a ver com aquela convencional tão vista e revista no mundo do futebol: “quando eles (o adversário) estiverem com a bola, precisamos de marcadores para roubar a bola”. Isto significa aguardar o problema acontecer para, só então, tentar resolvê-lo, o que, aliás, é normalíssimo no futebol brasileiro. E na saúde pública também.

Aqui no Brasil é comum os times (mesmo os grandes) terem aquele cara cuja especialidade é destruir as jogadas alheias. E na saúde pública, esperamos as pessoas ficarem doentes, enfrentarem horas e horas por um atendimento, enfrentando filas exaustivas e intermináveis para, quem sabe, descobrirem do que sofre, e daí ainda quem sabe, conseguirem se remediar. Nem sempre esse processo acontece com êxito.

Num sistema da saúde eficiente e na filosofia blaugrana, a ideia é: não vamos resolver problema nenhum, apenas vamos impedir que ele aconteça.

Quando especialistas de saúde cedem entrevistas, geralmente todos batem na mesma tecla: não adianta construir hospital, posto de saúde etc. se não ensinarmos o cidadão a evitar as doenças. Pior, existem muitos casos de óbito entre os menos favorecidos socialmente por um problema iniciado através de uma doença “boba”, que poderia muito bem ser evitada com cuidados básicos.

E é justamente para evitar o “óbito da partida” que Guardiola segue seu plano de jogo que se consiste na possa de bola – ter mais de 80% de domínio da "redonda" pode parecer bobagem, mas não é -. Todavia, este conceito só é possível porque jogadores capazes de fazerem bons passes são valorizados. E o passe é um dos requisitos mais básicos do futebol, mas que podem evitar um estrago grande. Com isso, o Barça quase não permite que o adversário tenha chance de trabalhar jogadas, tabelar. Sem a bola, nenhum time pode oferecer perigo a ninguém, mesmo que tenha cinco atacantes ou trezentos volantes.

Num sistema da saúde eficiente, o cidadão é ensinado a se prevenir, ou seja, impedir a chegada de certas doenças ao invés de remediá-las, muitas vezes já em estado debilitado. Essa preocupação (que em países da Europa nada mais é que um hábito) evita a necessidade cansativa e indesejável da pessoa (enquanto paciente) de se deslocar ao hospital em busca de uma receita ou então de algum cuidado mais detalhista por parte do médico.

Este que vos escreve fica e ficará insistentemente na torcida para que o sistema público de saúde brasileiro, assim como o futebol tupiniquim, evolua e descubra que o problema que o atormenta pode ter uma solução muito mais simples do que se imagina. Com a posse da bola no futebol e com a prevenção quando se fala em saúde, ninguém poderá ser ameaçado.


Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.