health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

O paradoxo de Bilbao


O Athletic Bilbao é o time mais confiável e confuso do futebol. O que o Athletic Bilbao da Liga Europa tem de diferente do Campeonato Espanhol?


Victor Mendes
Duque de Caxias/RJ
Créditos da imagem: AP Photos


O Athletic Bilbao é um time confuso. E, ao mesmo tempo, confiável. Esse paradoxo se explica com certa facilidade: os leones têm feito, na Liga Espanhola, campanha bastante irregular. No início da semana, após o quarto tropeço consecutivo, perante o Sporting Gijón no San Mamés, cravei sem hesitar no Quatro Tiempos (blog de futebol espanhol para o qual escrevo): não vão à próxima Champions League. A equipe não consegue emplacar uma sequência de vitórias e somam 11 empates. Um desempenho abaixo da crítica se comparado ao que os comandados de Bielsa têm feito em âmbito continental. Na Liga Europa, é show atrás de show. A eficiência da equipe é praticamente incontestável, sobretudo no mata-mata, quando conseguiu vitórias convincentes ante Manchester United e contra o Schalke 04 de Raúl na Alemanha, ontem. Vale citar o triunfo sobre o PSG na fase de grupos. Comparações à parte, o Athletic Bilbao da Liga Europa é um Athletic Bilbao à Barcelona.

O Athletic Bilbao da Liga BBVA
Não importa se o início de temporada tenha sido preguiçoso ou se adversários como Rayo Vallecano, Bétis, Villarreal, Racing Santander e Sporting Gijón tenham sido mais duros do que o que se esperava. Os tropeços em casa para as equipes acimas - entre empates e derrotas - certamente não estavam nos planos do torcedor mais pessimista do clube. São muitos pontos desperdiçadas de maneira infantil, que o impedem de brigar ponto a ponto por Champions League. A diferença do Athletic para o Málaga, último clube da zona da competição, é de nove pontos.

Bielsa não esconde a insatisfação com a irregularidade apresentada no competição nacional, mas logo trata de por panos quentes na situação sempre que perguntado. O argumento do treinador é simples: o campeonato não acabou, faltam nove jogos e, matematicamente, a equipe ainda tem chances. Para os bascos torcedores do Athletic, o que mais deve interessar é o desempenho exercido pela equipe em solo europeu. Além disso, é sempre bom lembrar: o bilbaínos estão na final da Copa do Rei pela segunda vez em três anos.

O Athletic Bilbao da Europa
Rodada após rodada, o Athletic Bilbao prova seu valor na Liga Europa. A disposição em campo é outra. A vontade vencer, maior. São fulminantes, agressivos, marcam com muita intensidade e são fatais em contra-ataques. O time tem sido competente e é dado por muitos como favorito a copar a taça.

A eliminatória contra o Manchester United e o jogo de ida contra o Schalke 04 foram muito importantes ao Athletic. O time vinha de uma classificação duvidosa ante o Lokomotiv, em que jogou muito mal na Rússia, mas as três vitórias consecutivas, incluíndo duas em solo inglês e alemão, foram obtidas com grande superioridade por parte do Bielsa Team. A vitória de hoje contra o Schalke 04 foi a prova da força desse time. Nem mesmo a excelente partida de Raúl, autor de dois gols e jogador que mais levava perigo à meta de Iraizoz, impediu que virada fosse construída. Novamente, pratas da casa fizeram a diferença: Susaeta foi o nome do jogo e Muniain, De Marcos e Llorente marcaram os gols da vitória.

Assim, os Leones Indomables, com El Rey León na referência, e o genial e genioso Marcelo Bielsa, taxado por Guardiola de melhor treinador do mundo, conquistou a Europa. E continua vivo rumo ao histórico título europeu.

Texto de Rodrigo Weber, da Trivela, que explica melhor a parte tática da equipe de Marcelo Bielsa. Vale a leitura, clicando aqui

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.