health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

A maldição da artilharia do Campeonato Brasileiro


Jogadores como Dimba, Souza e Josiel, mostram declínio na carreira, depois de serem artilheiros da principal competição do futebol nacional.

Por Yan Correa
Rio de Janeiro/RJ


O que parece ser o início de uma boa fase em suas carreira, acaba virando uma “maldição“. É assim a vida de alguns jogadores que conquistam a marca de “Artilheiro do Brasileiro”, e depois, contratado por grandes clubes, acabam em decadência na sua vida profissional.

Em 2003, Dimba jogando pelo Goiás, chegou a incrível marca de 31 gols na competição. Foi contratado em 2004 para o mundo árabe, e depois chegou ao Flamengo para ser o goleador da Gávea. Conclusão, jogou 37 jogos, e fez apenas 14 gols. Saiu sem deixar saudade na torcida Rubro-Negra. Atualmente joga pelo Ceilândia-DF.

Formado nas categorias de base do Madureira, Souza veio a despontar no Vasco, com o titulo do campeonato carioca de 2003. Ficou fora da mídia, até que em 2006, jogando pelo Goiás, foi artilheiro do brasileirão com 17 gols. Em 2007 contratado pelo Flamengo, fez 74 partidas, e 24 gols. No campeonato brasileiro deste mesmo ano fez apenas 6 gols, deixou o Rubro-Negro carioca, na metade da competição de 2008, com apenas 3 gols, se transferindo para o futebol grego. Voltou ao Brasil em 2009, para o Corinthians, e com 72 jogos, e 13 gols, continuando sua má fase, foi emprestado para o Bahia, onde está jogando atualmente.

Artilheiro com 20 gols no campeonato brasileiro de 2007, Josiel, jogando pelo Paraná Clube, valorizou-se e conseguiu sua transferência para o futebol árabe em 2008. Contudo, nesse mesmo ano retornou ao futebol brasileiro. Para o Flamengo. Fez 29 jogos, 13 gols, e não agradou a torcida rubro negra. Depois disso teve passagens por Jaguares (MEX), Atletico-GO, Paysandu e atualmente joga pelo Macaé.

Keirrison surgiu para o futebol no Cortiba, onde impressionou todo o Brasil. Foi artilheiro da Copa São Paulo de Juniores em 2006, disputou a Serie B pelo Cortiba em 2007, onde foi campeão, e o artilheiro da equipe. No inicio de 2008 despertou o interesse do Palmeiras, entretanto continuou no Coxa. E foi artilheiro do campeonato brasileiro com 18 gols, e fazendo parte da seleção do competição. Finalmente se transferiu para o Palmeiras em 2009, tendo o melhor inicio de um jogador com a camisa alviverde, 16 gols em 14 jogos. Em apenas 5 meses no clube, foi contratado pelo Barcelona-ESP, por 15 milhões de Euros (R$41 milhões). Nem se quer chegou a jogar uma partida pela equipe catalã, sendo emprestado para Benfica (7 jogos, nenhum gol) e Fiorentina (12 jogos e 2 gols). Tendo uma passagem frustrada na Europa, retornou para o futebol brasileiro para o Santos, não foi bem na equipe paulista, e sendo novamente emprestado. Dessa vez para o Cruzeiro, onde está jogando atualmente, porem com muitas lesões.

Kleber Pereira apareceu para o futebol no Atletico-PR, onde sagrou-se campeão brasileiro com a equipe em 2001. Em 2003 foi para o futebol mexicano, onde ficou até 2007, foi quando voltou ao Brasil, para o Santos. Foi artilheiro do brasileiro de 2008, com 21 gols, onde conduziu a equipe da Vila Belmiro ao vice campeonato. Em 2009 se tornou o maior artilheiro da equipe santista na competição nacional, com 48 gols (recorde superado pelo Borges no campeonato de 2011). Em 2010 começou o seu declínio. Se transferiu para o Internacional de Porto Alegre, onde jogou apenas um jogo, e teve seu contrato rescindido pouco tempo depois. Se transferiu para o Vitória, foi pouco aproveitado, sendo reserva toda a temporada, onde fez apenas um gol, e foi dispensado ao final da temporada. Atualmente joga pelo Moto Clube do Maranhão, clube no qual foi revelado.

Adriano, o Imperador, depois de conquistar o titulo da Copa America em 2004 pela seleção brasileira, e ter uma passagem brilhante pela Inter de Milão, retornou ao Brasil em 2009, para o Flamengo, clube que o revelou, e que ele declara todo o seu amor. Foi artilheiro do brasileiro, conquistando o titulo para o rubro negro depois de 17 anos. No inicio de 2010, com a chegada de Vagner Love, formou o ataque conhecido com o Império do Amor, que não durou muito tempo. Em maio do mesmo ano, se transferiu para a Roma. Com inúmeras lesões e polemicas envolvendo o atacante, que atuou apenas 8 vezes, e não marcou nenhum gol, tendo seu contrato rescindido. Em março de 2011, se transferiu para o Corinthians, passou algumas semanas recuperando a forma física, onde teve uma lesão no tendão de Aquiles, ficando afastado por 6 meses. Atuou apenas 8 vezes, e fez 2 gols, e com problemas dentro e fora de campo, teve mais uma rescisão contratual, e está sem clube atualmente.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.