health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Troca de papeis na Ferrari


Eddie Irvine e Mika Hakkinen brigavam pelo título, mas quem fez a diferença foi Michael Schumacher.

Por Lívio Galdeano
São Caetano do Sul/SP
Pódio do GP da Malásia de 1999
Em 1999 a corrida malaia estreava na categoria e era a penúltima do ano. Mika Hakkinen chegava à prova asiática com uma vantagem de dois pontos sobre o piloto britânico e tinha a chance de conquistar o bicampeonato.
Porém, a Ferrari contava com uma carta na manga: Michael Schumacher voltava às pistas após seis etapas afastado em razão de um acidente na volta de apresentação em Silverstone, que lhe causou uma fratura em uma de suas pernas.  Algo inusitado acontecia, pois o piloto alemão, voltou para ajudar seu fiel escudeiro Irvine a conquistar o título e acabar com o jejum de 20 anos sem títulos da escuderia italiana, sendo que todos esperavam que Schumacher fosse quebrar tal escrita negativa.
Na classificação a dupla da Ferrari dominou e ficou na primeira fila, com Schumacher em primeiro e Irvine em segundo.  A dupla da Mclaren fez a segunda fila com David Coulthard e Hakkinen respectivamente.
No começo da prova as posições se mantiveram inalteradas, até que na quarta volta Schumacher deixou Irvine passá-lo para assumir a liderança da prova, logo depois Coulthard assumiu o 2º posto. Com isso, o piloto alemão iniciou seu trabalho de segurar Hakkinen na pista de forma a deixar Irvine disparar na liderança. O que se viu foi Schumacher andar bem mais lento do que deveria  e fechando a porta para o piloto finlandês. Em poucas voltas Hakkinen se mostrou irritado, chegando a fazer gestos com as mãos reclamando da atitude de Schumacher.
Coulthard com problemas no carro teve que abandonar a corrida, deixando novamente a dupla ferrarista fazer a dobradinha na classificação. Hakkinen pareceu de certo modo até conformado em ficar atrás de Schumacher na pista e não se arriscou muito na tentativa de ultrapassar. Assim, a corrida terminou da forma que a Ferrari queria, uma dobradinha e com Irvine dependendo apenas de si mesmo para ser campeão.
Horas depois da prova surgiu uma polêmica com a desclassificação dos pilotos da Ferrari em razão de irregularidades nos carros em razão de defletores estarem com  tamanho menor que o permitido. No entanto,  a FIA alterou a decisão na mesma semana e o campeonato ficou em aberto para o GP do Japão, no qual o Hakkinen venceu e conquistou o bicampeonato.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.