health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Pintando o 7



Messi fez 5 gols, mas houve outros jogadores do Barcelona com atuações destacáveis na partida contra o Bayer Leverkusen

Victor Mendes
Duque de Caxias/RJ


Jogadores do Barça comemoram um dos sete gols
contra o Bayer. Foto: Agência Reuters. 
Seria falta de ética comentar Barcelona 7x1 Bayer Leverkusen sem citar Lionel Messi. Mas, prometo: apenas esse parágrafo será direcionado ao gênio nascido na Argentina (ou em Marte?). Soa como engraçado isso, mas a atuação de Messi nem foi uma das melhores de sua carreira. Tudo bem, foram cinco gols, algo inédito em sua carreira, porém já houve atuações melhores de La Pulga com número de gols inferiores. Mesmo assim, caindo um pouco em contradição, Messi foi Messi. Atuação de gala e mais recordes pulverizados. Tornou-se o primeiro jogador a marcar quatro ou mais gols mais de uma vez em mata-mata de Champions; tornou-se o primeiro jogador a marcar cinco gols numa mesma partida de Champions; igualou os 49 gols de Di Stéfano na principal competição europeia.

E só. Todos os adjetivos que tenho para dar a Messi já os coloquei nesse texto aqui. É tão comum ver grandes jogos de Messi que tornou-se clichê utilizar as mesmas palavras para defini-lo. Portanto, a partir de agora, comentários apenas da atuação do Barcelona no Camp Nou. Com a Liga virtualmente perdida, resta a Guardiola concentrar as forças de seu plantel na Liga dos Campeões. Não que conquistar a Copa do Rei não seja tão importante, mas soaria como fracasso uma temporada no qual a melhor equipe do mundo conquiste apenas o terceiro torneio de maior importância. Os gols hoje saíram com naturalidade, mas partida por partida, no jogo de ida os azulgrenás estiveram com mais sangue nos olhos.

Fato esperado, obviamente. A vantagem conquistada na Alemanha deu ao Barcelona a condição de jogar mais relaxado na partida da volta. Atuação especial de Iniesta, cada vez mais voltando à velha forma. Se a temporada de El Albino tem sido abaixo de sua média, as últimas partidas podem marcar um novo rumo. Contra o Sporting Gijón, no último sábado, levou o Barcelona à vitória sem a presença de Messi. Hoje, ora no meio-campo, ora aberto à esquerda, foi responsável pelas jogadas de perigo do Barça na primeira rodada. Com o placar definido, foi sacado por Guardiola para a entrada de Tello.

O canterano, por sua vez, foi apresentado à Europa. O debut em âmbito europeu foi os dos mais sonhados pelo jovem. Com um doblete, ganhou mais moral com Guardiola e teve seu nome gritado pelos culés pela primeira vez. Nascido em Sabadell, vem conquistando uma vaga no elenco principal de grão em grão. Ao lado de Cuenca, que já foi efetivado exclusivamente a equipe A, é provável pensar no jogador como jogador do time principal na próxima temporada. O momento do canterano é muito bom. Com 10 partidas entre Liga, Copa e Champions, marcou cinco gols. O segundo gol contou com a falha de Leno, mas o primeiro teve um quê de prodígio. Recebeu um bolão de um Fàbregas cada vez mais à Xavi, avançou como um raio pela esquerda e chutou com categoria à esquerda do goleiro alemão.

Atuação destácavel também de Cesc Fàbregas. Revezando de posição com Iniesta e Messi, fez um primeiro tempo tímido, subindo de produção apenas nos 90 minutos finais, quando passou a jogar exclusivamente no meio-campo. A substituição de Xavi por Keita obrigou o camisa 4 a ser recuado à função de armação e, ali, vem brilhando nos últimos jogos. Assim como no compromisso da Espanha contra a Venezuela, deu duas assistências. Das notícias negativas, fica novamente a má noite de Pedro. O canário segue em má fase e não vai aproveitando a ausência de Sánchez. Afobado, perdeu duas ótimas chances de tirar a zica. Teve seu nome coroado pelo Camp Nou no final, mas sabe que faz uma temporada negra. Semana passada, afirmou que sua vaga nos 22 que vão à Eurocopa está em alerta.



2 comentários:

  1. Enquanto a gente não cansa de se encantar com esse time do Barcelona, o clube já vai se preocupando com a renovação. Tello está se mostrando um garoto de futuro.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, e ainda tem o talentoso Cuenca.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.