health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Além do bom salário, o futebol tem outros "atrativos".



O esporte bretão é o único que proporciona muitas chances para os profissionais irregulares.

Daniel Junior - @dcostajunior
Rio de Janeiro

Skyesports
Se você for um medíocre funcionário (que não trabalhe nas tetas do governo), sua reputação cedo ou tarde chegará até seus superiores. Não importa o quanto você foi útil, competente, divertido, interessante, proativo. Seu estado atual é quem diz quem você é. Inclusive, você pode ficar marcado negativamente, se tornar-se um reclamão, um disseminador de contendas, um leva-e-traz e outros “atributos” que o cansaço da lida pode lhe trazer.

No futebol, você já deve ter reparado que as coisas funcionam de maneira diferente. Pra começar, se você trabalha em uma grande empresa (clube), é bem possível que, mesmo no seu período de estágio, você consiga um salário de 10 a 20 mil reais, nada mal se levarmos em consideração que você está começando sua vida profissional agora.

Sua competência será medida muito de acordo com a filosofia do seu gerente (técnico). Vai depender dos objetivos e projetos e obviamente, das suas escolhas antes de chegar até ali. Se você for um meia, que protege a zaga dos avanços dos meias adversários, ou como se costuma dizer, é um volante de contenção (nome chique para o antigo cabeça de área), por exemplo, não precisa de diploma, certificações, especializações, cursos de aperfeiçoamento, falar outro idioma ou coisa que valha. Seu poder de “destruição” pode lhe conferir um elogio paradoxal: você pode ser um carregador de piano ou quem sabe, ainda sobrecarregar-se a função de “ladrão de bolas”. Se sua firma for top mesmo e você tiver uma oportunidade na Seleção Brasileira, ou mesmo nos sub- da vida, seu salário pode ter picos de 70 a 100 mil reais.

Nas funções hierárquicas acima da sua, o mesmo pode acontecer com os “professores” à beira do campo. Um técnico, mesmo que não tenha apresentado um trabalho consistente nos últimos cinco anos, carrega a fama de “vencedor” e “papa-títulos” quase que pra sempre.Mesmo que estes ganhos tenham ocorrido em décadas passadas e, profissionalmente, este mesmo colaborador, já possa ter seus métodos ultrapassados por jovens concorrentes no mercado. Alguém acha que V. Luxemburgo ganha menos que 300 mil reais (salário considerado razoável para os parâmetros do futebol) por seus fiascos derradeiros? Fica a lembrança de técnico cinco vezes campeão brasileiro, “projetista” e de grife, com experiência internacional.

Em qualquer campo de atuação corporativa, sua competência e eficiência passarão por julgamentos (alguns até vexatórios) e podem custar seu emprego, auto-estima, gerar dúvidas quanto à sua eficácia, mexer com sua vida sexual, proliferar suas dívidas, ruir sua família e até levar a conseqüências mais radicais do que as citadas.

No futebol, o ruim de hoje, pode cair como uma luva amanhã. O fraco da zaga pode ser a solução defensiva para um time do interior. O temperamental atleta pode ser um dos responsáveis por trazer mais calma a um momento turbulento de uma equipe.

No futebol tudo é diferente, até as diferenças.



2 comentários:

  1. Tem um filme muito bom cujo título se encaixa PERFEITAMENTE neste texto: uma verdade inconveniente.

    Mandaste bem demais Mr. Daniel Jr!

    Congratulations!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade é um documentário. Não deixa de ser um filme, só que sem ficção e personagens. Ou seja, o encaixe com o texto é perfeito e completo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.