health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Colunistas do LE analisam a preparação dos grandes do RJ


Luís Felipe Barreiros e Wilson Hebert
Futebol Carioca

Saiu Caio Júnior e chegou Oswaldo de Oliveira para coordenara continuação técnica do futebol botafoguense no segundo mandato do presidenteMaurício Assumpção. O Flu trouxe um carrinho de compras lotado, tanto dentrocomo fora de campo. Thiago Neves e Rodrigo Caetano são as aquisições quemerecem destaque. O Vasco vive a tão sonhada e aguardada oportunidade de verRicardo Gomes comandando novamente a equipe da beirada do campo. Já o Flamengo,escreveu um verdadeiro longa-metragem do estilo mais dramático possível para atemporada.  

Os colunistas Wilson Hebert e Luís Felipe Barreiros dizemabaixo o que aguardam dos quatro maiores clubes de futebol do Rio de Janeiropara o ano de 2012.




O que esperar do Botafogo para essa temporada? 

Luís Felipe Barreiros: “Para ser bem sincero o Botafogo é, para mim, o timemais 'indefinido' dos cariocas. Manteve uma base do ano passado, tem um bomataque que pode ser formado por Herrera, Elkeson e/ou Loco Abreu, além de umasegurança incrível no goleiro Jéferson e no volante Renato. Mas, como no finaldo ano passado, o time pode não dar certo. Vamos ver se com a chegada do Oswaldode Oliveira as coisas mudarão”.

Wilson Hebert: “Na minha visão, a demissão do técnico Caio Júnior,faltando três rodadas para o fim do Brasileirão, aconteceu de formaprecipitada. Mesmo sem chances de se classificar à Libertadores, os dirigentesbrasileiros precisam aprender a levar um planejamento até o fim. Levo essacapricho comigo. A minha esperança é que dessa vez isso aconteça com o Oswaldo.Ele possui qualidade, inteligência e competência, coisa que o Caio também tem.Mas ganha do antecessor no quesito experiência”.

Qual(ais) ponto(s) do Botafogo merece(m) destaque(s) positivamente? 

L. F. Barreiros: “Como disse na resposta anterior, acredito que o ataque mereceo destaque no time do Botafogo. Se der certo e engrenar, é o melhor do Rio.Além, é claro, do volante Renato e goleiro Jéferson”.

W. Hebert: “Mais uma vez o atacante Jóbson está tendo umavaliosa chance de reconstruir sua vida e sua carreira num grande clube do nossofutebol. Eu tenho certeza que o Osvaldo saberá conduzir essa situação cominteligência. Sendo assim, isso pode se transformar num caso a parte de motivaçãoextrema para todos da equipe”.

Qual(ais) ponto(s) do Botafogo merece(m) destaque(s) negativamente?

L. F. Barreiros: “Acho que a zaga do Botafogo é fraca. Não consigo ter confiançaem nomes como Antônio Carlos e Fábio Ferreira. As possíveis chegadas do TúloTanaka e de Rojas, vai melhorar muito o nível. Porém, por causa dos altosvalores na negociação com brasileiro nipônico, além dos problemas cardíacosdo chileno, pode acontecer de nenhum ser contratado e tudo continuar na mesmaque terminou a última temporada”.

W. Hebert: “Já faz algum tempo que a torcida do Botafogo nãoempurra o time com aquela força que se espera. Tudo bem que houve uma mudançasignificativa de estádio. Mas acredito que já tenha havido tempo bastante parauma adaptação, ainda mais porque o Botafogo só joga no Engenhão. Se a torcida nãoapoiar, o time pode sentir, como vem sentindo nas últimas temporadas”.




O que esperar do Flamengo para essa temporada?

L. F. Barreiros: “Coisas muito ruins. Essa crise que ocorreno Flamengo parece que não vai acabar tão cedo e, certamente, vai ter reflexosno campo. Casos como o da ida do Thiago Neves e o problema de pagamento,principalmente com o Ronaldinho, colocaram a torcida contra a diretoria e issonunca tem um final feliz”.

W. Hebert: “Meu amigo Luís Felipe parece ter sido radical noprognóstico dele. Mas nós temos que lembrar que este é um ano de eleição noFlamengo. E sabemos que as temporadas que trazem consigo os processoseleitorais, nunca são tranqüilas na Gávea. Se a Patrícia Amorim não trouxeralguém pra comandar, de fato, o futebol do Flamengo ou se o diretor que lá estánão mudar sua postura, vai ser difícil mudar o panorama atual, que é de totaldesordem”.

Qual(ais) ponto(s) do Flamengo merece(m) destaque(s) positivamente?

L. F. Barreiros: “Bom, Léo Moura e o goleiro Felipe são jogadores excelentes.Acredito que tem que acontecer a afirmação de jogadores como o Muralha, Adryane Thomás no time principal. Podem acabar ganhando mais espaço devido à crise naGávea. A chegada zagueiro Marcos González, eleito o melhor da América do Sul em2011, também pode ser considerada um ponto positivo”.

W. Hebert: “O time manteve a sua base do ano passado. O quesaiu (Thiago Neves) e o que deve sair (Alex Silva) parecem ser casos de atletasque já não gostariam de permanecer no clube, então não pode ser consideradocomo perda propriamente dita. E se o futebol rubro-negro investir nos jovensvalores que estão surgindo, casos de Muralha, Thomas e do lateral João Felipe,o clube poderá ter um valioso ganho de custo e benefício”.

Qual(ais) ponto(s) do Flamengo merece(m) destaque(s) negativamente?

L. F. Barreiros: “A saída do Thiago Neves foi uma grande perda para o Flamengo.Para mim, Ronaldinho Gaúcho ainda não mostrou a que veio. E, é claro, a crise”.

W. Hebert: “O Flamengo precisa de dois artilheiros a meuver: um dentro de campo, pra fazer gols. E outro fora de campo. O Fla não contacom nenhum em nenhum dos casos”.




O que esperar do Fluminense para essa temporada? 

L. F. Barreiros: “Em relação a nomes do meio para frente, oFluminense é o melhor do Rio. Thiago Neves, Deco, Fred, Rafael Moura são nomesexcelentes. Acho que o Flu vai conseguir fazer uma boa temporada se conseguirarrumar o sistema defensivo”.

W. Hebert: “Títulos!”.

Qual(ais) ponto(s) do Fluminense merece(m) destaque(s) positivamente?

L. F. Barreiros: “O ataque e a união dos jogadores, criadadesde quando o Flu conseguiu escapar do rebaixamento naquela incrível arrancada,em 2009.

W. Hebert: “O técnico Abel Braga conta com o melhor elencodo país. Inclusive contando com a possibilidade de variações táticas, podendoarmar um trio de meias ofensivos, ou um esquema mais aberto com pontas. Não vaiser difícil nem fácil escalar o Flu. Mas vai ser ótimo”.

Qual(ais) ponto(s) do Fluminense merece(m) destaque(s) negativamente?

L. F. Barreiros: “A defesa. E acho também que a chegada do Thiago Neves podecriar um problema de egos nas Laranjeiras. Grupo é muito unido e o histórico domeia não é dos melhores sobre esse assunto”.

W. Hebert: “Na verdade não é um ponto a se destacar.Entretanto, é uma preocupação. O histórico de lesões no Fluminense vem muitoalto desde muito tempo. E não é possível que a diretoria não olhe pra isso coma devida atenção. Cadê o CT pro time profissional? Jogador se contundir duranteum treino num time grande é inaceitável”.




O que esperar do Vasco para essa temporada?

L. F. Barreiros: “Acredito que o Vasco vá fazer uma ótima temporada. Manteve osjogadores do ano passado e contratou onde mais precisava: ataque, lateral edefesa. O 'Caso Ricardo Gomes' ainda será um fato determinante para o possívelsucesso vascaíno. É o elenco mais 'feito' do Rio”.

W. Hebert: “Assim como o rival Flamengo, o Vasco manteve suaespinha dorsal, perdendo muito pouco, como foi o atacante Elton que rumou proCorinthians. Mas repôs. Acredito que a equipe faça uma temporada superior apassada”.


Qual(ais) ponto(s) do Vasco merece(m) destaque(s) positivamente?

L. F. Barreiros: “O zagueiro Dedé é o grande destaque do time. Todavia, o Vascotambém possui a classe e habilidade de jogadores como Felipe e JuninhoPernambucano. Diego Souza quando quer, é um jogador extraordinário. Acreditoque o clube tenha contratado bem com a chegada do zagueiro Rodolfo,lateral Thiago Feltri e atacante Carlos Tenório”.

W. Hebert: “A responsabilidade assumida pelos jogadores. OCristovão pode até ter as qualidades dele para seguir na carreira comotreinador. Mas nada me tira da cabeça que desde o momento em que o Ricardo saiude cena, os jogadores assumiram para si a responsabilidade de conduzir o Vascona briga pelo título do Brasileirão do ano passado. E não há motivos para serdiferente neste ano”.

Qual(ais) ponto(s) do Vasco merece(m) destaque(s) negativamente?

L. F. Barreiros: “A irregularidade do camisa 10 Diego Souza é um ponto negativono time. O jogador vai do 'melhor jogador do campeonato' para 'maior preguiçosoda história' no espaço de um jogo, além de ainda não possuir a confiança dostorcedores. No ano passado, o maior problema era o ataque. Faltava umgoleador na equipe vascaína e, se o equatoriano Tenório não der certo,continuará sendo esse o pesadelo cruz-maltino”.

W. Hebert: “A falta de um comandante mais experiente na horaque o “bicho pegar” na Libertadores. Mas vai ser nessa hora que veremos se oCristovão possui, de fato, qualidade como técnico”. 

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.