health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

O paradoxo de Caio Junior e o clamor por um zagueiro


Por Eduardo Jenisch
Futebol Nacional
Foto: site oficial do Grêmio


Caio Junior chegou ao Grêmio dizendo que fez uma viagem à Europa antes de assumir o comando do clube. O técnico relatou uma visita ao Barcelona, um encontro com Lionel Messi e afirmou que queria montar um time com o estilo da equipe catalã. É óbvio que não vou ironizar aqui este desejo do treinador, ainda mais porque ele fala do aspecto da posse de bola, nunca comparando as qualidades das equipes. Até ai, tudo perfeito.

O ponto que eu acho paradoxal na filosofia do comandante é tentar montar uma equipe que priorize o toque de bola no esquema 3-5-2.  São dois volantes e um meia. Muito pouco para o setor no qual é decidida a posse da pelota. Os alas intercalam entre defesa e ataque, não tendo muita presença no meio campo propriamente dito. Douglas precisa de um companheiro qualificado para fazer a criação. E este jogador não está no Olímpico. Giuliano seria o nome. Não veio, mas é preciso contratar. Marco Antônio e Marquinhos ostentam o selo de coadjuvantes, não vejo nenhuma grandeza nos seus futuros com a camisa do Tricolor.

Ainda sobre os alas no 3-5-2. Neste esquema, as chegadas à linha de fundo ficam mais constantes, é verdade, mas o cruzamento para a área passa a ser quase que a única jogada de ataque. Vira um clichê e consagra as zagas adversárias. E o camisa 10, peça fundamental, fica esquecido com esta forma de jogar, pega muito pouco na bola. Dito isso, para Caio implantar sua ideologia de posse de bola, com a qual concordo, é preciso que se volte ao 4-4-2.

Outra questão problemática no time do Grêmio é a zaga. O diretor executivo Paulo Pelaipe afirmou que iria avaliar os zagueiros do elenco nos primeiros jogos. Bom, já deu para perceber que o Olímpico clama com urgência por um defensor experiente, um jogador que lidere e não seja afoito, como foi Saimon no pênalti cometido no Jaconi. Em suma, o Grêmio precisa voltar ao 4-4-2 e contratar um zagueiro e um meia para sonhar com grandes conquistas nesta temporada.

Para fazer ao menos um elogio, a dupla de ataque composta por Kléber e Marcelo Moreno tem tudo para acertar. Dois ótimos jogadores. O Gladiador já tem dois gols em três jogos disputados e tem o chamado sangue nos olhos. É aguardar os próximos confrontos. Domingo já tem Gre-Nal. Caio Junior não terá muito tempo para arrumar a casa. E o Tricolor tem a urgência de conquistar taças, o torcedor não aguenta mais celebrar vaga na Libertadores.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.