health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Guardiola tem média de um título perdido por ano no Barcelona


Vinicius Brino
Futebol Espanhol


Lendo uma notícia nainternet, me deparei com um dado impressionante. A nota em questão era sobre ofato de que Guardiola deu a entender para Sandro Rosell que irá renovar com oBarcelona esse ano (vale lembrar que os contratos são sempre de apenas umatemporada).

No artigo estavamalguns dados do treinador pelo clube catalão, e dentre eles o fato de terconquistado 13 dos 16 torneios disputados com o clube; e tudo isso em umperíodo de três temporadas (a quarta, iniciada no meio de 2011, está nametade). Ou seja, ele tem uma média de um título perdido por ano no Barcelona,contra mais de quatro ganhos a cada ano.

Não espere nenhumpensamento miraculoso ou algo fascinante nesse texto, só o escrevi pelo fato deficar impressionado com o desempenho do treinador e da equipe. Essa é mais umaprova de que o Barcelona é um exemplo á ser seguido, mas não apenas pelo estilode jogo dentro de campo, que é quase impossível de ser copiado, mas sim portoda sua estrutura e pela forma como as engrenagens rodam por lá.

Desde as categorias debase e até o profissional, a estrutura do clube é magnifica, com contas em diae dinheiro de sobra, formando grandes esquadrões que tiram o sono de muitosgigantes europeus (como o rival Real) e passeiam sobre a maioria dos clubesespanhóis.

Pra quem estivercurioso sobre quais foram os títulos conquistados nessas três temporadas e meia,aqui vão eles: (2008/09) Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões;(2009/10) Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha, Supercopa Europeia,Mundial de Clubes; (2010/11) Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha, Ligados Campeões; (2011/12), Supercopa da Espanha, Supercopa Europeia e Mundial deClubes.

Se ainda não estiversatisfeito, saiba que tem mais uma Copa Audi (2011) e três Troféus Joan Gramper(2008, 2010, 2011) que não estão sendo contabilizados.

Os três perdidos? Copado Rei 2009/10 e 2010/11 e Liga dos Campeões 2009/10. Agora ele tem um CampeonatoEspanhol, uma Copa do Rei e uma Liga dos Campeões pra perder e manter a média...

2 comentários:

  1. Não me surpreende. Guardiola é bom e tem méritos no trabalho. Mas muita importância também deve ser creditada a base do Barça.

    ResponderExcluir
  2. A maior parte se deve a base do time, afinal ela formou quase todos da equipe. O Guardiola só deu o toque final, com sua qualidade, é claro.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.