health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Guia do Campeonato Paulista 2012 - Parte 3

Diego Henrique de Carvalho
Futebol Paulista

A terceira etapa de apresentação dos participantes da edição de 2012 do Campeonato Paulista (que agora terá a marca Chevrolet em seu nome, devido a parceria que a montadora fechou com a Federação Paulista) apresenta agremiações que, em algum momento de suas histórias, protagonizaram entre as principais forças do futebol do estado e hoje apenas lutam pela sobrevivência na Série A1. Quando mais, por uma chance de disputar a taça do Torneio do Interior.


 Ituano

Fundação: 24 de maio de 1947

Cidade: Itú (a 105 km da capital paulista)

Estádio: Novelli Júnior (15.360 lugares)

Mascote: Galo

Em 2011: 16º colocado

Destaque: Otacílio Netto

Fique de olho: Anderson Salles

Capitão: César Gaúcho

Contratações: Goleiros: Roberto (ex-América-RJ); Rodrigo Calchi (ex-Oeste); Douglas (ex-Capivariano)
Zagueiro: Thiago Gomes (ex-Americana), Walisson (ex-Coritiba); Victor Hugo (ex-Sport)
Laterais: Hélder (ex-Rio Branco-ES); Alex (Velo Clube); Gustavo (ex-Noroeste)
Volantes: Escobar (volta de empréstimo do Fortaleza)
Meias: Leomir (volta de empréstimo do Red Bull); Oliveira (volta de empréstimo do Paraná); Rone Dias (ex-Paraná); Jéfferson Luiz (ex-Guarani); Chapinha (ex-Treze-PB)
Atacantes: Tiago Faría (volta de empréstimo do Capivariano); Evando (ex-Avaí); Tiago Bezerra (ex-Karsiyaka-TUR); Otacílio Neto (ex-Ituano)

Time-base (4-4-2): Roberto, Alex, César Gaúcho, Anderson Salles (Tiago Gomes) e Gustavo; Escobar, Alan Motta, Alemão (Rone Dias) e Kleyton Domingues; Otacílio Neto e Evando (Jéfferson Luís ou Thiago Bezerra). Técnico: Ruy Scarpino

O auge do Ituano na história do Paulistão foi em 2002, quando sagrou-se campeão numa edição em que os grandes não participaram devido a disputa do Torneio Rio-São Paulo. Com o término do regional, São Paulo, Corinthians e Palmeiras (que tiveram o melhor aproveitamento no Rio-São Paulo entre os paulistas), se juntaram ao Ituano para disputar o caneco do Supercampeonato Paulista. Em dois jogos (2 a 2 e 4 a 1), o Rubro-Negro perdeu a final para o Tricolor.
De lá pra cá, o Ituano esteve sempre presente na Série A1, porém, nunca mais brigando por títulos. Em suas três últimas participações, a permanência na elite do futebol paulista foi decidida na rodada derradeira. Em 2009, contra o Marília (2 a 1); em 2010, numa acirrada disputa com a Lusa (3 a 3); e no ano passado frente ao Noroeste (2 a 0). Para que isso não se repita pela quarta vez consecutiva, o treinador Ruy Scarpino conta com a experiência do ataque: Otacílio Neto, Evando e Jefferson Luiz são os jogadores do grupo que sabem melhor o que é jogar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.


Mogi Mirim

Fundação: 1º de fevereiro de 1932

Cidade: Mogi Mirim (a 160 km da capital paulista)

Estádio: Romildo Vitor Gomes Ferreira (19.900 lugares)

Mascote: Sapo

Em 2011: 11º colocado

Destaque: Marcelo Macedo

Fique de olho: Jéferson Maranhão

Provável capitão: Baraka, remanescente do elenco do ano passado

Contratações: Goleiros: Alex Alves (volta de empréstimo do ABC)
Zagueiros: Audálio (volta de empréstimo do Grêmio Barueri), Fábio Sanches (volta de empréstimo do América-RN), Thiago Alves (volta de empréstimo do ASA), Tiago Alencar (ex-Corinthians-PR), Rodrigão (ex-América-RN)
Laterais: João Paulo (volta de empréstimo do Guarani); Maisena (volta de empréstimo do CRB); Piauí (ex-Salgueiro); Walber (ex-América-RN); Edson Ratinho (São Paulo)
Volantes: Paulo Vítor (ex-Francana); Léo Paraíba (volta de empréstimo do Red Bull); Éverton Dias (volta de empréstimo do Marília); Baraka (volta de empréstimo do Criciúma); Renê (ex-Salgueiro-PE); Matheus Silva (ex-Salgueiro-PE); Lucas Fonseca (ex-Guarani)
Meias: Moreilândia (ex-Trofense-POR); Fernandinho (ex-Vegalta Sendai-JAP); Zé Carlos (ex-Neftçi, Azerbaijão); Val (volta de empréstimo do América-RN); Fernando Gomes (volta de empréstimo do América-RN); Felipe (ex-Guarani), Vitinho (ex-Tupi), Jéfferson Maranhão (ex-Paraná)
Atacantes: Dudu (ex-Barretos); Hernane (ex-Paraná); Alexsandro (ex-ASA), Marcelo Macedo (ex-Guarani), Leandro Banana (ex-Ferroviária)

Time-base (4-4-2): Anderson; Edson Ratinho, Thiago Alves, Thiago Alencar e João Paulo; Baraka (Renê Júnior), Val (Matheus Silva ou Fernando Gomes), Vitinho (Fernandinho) e Jéferson Maranhão; Marcelo Macedo e Hernane. Técnico. Guto Ferreira. 

O Mogi Mirim é um dos times mais tradicionais do Campeonato Paulista. No entanto, o Carrossel Caipira que encantou o país no início da década de 1990 está bem distante da realidade atual do Sapão. Até Rivaldo abandou o Alvirrubro para ir jogar no quase inexistente futebol angolano.
Nos últimos anos três anos o clube brigou contra o rebaixamento (16º em 2009, 12º 2010 e 11º em 2011) e, em 2012, parece que não será diferente. Um pacotão com 30 reforços (contando com os jogadores que retornam de empréstimo) foi providenciado pela diretoria, mas a maioria deles são jovens, desconhecidos e, com tantas mudanças, o time de Guto Ferreira deve demorar para encontrar um mínimo entrosamento.
O mais experiente dos contratados é o atacante Marcelo Macedo, de 29 anos, que jogou na dupla Fla-Flu, se destacou pelo Guarani na reta final da Série B de 2011, e assim que obter melhores condições físicas será a referência no ataque mogimiriano. Entre os jovens, a aposta é em Jefferson Maranhão, de 22 anos, que se destacou no Paulistão do ano passado pelo Ituano e, no segundo semestre, repetiu a dose na Série B do Brasileiro, pelo Paraná Clube.


Paulista


Fundação: 17 de maio de 1909

Cidade: Jundiaí (a 60 km da capital paulista)

Estádio: Dr. Jayme Cintra (14.771 lugares)

Mascote: Galo da Japi

Em 2011: 10º colocado

Destaque: Chiquinho

Fique de olho: Richard e Dener

Capitão: Wellington

Contratações:  Goleiros: Vágner (volta de empréstimo do Criciúma); Felipe Alves (volta de empréstimo do Vitória), Richard Costa (ex-São Paulo)
Zagueiros: Maurício Ribeiro (volta de empréstimo do Jabaquara); Eduardo (ex-Red Bull); Vanderlei (ex-Caxias-RS)
Volante: Bruno Octávio (ex-Corinthians)
Meias: Diego Barboza (volta de empréstimo do ABC); Dener (ex-São Paulo), Chiquinho (ex-Vitória), Danilo Gomes (ex-Treze-PB)
Atacantes: Vanderlei (volta de empréstimo do Santo André); Ricardinho (ex-Santa Cruz); Dener (ex-São Paulo); Renan (ex-Baniyas-EAU); Rychely (ex-Vitória); Welton (ex-Botafogo)

Time-base (4-4-2): Vágner (Richard Costa); Samuel Xavier, Júnior Alves, Diego Ivo e Reinaldo; Bruno Octávio, Wellington, Danilo Gomes e Chiquinho; Ricardinho e Welton (Dener ou Richely). Técnico: Sérgio Baresi 

A melhor campanha do Paulista - que em outrora atendeu por Etti Jundiaí - em uma edição de estadual foi em 2004, quando nos pênaltis eliminou o Palmeiras na semifinal e perdeu a decisão para o São Caetano. No ano seguinte, conseguiu a façanha de ser campeão da Copa do Brasil e disputar a Libertadores em 2006.
Nos dois últimos anos, o Galo da Japi faturou a Copa Paulista (que é disputada no segundo semestre e dá vaga na Copa do Brasil). Porém, o bicampeonato não coloca o Paulista entre os favoritos a levar o Paulistão 2012. Pelo contrário, o desempenho do Tricolor Jundiaiense é uma incógnita. A diretoria pouco reforçou o elenco e fez apostas em promessas.
A começar pelo técnico Sérgio Baresi, que deixou as categorias de base do São Paulo para encarar o desafio. Com ele vieram o goleiro destaque da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2011, Richard Costa, e o meia-atacante Dener. A timidez nas contratações foi tanta que os destaques ficam por conta do volante Bruno Octávio, emprestado pelo Corinthians; dos atacantes Richely, ex-Santos e Santo André, e Ricardinho, ex-Palmeiras; além do meia que jogava na lateral-canhota, Chiquinho (de 28 anos), cuja carreira iniciou com destaque no Internacional e, desde então, nunca engrenou.


São Caetano

Fundação: 4 de dezembro de 1989

Cidade: São Caetano (a 13 km da capital paulista)

Estádio: Anacleto Campanella (14.400 lugares)

Mascote: Azulão

Em 2011: 9º colocado

Destaque: Nunes


Fique de olho: Thiago Silvy

Capitão: Luís

Contratações: Zagueiros: Jorge Luiz (ex-Guaratinguetá), Eron (ex-Ipatinga), Bruno Burque (ex-Mirassol)
Laterais: Daniel (ex-Avaí), Vicente (ex-Ceará)
Volantes: Anselmo (ex-Grêmio Barueri); Moradei (ex-Corinthians)
Meias: Marcelo Costa (ex-Goiás); Isael (ex-Coritiba),
Atacantes Thiago Silvy (ex-Criciúma), Alex (ex-Ulsan Hyundai, Coréia do Sul) e Pedro Júnior (ex-Gamba Osaka, Japão)

Time-base (4-4-2): Luís; Artur, Jorge Luís, Preto Costa e Vicente; Augusto Recife, Moradei, Marcelo Costa e Aílton; Thiago Silvy (Pedro Júnior) e Nunes. Técnico: Márcio Araújo.

O São Caetano, que já foi campeão paulista (em 2004), duas vezes finalista do Brasileirão (2000 e 2001) e uma da Libertadores (em 2002), nada tem a ver com o atual Azulão, que tende mais para o diminutivo do apelido nestes últimos anos.
Na edição passada, sequer terminou no G8 e teve de se consolar com o vice-campeonato do interior. Em 2010, o mesmo ocorreu, só que desta vez ficou entre os oito melhores. Em 2009, nenhuma das duas coisas: acabou em 11º.  Em 2012, sem investimento da prefeitura, os objetivos do São Caetano devem continuar sendo o Torneio do Interior.
O principal jogador da equipe é o artilheiro Nunes, que cansou de fazer gols no Palmeiras, na época em que vestia o azul do rival Santo André. Os experientes volantes Marcelo Costa (destaque do Goiás na Série B do ano passado) e Moradei (emprestado pelo Corinathians), o lateral-esquerdo Vicente (que surgiu na Ponte Preta), e os atacantes Thiago Silvy e Pedro Júnior (que retorna ao clube) são os destaques entre os reforços.


XV de Piracicaba

Fundação: 15 de novembro de 1913

Cidade: Piracicaba (a 164 km da capital paulista)

Estádio: Barão de Serra Negra (19.799 lugares)

Mascote: O caipira Nhô Quim

Em 2011: Campeão da Série A2

Destaque: Anaílson

Fique de olho: Alex Cazumba

Provável capitão: Marcus Vinícius, Anaílson ou André Cunha

Contratações: Goleiros: Gilson (ex-ASA)
Zagueiros: Toninho (ex-ASA), Guilherme (ex-Itapirense), Alcir (ex-Volta Redonda-RJ)
Laterais: Dênis (retorna do União São João); Alex Cazumba (ex-São Paulo)
Volantes: Marcus Vinicius (ex-ABC); Adilson Goiano (Vila Nova-GO), Manu (ex-Grêmio Osasco)
Meias: Anaílson (ex-Atlético-GO)
Atacante: Hugo (ex-Grêmio Osasco); Gustavo Savóia ([ARG] ex-Deportes Concepción-CHI), Adilson (ex-Noroeste)

Time-base (4-4-2): Gilson, Vinícius Bovi, Marcus Vinícius (Diego Borges), Toninho e Alex Cazumba; Adilson Goiano (Diego Silva), Marcus Lima (Glauber), Ricardinho (André Cunha ou Marlon) e Anaílson; Paulinho e Gustavo Savóia. Técnico: Moisés Egert

XV de Piracicaba já foi finalista do Paulistão. Em 1976, quando perdeu o caneco para o Palmeiras de Ademir da Guia. Na sua última aparição na Série A1, em 1995, parecia que reeditaria a bela campanha de 1976. Estreou derrotando o Corinthians por 2 a 1 e vencendo as seis partidas seguintes, com direito a um estonteante 6 a 0 em cima da Ponte Preta.  No entanto, no decorrer do campeonato o time se desencontrou, despencou na tabela e caiu para segundona, de onde só voltou neste ano.
E é no embalo do título da A2, na final contra o Guarani, que o Nhô Quim tentará permanecer entre os vinte melhores de São Paulo. A base campeã do ano anterior foi mantida pelo comandante Moisés Egert. À ela foram somadas algumas peças novas: o goleiro Gilson; o lateral-esquerdo revelado no São Paulo, Alex Cazumba; o experiente meia-atacante Anaílson (ex-São Caetano); e o atacante argentino Gustavo Savóia, que apelidado de "El Potro" pela torcida da Ponte Preta, não deixou saudades no Moisés Lucarelli, quando passou por lá em 2009.
O fanático torcedor do XV, que certamente lotará o seu estádio durante a competição, fazendo dele uma importante arma, pode ter certeza de apenas uma coisa: fortes emoções estão por vir.

Nenhum comentário:

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.