health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Copa da Liga Inglesa: começaram as semifinais

Renato Negreiros
Futebol Inglês

A fase semifinal da Copa da Liga começou nesta terça-feiracom o encontro entre dois times do “Championship”, Crystal Palace e CardiffCity. O emblema londrino levou a melhor por 1 a 0, prevalecendo-se do fato de ter atuado notradicional Selhurst Park. Um jogo equilibrado que me fez lembrar o passadobritânico, do chutar e correr e da fortíssima aplicação defensiva de ambas asequipes.

O gol do zagueirão Anthony Gardner (ex-Tottenham), no finaldo primeiro tempo, colocou o Palace em vantagem, mas engana-se quem pensa que otime vencedor foi superior. O time galês teve mais posse de bola e mais chancesde marcar, mas esbarrou na mediocridade de seus homens de frente. O confrontoestá completamente aberto e se definirá no próximo dia 24, no Cardiff CityStadium.

Na outra semifinal, esta sim com dois times da PremierLeague, um jogo emocionante, porém tecnicamente pobre. O Liverpool bateu o ManchesterCity por 1 a0, dentro do Etihad Stadium. Gol de Steven Gerrard, de pênalti, aos 13 doprimeiro tempo. O jogo de volta está marcado para o dia 25 de janeiro, emAnfield.

Com vários desfalques (os irmãos Touré, Kompany e Silva), oManchester City esteve muito longe de jogar o futebol que vem jogando nestatemporada.  Melhor para o Liverpool que começou o jogo num ritmofrenético, obrigando Joe Hart a fazer defesas espetaculares logo no início dojogo.

Até o bizarro pênalti cometido pelo bom, porém afoito,zagueiro Savic sobre o ótimo Agger, o Liverpool não aliviava a pressão emarcava a saída de bola do City com vontade. Gerrard converteu o pênalti aos 13minutos, e o que se viu depois foi um jogo morno, exceto por um chutaço deNasri (que entrara no lugar do contundido Balotelli) ser defendido por Reina.

Não menos esquisita que a falta de Savic foi a decisão doesquisito Mancini de colocar Gaël Clichy na lateral-direita, passando Richardspara a zaga/ataque (se você conhece a “índole tática” de Micah Richardsentenderá essa estranha descrição) com Savic fechando a defesa ao lado deLescott, este na lateral-esquerda.

Foi um bombardeio desordenado e individualista do time azulde Manchester. Vários lances egoístas de Kolarov, Agüero, Milner e Richards. Omais inspirado parecia ser o meia francês Nasri, que era o que mais buscava ojogo coletivo, sem resposta à altura. Sua inexplicável aparição no EmiratesStadium, na reestreia de Thierry Henry pelo Arsenal deve ter inspirado o seujogo, opaco se comparado ao que produzia no seu último clube.

Quanto ao Liverpool, o esquema do time era visível até aosmais leigos: 9-0-1. Todos defendiam e Andy Carroll, o Guilherme inglês, faziafiguração no campo de ataque, ou no grande círculo. Charlie Adam, Agger e PepeReina foram os destaques individuais do time de Kenny Dalglish.

No fim, os Reds sustentaram bravamente o resultado emostraram enorme potencial para competir em handebol também, graças à ótimacompactação defensiva que suportou 45 minutos de domínio adversário. E um forteadversário, diga-se de passagem. Que sentiu falta demais de seus dois grandesarmadores David Silva e Yáyá Touré, esperando melhor sorte daqui a duas semanasem Liverpool.

Um comentário:

  1. Renato, você não sabe a minha felicidade ao terminar de ler seu post. Parabéns! Seu conhecimento da premier league aliado a seu estilo de escrever sincero e sem pudor, o credenciam bastante e confesso que "estoy loco" para ver seus novos posts por aqui.
    Sucesso meu camarada! Que venham muito mais!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.