health

[automobilismo] [bleft]

Technology

[futebol][bsummary]

business posts

[futebol][twocolumns]

Guia do Campeonato Paulista 2012 - Parte 2


Diego Henrique de Carvalho
Futebol Paulista

Na primeira parte do Guia do Campeonato Paulista 2012 (que terá quatro no total), tivemos a prévia de cinco clubes tradicionais do interior de São Paulo: Botafogo, Comercial, Guarani, Ponte Preta e Bragantino. Hoje, serão apresentados mais cinco. Equipes que, é verdade, não possuem a mesma história no futebol do estado, porém, nas últimas edições do Paulistão, tem dado trabalho aos grandes e, três delas, ocupado posições no G8. Neste quinteto há boas chances de estar o Campeão do Interior*.


*Terminada as quartas-de-final, os times classificados da 5º a 8º posição disputarão o "título de consolação". Os times da capital (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Portuguesa) e o Santos (que serão apresentados no próximo sábado, na última parte deste guia) não podem jogar a competição. As quatro equipes classificadas para a disputa do troféu “Campeão do Interior” serão divididas em duas chaves de dois e jogarão dentro dos respectivos grupos em partida única, classificando-se para os dois jogos da final (nos dias 6 e 13 de maio) os dois vencedores, considerado-se para os critérios de desempate somente os resultados obtidos nesta fase .



Grêmio Catanduvense

Fundação: 8 de março de 1999

Cidade: Catanduva (a 396 km da capital paulista)

Estádio: Sílvio Salles (16.474 lugares)

Mascote: Bruxa

Em 2011: 3º colocado da Série A2

Destaque: Johnson

Fique de olho: Alemão

Provável capitão: Lúcio Bala

Contratações: Goleiros: João Paulo (ex-Grêmio Barueri); Filippe (ex-Central-PE)
Zagueiros: Marcus Vinicius (ex-Metropolitano-SC); Sidrailson (ex-Santo André); Cléber (Paulista); Sérgio Rafael (ex-Salgueiro-PE); Ednei (ex-CRB-AL)
Laterais: Lorran (ex-Penapolense); Anderson Paim (ex-São Carlos); Junior Barbosa (Catanduvense)
Volante: Fabinho (ex-Brusque-SC)
Meias: Lúcio Bala (ex-Gurupi-TO); Diniz (ex-Goiás); Mauricinho (ex-Goianésia-GO); Washington (ex-Itumbiara-GO); Alex Willian (ex-Oeste)
Atacantes: Johnson ([ANG]ex-Chongging Lifan-CHI); Alemão (ex-Vicenza-ITA)

Time-base (3-5-2): Filippe, Sidraílson, Sérgio Rafael e Marcos Vinícius; Lorran, Ricardo Oliveira, Jeferson (Washington), Lúcio Bala (Samuel ou Diniz) e Anderson Pain; Johnson (Alemão) e Osny (Nego ou Thiago Mineiro). Técnico: Roberval Davino

Na tentativa de fugir de dívidas trabalhistas e com a Federação Paulista de Futebol, o Grêmio Catanduvense já foi chamado de várias formas e vestiu outras cores. De 1955 a 1968, era Catanduva Esporte Clube, que adotava o vermelho e branco. Na sequência, falído, virou o Grêmio Esportivo Catanduvense, que a príncipio jogava de azul e branco, e, depois, voltou a ser alvirrubro. Em 1994, voltaria a ser Catanduva Esporte Clube, mas alviceleste desta vez. Em 1999, virou Clube Atlético Catanduvense e tornou a vestir as cores da primeira fundação. Em 2004, enfim, voltou a vestir azul e branco e atender pelo nome atual.
O símbolo do Grêmio Catanduvense é a Bruxa, que faz alusão ao apelido de "cidade do feitiço" dado a Catanduva, o segundo maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado de São Paulo e o 44ª maior do país, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento. Desde 1989, a cidade não tinha um time na primeira divisão paulista.
O principal reforço da equipe comandada pelo veterano treinador Roberval Davino, é outra figura interminável: o meia-atacante Lúcio "Bala", revelado pelo Goiás e que passou por Flamengo, Santos e mais 15 clubes diferentes. A se observar, também, o futebol dos atacantes Alemão, cria da Vila Belmiro, e Johnson, angolano ex-Lusa, que jogarão em Catanduva neste Paulistão.


Guaratinguetá


Fundação: 1º de outubro de 1998

Cidade: Guaratinguetá (a 176 km da capital paulista)

Estádio: Dário Rodrigues Leite (15.769 lugares)

Mascote: Garça, O Orgulho do Vale

Em 2011: 12º colocado, quando ainda era Americana

Destaque: Lúcio Flávio

Fique de olho: Thiago Cunha

Provável capitão: Éverton

Contratações: Goleiro: Dalton (ex-Metropolitano-SC)
Laterais: Leandro (Santos), Maurício (São José), Fábio Gaúcho (Paysandu), Vanderson (Central-Caruaru);
Zagueiros: Vagner (Paysandu), Walter (Santa Cruz), Padovani (Linense), Kelisson (Capivariano); Rafael (ex-Fluminense)
Volantes: Daniel (Paysandu), Pio (ABC-RN); Everton (ex-Náutico)
Meias: Nenê (Cuiabá-MT), Aloísio (Criciúma);
Atacantes: Pedro Henrique (futebol sueco), Pimenta (Petrópolis), Romão (Capivariano); Thiago Cunha (ex-Santa Cruz); Djavan (Brasiliense); Lúcio Flávio (volta de empréstimo da Ponte Preta)


Time-base (4-4-2): Dálton, Leandro, Vágner e Válter e Vânderson; Daniel, Éverton, Nenê e Lúcio Flávio; Thiago Cunha e Djavan (Pedro Henrique). Técnico: Roberto Fernandes

"Mudanças repentinas" é o termo que melhor pode caracterizar o Guaratinguetá. No Paulistão de 2008, o clube foi a surpresa do campeonato, tendo o melhor aproveitamento da primeira fase e chegando às semifinais. No ano seguinte, repentinamente, caiu para a Série A2.
Na mesma velocidade o clube mudou e desmudou de nome, mascote e cidade, tudo em um ano. Mudou também de elenco, que teve muitas saídas e 21 reforços. Dentre os que chegaram, se destacam Thiago Cunha, artilheiro do Santa Cruz no último Campeonato Pernambucano e destaque na campanha do acesso à Série C do Brasileiro; e o retorno do meia-atacante Lúcio Flávio, principal jogador do clube-empresa em 2010, quando o Guará virou Americana.
Contudo, sobre o time que até outro dia era Americana e voltou a ser Guaratinguetá; que há um ano residia na primeira cidade e tão rápido retornou à segunda; e que tinha como mascote uma águia e agora tem novamente a garça; nada se pode prever.


Linense



Fundação: 12 de junho de 1927

Cidade: Lins (a 429 km da capital paulista)

Estádio: Gilberto Siqueira Lopes (15.770 lugares)

Mascote: Elefante

Em 2011: 14º colocado
  
Destaque: Lenílson

Fique de olho: Éder

Capitão: Bruno Quadros

Contratações: Goleiro: Douglas (ex-Red Bull)
Zagueiros: Pablo (ex-Boa Esporte); Léo (ex-Jaboticabal); Fabão (Caxias-RS); Anderson Luiz (Grêmio Barueri)
Laterais: Diego Macedo (ex-Bragantino); Alexandre Silva (ex-Santa Cruz); Tarracha (volta de empréstimo do Joinville)
Volantes: Andrade (ex-Coritiba); Makelelê (ex-ABC); Ademir Sopa (ex-Grêmio Barueri)
Meia: Éder (ex-Bragantino); Lenilson (ex-Duque de Caxias)
Atacantes: João Henrique (volta de empréstimo do Marília); André Luiz (volta de empréstimo do Americana), Chimba (ex-Brasiliense)

Time-base (4-4-2): Douglas, Macedo, Fabão, Bruno Quadros e Alexandre Silva (Tarracha); Makelelê, Ademir Sopa, Éder e Lenílson (Andrade); André Luiz e Fausto. Técnico: Pintado

Até o ano passado, faziam 54 anos que o Linense não jogava a primeira divisão do Campeonato Paulista. Entretanto, quebrar o tabu foi um tanto quanto traumático para o clube de Lins que, com apenas uma vitória nas dez primeiras partidas do campeonato, quase retornou à Série A2.
Para evitar um novo susto, a diretoria do Alvirrubro se reforçou bem e, desta vez, tem time para fazer melhor e disputar a segunda fase da competição. Brigar pelo taça do interior também não seria um mal negócio para o Linense.
O grupo é liderado pelo capitão Bruno Quadros, que foi revelado na Gávea e já está há um ano no clube de Lins. Entre as novidades estão o técnico Pintado, ex-Santo André; o volante Makelelê, o qual veio por empréstimo junto ao ABC de Natal, antes teve curta passagem pelo Palmeiras e, assim como o seu atual treinador, passou pelo Ramalhão; o volante Ademir Sopa, que apareceu bem no São Caetano; e Andrade, cujos chutes "venenosos" são, até hoje, motivo de saudade em São Januário.
O principal reforço, porém, é o meia-atacante Lenílson, destaque do Noroeste no Paulistão de 2006, que desde o vice-campenato da Libertadores pelo São Paulo, em 2006, nunca mais conseguiu repetir as boas atuações nos clubes por quais passou.


Mirassol

Fundação: 9 de novembro de 1925

Cidade: Mirassol (a 467 km da capital paulista)

Estádio: José Maria de Campos (15.000 lugares)

Mascote: Leão

Em 2011: 7º colocado

Destaque: Xuxa

Fique de olho: Henrique Dias

Capitão: Fernando Leal

Contratações: Goleiro: Fernando Leal (ex-Vitória)
Zagueiros: Igor (ex-Sport)
Laterais: Samuel (volta de empréstimo do ABC); Márcio Careca (ex-Vasco); Willian Simões (ex-Inter de Bebedouro)
Volante: Luciano Sorriso (ex-Red Bull); Acleisson (ex-Avaí)
Meia: Esley (ex-Bragantino), Xuxa (ex-Vitória-BA)
Atacantes: Borebi (ex-Paraná); Malaquias (ex-Ipatinga)

Time-base (4-4-2): Fernando Leal, Érik (Samuel), Dézinho, Igor (Matheus ou Wendell) e Márcio Careca; Alex Silva (Esley), Adeisson, Luciano Sorriso e Xuxa; Malaquias (Borebi) e Henrique Dias. Técnico: Ivan Baitello

No último Paulistão, o Mirassol fez sua melhor apresentação dentre as cinco que já teve na Série A1. O Leão surpreendeu, chegou a liderar as primeiras rodadas e se classificou para as quartas-de-final, quando foi eliminado pelo Palmeiras, que na fase seguinte seria derrotado nos pênaltis pelo Corinthians, futuro campeão brasileiro.
O clube que usa as mesmas cores do selecionado nacional manteve o treinado Ivan Baitello, da campanha de sucesso no ano passado. Com ele, permaneceu o cérebro daquele time, o apoiador Xuxa, e voltaram de empréstimo o lateral-direito Samuel e o goleiro e capitão, Fernando Leal. Da campanha de 2009, retornou Luciano Sorriso, que teve boa passagem pelo Figueirense de 2006 a 2007.
Com essa base aliada à chegada do campeão do Brasileirão (em 2001, pelo Atlético-PR) e Copa do Brasil (em 2008, pelo Sport), Igor; do lateral-esquerdo Márcio Careca e do atacante Malaquias; o Mirassol tentará novamente chegar à fase de mata-mata. Se deixarem, por que não ir mais longe?

Oest

 Fundação: 25 de janeiro de 1921

Cidade: Itápolis (a 360 km da capital paulista)

Estádio: Picardão (15.00 lugares): uma das armas do Rubrão na competição, devido ao forte calor que faz em Itápolis. Contra São Paulo e Corinthians, o time jogará no Prudentão, em Presidente Prudente

Mascote: Onça

Em 2011: 6º colocado

Destaque: Val Baiano

Fique de olho: Beto

Capitão: Cris

Contratações: Goleiro: Zé Carlos (ex-Paraná)
Zagueiros: Cris (volta de empréstimo do Paraná); Éder Lima (ex-Santos); Gualberto (ex-Palmeiras); Gérson (ex-Grêmio)
Laterais: Fernandinho (volta de empréstimo do Avaí), Osvaldir (ex-Ipatinga); Leyrielton (ex-São Caetano-SP)
Volantes: Dionísio (volta de empréstimo do Paraná)
Meias: Mazinho (volta de empréstimo do América-RN); Vanderson (ex-Cene-MS); Batista (ex-Avaí)
Atacante: Wellington Silva (ex-Paraná); Roger (ex-Santos); Assisinho (ex-Guarani) e Val Baiano (ex-Grêmio Barueri); Tadeu (ex-Palmeiras)
Técnico: Estevam Soares (ex-Ceará-CE)

Time-base (4-4-2 ou 4-3-3): Zé Carlos (Paulo Musse), Osvaldir, Cris, Gualberto (Éder Lima ou Gérson) e Fernandinho; Dionizio, Batista, Roger e Mazinho; Tadeu (Beto, Assisinho ou Marcinho Beija-Flor) e Val Baiano. Técnico: Estevam Soares

Desde o risco de rebaixamento em 2009, quando terminou na 14ª colocação, o Oeste tem evoluído no que diz respeito a jogar na elite do futebol paulista. No ano seguinte, o time de Itápolis terminou na 9º colocação (e campão do interior) e, em 2010, na 6ª (e derrotado na semifinal do interior). Evolução que acontece também no nacional, no qual abiscoitou, em 2011, o acesso à Série C.
Além da constante evolução, tem sido especialidade do Oeste produzir goleadores. No Paulistão de 2010, Ricardo Bueno (que disputará a edição deste ano pelo Palmeiras) foi o artilheiro máximo, com 16 gols. No ano passado, Fábio Santos só não repetiu o feito porque Liedson (Corinthians) e Elano (Santos), com 11 gols, o ultrapassaram por um tento a mais.
Os candidato da vez é o artilheiro Val Baiano que, após contestada passagem pelo Flamengo, vestirá a camisa rubro-negra do Oeste em 2012. Os ex-palmeirenses Tadeu e Beto correm por fora...

2 comentários:

  1. O Linense até que tem um escudo bonito, mas não vale nada... Deve cair esse ano, agora o Oeste de Itápolis, como subiu pra série C, deve dar muito mais trablaho do que já deu nos últimos anos, te cuida Palmeiras e Corinthians ...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fabiano!

    Você tem razão: o escudo do Linense é mesmo muito bonito, além de diferente. A propósito, a escolha do Elefante (apelidado de Elefante da Noroeste) como mascote do clube é bem curiosa. Em 1952, o Linense faturou o título mais importante de sua história: a Série A2 do Paulistão. A festa foi tanta que os jogadores desfilaram em cima de elefantes que se apresentavam em um circo de Lins, e o episódio deu origem ao símbolo do time. Em 2000, a diretoria organizou um desfile de elefantes na pista de atletismo de seu estádio, Gilberto Siqueira Lopes.

    Agora, quando diz que o time "não vale nada" e deve cair para a Segundona, discordo. Inclusive, penso que o Linense foi a equipe, dentre as do interior, que melhor se reforçou. Se fosse apostar, a colocaria no G8. Assim como o Oeste que, como bem citou, vem empolgado pelo acesso à Série C do Brasileirão e, talvez, seja a grande força do interior depois da Ponte Preta.

    Nesta primeira rodada, que teve média de 2,9 gols por partida, o Linense contribuiu com o jogo com maior número de tentos: sete, num disputado 4 a 3 com o Comercial, fora de casa. Já o Oeste perdeu na estreia, contra o tradicional Guarani, que retorna à primeira divisão paulista ainda sob dúvidas por parte de seus torcedores.

    Obrigado pelo comentário, Fabiano! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo ao Leitura Esportiva. Seu comentário é bastante importante para nós!

Comentários anônimos não serão mais aceitos.